65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICELIAL DE Colletotrichum gloeosporioides ISOLADO DE PLANTAS DE MARACUJAZEIRO AMARELO UTILIZANDO O EXTRATO DE Azadirachta indica E ÓLEO ESSENCIAL DE Eucalipto citriodora
Erivaldo Silva de Oliveira - Bolsista PIBIC; aluno do curso de Tecnólogo em Agroecologia - IFPE Barreiros
Marcelo Rodrigues Figueira de Mello - Prof. Dr. IFPE- Barreiros
Amanda Reges de Sena - Prof.a Msc. IFPE- Barreiros
Rinaldo Malaquias Lima Filho - Prof. Dr. IFPE- Barreiros
Kátia Cilene da Silva Felix - Dra / Bolsista FACEPE/UFRPE
Talita Lins do Carmo - Bolsista PIBIC; aluna do curso de Técnico em Agropecuária - IFPE Barreiros
INTRODUÇÃO:
Dentre os patógenos que afetam e limitam a produção do maracujazeiro amarelo está o Colletotrichum gloeosporioides, agente causal da antracnose. Essa doença pode afetar a planta e o fruto, principalmente na pós-colheita. Este patógeno pode ser disseminado principalmente em regiões onde há umidade elevada e altas temperaturas.
O controle desta doença é frequentemente realizado com fungicidas. Entretanto, o uso intenso de agrotóxicos para controle de doenças na agricultura tem promovido diversos problemas de ordem ambiental, tais como: contaminação dos alimentos, solo, água, animais, desequilíbrio biológico e a redução da biodiversidade (EMBRAPA, 2009).
Vários Trabalhos mostram à existência de propriedades fungitóxicas em óleos essenciais e extratos à base de plantas medicinais, atuando diretamente contra o patógeno por ação direta e na planta através de indução de resistência (GACHOMO, KOTCHONI, 2008).
O extrato de nim, Azadirachta indica, e o óleo essencial de Eucalipto citriodora vêm sendo testado no controle de C. gloeosporioidesem diferentes culturas agrícolas (SILVA, 2010, BONALDO et al., 2004). A utilização de produtos alternativos no manejo de doenças em plantas representa um avanço na busca por uma agricultura mais sustentável.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar do efeito fungitóxico do extrato aquoso de nim e do óleo essencial de Eucalipto citriodora sobre o crescimento micelial de Colletotrichum gloeosporioides, agente causal da antracnose do maracujazeiro amarelo.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado no laboratório de microbiologia do IFPE-Campus Barreiros.
O isolado foi obtido de fruto e plantas de maracujazeiro com sintomas característicos da doença. A metodologia de isolamento utilizada foi descrita por Menezes & Silva-Hanlin (1997).
Para obtenção do extrato aquoso de nim, 100g do material vegetal foi coletado e lavado em água corrente e desinfestados em NaClO a 0,5% por 15min, sendo posteriormente secas em bandejas. As folhas foram trituradas em liquidificador industrial por 5 min, com 1000 mL de água destilada esterilizada (ADE), obtendo-se um extrato bruto a 100%, o qual permaneceu em temperatura ambiente por 72hs. Após esse tempo o extrato foi filtrado e transferido para frasco âmbar. O óleo essencial de Eucalipto citriodora , foi adquirido comercialmente.
O extrato e o óleo essencial foram testados nas concentrações de 5, 15 e 25%; 1, 3 e 5µL/ml, respectivamente. A testemunha foi cultivada apenas com meio de cultura BDA e tratada com agua destilada esterilizada (ADE).
A avaliação do crescimento micelial foi realizada aos sete dias. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2x3x1. Para cada tratamento foi utilizado quatro repetições, sendo cada repetição constituída por uma placa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O extrato de nim e o óleo essencial de Eucalipto citriodora apresentaram efeito fungitóxico sob o crescimento micelial do patógeno em condições in vitro. O óleo essencial apresentou-se mais eficiente que o extrato de nim, sendo observada uma inibição do crescimento micelial de 100% nas três concentrações. Para o extrato de nim foi verificada uma inibição de 64,2%, 75,7% e 67,15%, nas concentrações de 5%, 15% e 25%, respectivamente. Entretanto, o extrato na concentração de 15% inibiu o crescimento micelial do patógeno em 75,7%.
O efeito inibitório do óleo de nim, possivelmente deve-se à presença de substâncias bio¬ativas, como a azadiractina, o triterpeno oxigenado presente nas folhas, frutos e sementes (DIAS-AIEIRA et al., 2010). Pereira et al. (2007), testando diferentes concentrações de óleo essencial de Cymbopogon citratus e Eucalipto citriodora sobre os fungos C. musae e C. gloeosporioides, encontraram inibição em 100% do crescimento micelial para ambos os patógenos.
A atividade antifúngica de extratos e óleos essenciais sobre espécies de Colletotrichum vem sendo evidenciada em diferentes trabalhos (SILVA, 2009; CARVALHO, 2010). Resultados semelhantes também foram observados neste estudo com os produtos testados.
CONCLUSÕES:
O óleo essencial de Eucalipto citriodora inibiu o crescimento micelial do patógeno em condições in vitro.
O extrato de Nim apresentou uma menor eficiência de inibição do crescimento micelial comparado ao óleo essencial, indicando a necessidade de testar outras dosagens e metodologias no preparo do extrato.
Diversos trabalhos mostram o potencial de plantas medicinais e seus subprodutos no controle de fitopatógenos, tanto por sua ação antimicrobiana quanto pela capacidade de induzir resistência e acúmulo de fitoalexinas. Esses compostos são sintetizados no metabolismo secundário das plantas (GACHOMO, KOTCHONI, 2008).
Os resultados obtidos neste estudo sugere a atuação do mecanismo de ação direta dos produtos testados na inibição do crescimento micelial do patógeno, indicando esses produtos como uma alternativa promissora na inibição de C. gloeosporioides a baixas concentrações.
Palavras-chave: MANEJO, FUNGITOXIDADE, ANTRACNOSE.