65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
DISCURSIVIDADE E EFEITOS DE SENTIDO EM TORNO DO “ESCÂNDALO DOS SANGUESSUGAS”
Leandro Chagas Barbosa - Depto. de Estudos Linguísticos e Literários – LAPADis/UESB
Maria da Conceição Fonseca-Silva - Profa. Dra./Orientadora–Depto. de Estudos Linguísticos e Literários–LAPADis/UESB
Jakeline Jesus Abade - Depto. de Estudos Linguísticos e Literários – LAPADis/UESB
Mayara Archieris Amorim - Depto. de Estudos Linguísticos e Literários – LAPADis/UESB
Luis Cláudio Aguiar Gonçalves - Depto. de Ciências Sociais Aplicadas – LAPADis/UESB
Vinícius Fonseca-Nunes - Depto. de Ciências Sociais Aplicadas – LAPADis/UESB
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se insere no quadro teórico da Análise de Discurso francesa e tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa referente à discursividade e efeitos de sentido na mídia em torno do caso de corrupção conhecido como “Escândalo dos Sanguessugas”. Salientamos que, como nos mostra Fonseca-Silva (2009), a corrupção política só é visualizada quando se torna escândalo na mídia. Tendo em vista que escândalo e corrupção são fenômenos distintos, embora, geralmente, possam ser confundidos, um escândalo envolve determinados fatores, como revelação, publicação, defesa, dramatização, execução ou julgamento e rotulação. A divulgação e discursivização de escândalos das/nas revistas de informação, a exemplo da revista Veja, envolvem os mais diversos tipos de políticos, de modo que tal escândalo transcende o tempo e o espaço de sua própria ocorrência. Além disso, a corrupção está relacionada a diversos tipos de mecanismos infracionários, mas só se torna escandalosa se for descoberta e, se descoberta, for denunciada. A articulação pública do discurso denunciatório, neste sentido, como ressalta Fonseca-Silva (2009), é condição para que uma corrupção se transforme em um escândalo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar, à luz do quadro teórico da Análise de Discurso de linha francesa, resultados da pesquisa, cujo objetivo foi investigar os efeitos de sentido do caso de corrupção “Escândalo dos Sanguessugas”, na mídia, em particular, nas edições da revista Veja, que circularam no decorrer do ano de 2006 e que tratam da questão.
MÉTODOS:
O corpus da pesquisa da qual originou este trabalho teve como recorte as edições da revista Veja que veicularam o caso “Escândalo dos Sanguessugas” entre os meses de maio e dezembro de 2006. As atividades foram realizadas no Laboratório de Pesquisa em Análise de Discurso (LAPADis/UESB) e foram organizadas do seguinte modo: no primeiro momento, foi realizada a catalogação das edições da revista, nas quais foram identificadas dez reportagens que tematizaram o caso, incluindo uma reportagem de capa, tomadas neste trabalho como materialidades significantes sobre as quais se incidiu, posteriormente, a análise; no segundo momento, foi feita a descrição do caso; e, no terceiro momento, foram feitas análise e discussão. Para tanto, foram mobilizados pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa e do campo da Ciência Política.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O “Escândalo dos Sanguessugas” teve início em 2006 com a descoberta de uma quadrilha envolvendo deputados e funcionários da Planan que desviavam verbas em um esquema de fraudes e licitações na área de saúde. Os resultados das análises indicaram que: (i) a materialidade das reportagens espetaculariza a existência de um esquema de corrupção no qual parlamentares e prefeitos estão envolvidos; (ii) formulações do tipo “máfia/escândalo dos sanguessugas”, atreladas a imagens de ambientes hospitalares, remetem a um domínio de memória discursiva, no qual uma organização criminosa, cuja base pode ser civil ou institucional, suga (ou subtrai com fraude) o dinheiro público, destinado a órgãos de saúde; (iii) o jogo do verbal e do não verbal veiculado na capa da edição de Veja de 26 de julho de 2006 e cujo título é a formulação “a lista da vergonha” materializa a posição de sujeito, na qual é vergonhosa a relação de tantos envolvidos no esquema, como parlamentares, prefeituras; (iv) os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados analisados são efeitos da relação entre memória e acontecimento ou da memória discursiva que indica o funcionamento de escândalos de corrupção política no Brasil.
CONCLUSÕES:
As análises realizadas mostraram que o efeito de sentido legitimado pelas formulações analisadas em torno do “Escândalo dos Sanguessugas” é resultado de um entrecruzamento de discursos que podem ser retomados, modificados e atualizados no domínio de memória discursiva sobre corrupção política no Brasil, que indica que o escândalo de corrupção não é um fenômeno novo. Casos escandalosos, de vários tipos, existiram em muitos períodos da nossa história, mas agora emergem como "escândalos midiáticos", redefinindo as relações entre a vida pública e a vida privada, pois novas formas de visibilidade e publicização se fazem presentes, provocando novas relações entre escândalo e mídia, entre escândalo e justiça. Tanto a mídia quanto o Ministério Público tiveram um papel fundamental na mobilização da opinião pública, pois ocuparam, em certa medida, um espaço vazio entre a arena política e a sociedade e acabaram se transformando, aos olhos da população, em entidades fiscalizadoras dos interesses da sociedade.
Palavras-chave: Discurso, Corrupção política, Mídia.