65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ELEIÇÃO, CONCURSO OU INDICAÇÃO: SENTIDOS ATRIBUIDOS POR GESTORES ÀS FORMAS DE ACESSO AO CARGO.
Andréia Ferro Marques - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE/ UAG
Débora da Silva Ferreira - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE/ UAG
Ingrid Priscila Souza Oliveira - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE/ UAG
Roberta da Silva Gueiros - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE/ UAG
Charlene Gabrielly de Lima Marques - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE/ UAG
Taynah de Brito Barra Nova - Profa. Mestre/Orientadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE/ UAG
INTRODUÇÃO:
Após a redemocratização do país, a área educacional se organizou seguindo a proposta de gestão democrática. Esta perspectiva de gestão visa o horizonte de uma nova cidadania no Brasil, no sistema de ensino brasileiro e nas instituições escolares, uma vez que a escola é tida como lugar de ensino/aprendizagem e espaço de construção democrática. Dentro desta proposta, a eleição para gestores de escolas é defendida como a forma democrática de escolha para o cargo e valorizada por vários segmentos que fazem parte da comunidade escolar. De acordo com Freitas (2000) é condição essencial para uma vivência democrática a participação no processo educacional, e Paro (1991) destaca que há uma preferência social pela eleição como critério de escolha dos diretores. Entretanto, através de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na cidade de Garanhuns-PE, durante nossa graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia foi comum identificarmos gestores que assumiram o cargo por outras formas que não a eleição, bem como relatos e desabafos destes sujeitos analisando tais formas de acesso ao cargo. Desta forma nos questionamos: Quais os sentidos atribuídos pelos gestores escolares às formas de acesso ao cargo de gestor escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa apresenta como objetivo principal, analisar quais os sentidos atribuídos pelos gestores das escolas públicas do município de Garanhuns-PE, às formas de acesso ao cargo de gestor escolar. Como objetivos específicos, propomos nos aproximar da concepção que os gestores escolares têm sobre a gestão democrática.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido durante uma pesquisa de campo na cidade de Garanhuns-PE, entre os meses de março e abril de 2013. Participaram do estudo gestores escolares de quatro instituições públicas de ensino. Todos os sujeitos participantes eram do sexo feminino. Nosso estudo adotou o questionário como método de coleta de dados, pois o mesmo mostrou-se como o instrumento mais viável na medida em que os participantes já haviam informado indisponibilidade de tempo para participar de entrevistas. Desta forma os questionários foram distribuídos e recolhidos posteriormente, garantindo a obtenção das informações desejadas. Os dados coletados foram analisados seguindo a proposta de Análise de Conteúdo de Bardin (2004), utilizando o tema como unidade de registro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da análise dos dados, as participantes afirmaram que no município a escolha dos gestores da rede pública é através de convite ou indicação. Questionadas sobre esta forma de entrada no cargo elas relataram que concordam com o ingresso por indicação, e diante disso acreditam possuir as competências necessárias para assumir tal função, como noções pedagógicas, bom relacionamento com a comunidade e funcionários da escola, disposição para enfrentar os desafios, e acima de tudo ter como características a tolerância, paciência e cautela. Segundo elas, uma forma eficaz para a escolha de um gestor competente seria a partir da sua experiência de trabalho, pois acreditam que é na prática que se aprende como ocorre o processo de gestão. Entretanto, Paro (1996) afirma que uma consciência política mais desenvolvida e voltada para os interesses de todos na escola, só poderá desenvolver-se no ambiente escolar em que todos possam conviver como sujeitos a partir da discussão aberta das questões que afetam a instituição. Acreditamos que a participação de todos os segmentos que fazem parte da comunidade escolar nas eleições para gestor, ganha significado quando associada à opinião daqueles que estiverem envolvidos com o processo.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto podemos concluir que no município de Garanhuns, os gestores das escolas públicas municipais ocupam o cargo a partir de indicação ou convite da prefeitura, apesar de não ser uma maneira democrática de ingresso, as gestoras mostram que na prática seu trabalho parte dos ideais democráticos, visto que em seu discurso, as mesmas afirmam que a comunidade participa das decisões escolares e que a experiência adquirida ao longo de sua carreira é um fator que contribui para um bom exercício na gestão. Quando se fala em democracia na escola, um ponto positivo na introdução das eleições como critério de escolha dos dirigentes escolares, é o interesse despertado na comunidade para participar das decisões onde o processo se deu. Ao haver a eleição por meio de votação, há uma maior participação dos sujeitos envolvidos na educação. Às pessoas que votaram se encontrar no direito e dever de reivindicar o que não estiver de acordo com as necessidades da comunidade. Desta forma, apesar de aparentemente ser uma maneira eficaz a escolha dos gestores nas escolas municipais de Garanhuns, é necessário que visem à escolha dos gestores por eleição, como forma de melhoria para a democracia escolar.
Palavras-chave: Gestão democrática, Eleição de gestores, Escolas Públicas.