65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO: VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR – PAESPE/UFAL
Fellipe Pereira Rodrigues - Instituto de Química e Biotecnologia - IQB/UFAL
Felipe dos Santos Sabino - Escola de Enfermagem e Farmácia - ESENFAR/UFAL
Kleyton Danilo da Silva Costa - Centro de Ciências Agrárias – CECA/UFAL
Rosana Cândido de Magalhães - Centro de Educação - CEDU / UFAL
Lydayanne Lilás de Melo Nobre - Centro de Ciências Agrárias – CECA/UFAL
Jakson Cavalcante da Costa Junior - Centro de Ciências Agrárias – CECA/UFAL
INTRODUÇÃO:
A química orgânica constitui um ramo da química que se dedica ao estudo dos compostos de carbono que estão relacionados a fontes naturais e/ou sintéticas. Dentre as aplicações desta disciplina está o desenvolvimento tecnológico e industrial de diversas áreas como, por exemplo, da área de combustíveis fósseis e também a de medicamentos. Se acontecerem avanços nos estudos em química orgânica, tornar-se-á possível obter progresso nos estudos sobre o metabolismo dos seres vivos, sobretudo no campo da genética, tão importante para a medicina atual. Considerando-se a importância da química orgânica para a sociedade, surge um interesse em conhecer a concepção dos alunos acerca desta disciplina, incluindo o ensino da mesma. Para isto, este trabalho se utilizou da aplicação de um questionário a estudantes integrantes de uma turma do curso pré-vestibular ministrado por alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Através da aplicação de um questionário estruturado, conhecer a concepção de alunos pré-vestibulandos acerca do ensino da disciplina de química orgânica.
MÉTODOS:
A presente pesquisa foi realizada no curso pré-vestibular PAESPE (Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado), fornecido pela Universidade Federal de Alagoas, e que tem como objetivo principal complementar e suprir carências dos discentes do ensino médio de escolas públicas do Estado de Alagoas em todas as disciplinas avaliadas pelo ENEM e promover o contato destes alunos com a realidade, rotina e os serviços oferecidos pela UFAL. Os dados do trabalho foram obtidos por meio da aplicação de 50 questionários, no período de março de 2013, elaborados especialmente para esse fim e previamente testados quanto a sua adequação aos objetivos do referente estudo. A faixa etária dos entrevistados está entre 16 e 18 anos de idade, sendo estes 38 mulheres e 13 homens, todos alunos do 3° ano do ensino médio. Os mesmos foram questionados a respeito da importância da química orgânica para humanidade e do seu estudo no ensino médio; se os exemplos tratados no livro didático são contextualizados; o que poderia ser melhorado nas aulas de química orgânica; quais produtos orgânicos eles conseguem identificar no seu cotidiano e o que mais o interessa dentre as aplicações da química orgânica. Os resultados obtidos foram organizados em porcentagem, utilizando-se o programa Excel 2010.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostraram que 30% dos discentes consideram o estudo da química orgânica muito importante para a humanidade, 68% importante e 2% não opinaram. E, sobre o estudo da química orgânica no ensino médio, 40% o consideram muito importante e 60% importante. Quanto à contextualização do livro didático, 10% responderam ser ótima, 62% boa, 22% muito simples, 2% ruim e 4% não opinaram. Questionados acerca de melhorias para as aulas de química orgânica, 22,1% sugeriram a inclusão de exemplos do cotidiano às aulas, 55,8% a presença de experimentos em sala de aula, 20,8% aulas mais dinâmicas e 1,3% resolução de exercícios baseados no ENEM (28 pessoas responderam mais de uma alternativa). Sobre os produtos orgânicos encontrados no dia-a-dia, 23,4% dos alunos citaram os alimentos, 23,4% cosméticos, 4,9% medicamentos, 7,8% itens de limpeza, 3,1% plástico, 1,5% combustíveis e 35,9% não opinaram (15 pessoas responderam mais de uma alternativa). Dentre as aplicações da química orgânica, o desenvolvimento científico-tecnológico correspondeu a 32,2% da preferência, a aplicação médico-hospitalar a 23,2%, compreensão dos fenômenos naturais 19,6%, produção de cosméticos 14,3% e a área industrial a 10,7% (6 pessoas responderam mais que uma alternativa, prevalecendo a produção de cosméticos).
CONCLUSÕES:
Através da arguição dos pré-vestibulandos, pode-se notar um devido reconhecimento da importância desta subdivisão da ciência química para o contexto social, o que é gratificante para os educadores da área. Porém é necessário garantir uma efetiva qualidade do ensino-aprendizado em tal disciplina. Para isto, os profissionais da educação poderiam empregar em suas aulas exemplos do cotidiano, fatores dinamizadores de ensino e experimentos simples em sala de aula, tal como foi proposto pelos próprios discentes.
Palavras-chave: Química Orgânica, Concepção dos alunos, Pré-vestibular.