65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
CARACTERIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE ORIGEM DOMÉSTICA DE CONJUNTO HABITACIONAL
Fábio Fabricio de Sousa Cavalcante - Graduando em Ciências Biológicas, Bolsista ATP-B/ FINEP, UEPB
Israel Nunes Henrique - Pesquisador – Bolsista PNPD/ CNPq
Joseilda de Souza Barros - Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bolsista ATP-B/FINEP, UEPB
Juliana Marçal da Rocha Paredes - Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Bolsista DTI-C/FINEP, UEPB
José Tavares de Sousa - Orientador – Prof. Dr Dept. Engenharia Sanitária e Ambiental, UEPB
Fabiane Lira Rodrigues - Graduanda em Química Industrial, Bolsista ATP-A/FINEP, UEPB
INTRODUÇÃO:
Dentre as grandes preocupações mundiais com a preservação do ambiente estão os resíduos gerados pelas diversas atividades humanas, tais como as águas residuárias. De modo geral, estas águas são oriundas de despejos domésticos, efluentes industriais, águas de infiltração e uma parcela de águas pluviais decorrentes ao uso do qual foram submetidos, sendo imprescindível o desenvolvimento de sistemas de coleta, transporte e tratamento de esgotos. De acordo com Jordão e Pessoa (2005) o esgoto doméstico é constituído por compostos de proteínas, carboidratos, gorduras e óleos, além de outras substâncias menores. Sendo necessário, identificar quais substâncias estão presentes em afluentes puramente doméstico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nessa perspectiva, o presente trabalho consiste na caracterização quantitativa e qualitativa de águas residuárias de origem doméstica de um conjunto habitacional.
MÉTODOS:
O sistema experimental consiste de uma estação elevatória de tratamento de esgotos da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) localizado bairro Novo Bodocongó na cidade de Campina Grande – Paraíba. A água residuária produzida é oriunda de um conjunto habitacional (residencial Dona Lindu) que possui 4.248 moradores, tendo uma quota per capita de aproximadamente 160 L/hab.dia, gerando uma vazão média estimada em 7,8L/s e vazão máxima de 14,04 L/s. A estação elevatória é uma unidade de tratamento preliminar, sendo composto de gradeamento com desarenador retangular de fluxo horizontal seguido de um medidor de vazão, calha Parshall com dimensões padronizadas. Foram feitas determinações analíticas de nitrogênio e suas frações, DQO e sólidos. Os métodos utilizados seguiram recomendações preconizadas pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 2005).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante o período de investigação experimental, os resultados obtidos na estação elevatória apresentaram uma concentração média de sólidos totais de 1170 mg/L e sólidos suspensos totais de 210 mg/L. A literatura descrita por Jordão e Pessoa (2005) classifica os esgotos quanto os seus valores típicos em fraco, médio e forte. Para esta classificação os resultados mostram que a água residuária estudada apresenta valores que estão na faixa de médio a forte para concentrações de sólidos totais. As águas residuárias produzidas neste conjunto habitacional apresentaram concentração média de DQO total de 1002 mg/L e DQO filtrada de 347 mg/L. Foram encontradas expressivas concentrações de nitrogênio nestas águas residuárias, com valores de Nitrogênio Total Kjeldahl (NTK) de 118 mgN-NTK/L e nitrogênio amoniacal de 98 mgN-NH4+/L. Os resultados mostram que águas residuárias com estas características necessitam de tratamento antes de serem descartadas ou até mesmo reaproveitadas, contudo, uma destinação final destes despejos deve obedecer critérios rigorosos prescritos pela legislação vigente.
CONCLUSÕES:
A estação elevatória estudada cumpre seu papel decisivo no sistema de captação, transporte e tratamento dos despejos líquidos produzidos no conjunto habitacional. As águas residuárias caracterizadas no presente estudo mostram o quanto poluidor pode ser este efluente quando lançado em corpos receptores sem nenhum tratamento, sendo factível uma possível tomada decisão na escolha do tratamento adequado deste despejo.
Palavras-chave: Tratamento preliminar, caracterização de águas residuárias, conjunto habitacional.