65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ESQUISTOSSOMICIDA DE NOVAS MOLÉCULAS DE FTALIL-HIDRAZONA-TIAZOIS
Edna de Farias Santiago - Depto.de Imunologia – CpqAM/FIOCRUZ/ Depto.de Ciências Farmacêuticas, UFPE
Sheila Andrade Oliveira - Profa. Dra./Co-orientadora - Depto.de Imunologia – CpqAM/FIOCRUZ
Gevanio Bezerra de Oliveira Filho - Depto.de Ciências Farmacêuticas, UFPE
Jamerson Ferreira de Oliveira - Depto.de Imunologia – CpqAM/FIOCRUZ
Antônio Sérgio Alves de Almeida Júnior - Depto.de Imunologia – CpqAM/FIOCRUZ
Ana Cristina Lima Leite - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Farmacêuticas, UFPE
INTRODUÇÃO:
A esquistossomose é uma doença crônica causada por um trematódeo do gênero Schistossoma, prevalente em regiões tropicais e subtropicais, especialmente em comunidades pobres sem acesso a água tratada e saneamento básico (KUNTZ et al., 2007; WHO, 2012). Acredita-se que existam no Brasil no mínimo 2,5 milhões de portadores do S. mansoni e cerca de 25 milhões de indivíduos expostos aos riscos de contraí-lo (LESCANO et al., 2004).
A droga de escolha para o tratamento da esquistossomose é o praziquantel, o qual apresenta eficácia contra todas as espécies de Schistossoma, contudo não é efetivo contra a forma imatura do verme (RIDI, 2010; MORAES 2011; BERTÃO, 2012). Além disto, é consenso a existência de relatos de cepas resistentes ao praziquantel (LIANG et al., 2001; CIOLI and PICA-MATTOCCIA 2003; PICA-MATTOCCIA et al. 2009), sendo necessário o desenvolvimento novos compostos esquistossomicidas. Diante deste contexto, o grupo de pesquisa do Laboratório de Planejameto em Química Medicial da UFPE tem sintetizado novas moléculas a partir da junção de grupos farmacofóricos como ftalimidas, hidrazonas e tiazois, que apresentam um amplo espectro de atividades biológicas e tem apresentado atividade esquistossomicida em estudos previamente realizados pelo grupo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar, em estudo in vitro, o potencial terapêutico de novas moléculas de ftalil-hidrazona-tiazois (LpQM/SC-37, LpQM/SC-39 e LpQM/SC-48) em relação a sua atividade esquistossomicida.
MÉTODOS:
Camundongos Swiss, infectados com 120 cercárias, foram submetidos à perfusão do sistema porta-hepático, cinquenta e cinco dias após a infecção para a obtenção dos vermes adultos. Os vermes obtidos foram lavados e transferidos para placas de cultura contendo meio RPMI-1640 suplementado com penicilina (100UI/ml), estreptomicina (100µg/mL) e soro bovino fetal 10% e foram incubados a 37ºC em atmosfera úmida contendo 5% de CO2
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os compostos analisados apresentaram atividade esquistossomicida em todas as doses testadas com exceção da molécula LpQM/SC-39 que não apresentou atividade nas doses de 10 e 5 μg/mL. Os compostos LpQM/SC-48 e LpQM/SC-39 levaram a 100% de mortalidade dos vermes no primeiro dia de observação na dose de 100 µg/mL, resultado semelhante ao observado com a droga de referência (praziquantel). Na dose de 80 µg/mL esses compostos levaram a 100% de mortalidade dos vermes no quarto dia de exposição. O composto LpQM/SC-48 levou a 100% de mortalidade no quarto dia de exposição na dose de 40 µg/mL e no oitavo dia nas doses de 20 e 10 µg/mL. O composto LpQM/SC-39 levou a 46% de mortalidade no sexto dia de exposição na dose de 20 µg/mL. O composto LpQM/SC-37 provocou uma menor mortalidade em relação aos outros compostos testados com mortalidade máxima de 54 e 42% nas doses de 100 e 80 µg/mL no oitavo dia de exposição. O núcleo tiazol presente nos compostos testados constitui uma importante classe de composto heterocíclico presente em muitas moléculas biologicamente ativas (SOUZA et al 2005). Além disso, em concordância com os resultados obtidos neste estudo, derivados do núcleo tiazol tem mostrado atividade esquistossomicida em alguns estudos (PEREIRA, 2010; WATTS, 1989).
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos sugerem que as moléculas LPQM/SC-39 e LPQM/SC-48 apresentaram relevante atividade esquistossomicida in vitro , servindo como base para subsequentes estudos experimentais e triagens clínicas.
Palavras-chave: Esquistossomose, Estudo in vitro, Tiazois.