65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Raíza Nayara de Melo Silva - Depto. de Ciências Biológicas – UFPE
Eric Roberto Soares Xavier de Siqueira - Depto. de Ciências Biológicas – UFPE
Jaqueline Xavier Costa - Depto. de Ciências Biológicas – UFPE
Luiz Alberto Monteiro da Silva - Depto. de Física – UFPE
Pollyana Bezerra da Silva - Depto. de Química Fundamental – UFPE
Bruno Carneiro Cunha - Prof. Dr. / Orientador – Depto. de Física – UFPE
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que é importante a realização de práticas e atividades em sala de aula buscando o entendimento e compreensão do alunado acerca do assunto ministrado, no entanto, não é comum isso acontecer por diversos motivos, por exemplo, ausência de materiais, assim como tem alegado os mestres. Tendo em vista essa singularidade, e objetivando a elevação da qualidade das atividades acadêmicas é que, através do Projeto PIBID - Programa Institucional de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES, foram executadas práticas de ciências com alunos de 8º ano, de turmas designadas A e B, na Escola Estadual Senador Novaes Filho, situada no bairro da Várzea em Recife – Pernambuco - Brasil, no período de julho a dezembro de 2012.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimular e despertar o interesse pela prática cientifica ampliando a percepção de mundo e crítica.
MÉTODOS:
Os métodos utilizados foram divididos em três etapas: elaboração – onde as atividades foram planejadas por meio de reuniões ordinárias e programadas de acordo com o cronograma escolar e com o plano da disciplina; teste – onde as atividades foram simuladas para se enquadrar no tempo disponível e para se estimar de forma quantitativa e qualitativa o aprendizado e; aplicação – as quais tinham início com breves explanações e; em seguida, foram realizadas experiências. Cada turma era composta por; em média, 35 (trinta e cinco) discentes, os quais participaram unanimemente, perfazendo um total de 5 (cinco) experimentos, cada qual com os seus respectivos conteúdos e atividades, a saber: “Sistema Nervoso” e teste de memorização, “Olfato” e teste de percepção e identificação de odores e aromas, “Paladar” com teste para discernir os sabores de vários alimentos, “Visão” e teste para observação de objetos e seres que não são observados rotineiramente e; “Audição”, com testes musicais para a assimilação dos sons transmitidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos têm por embasamento; fichas de exercícios - solucionadas pelos discentes no término de cada aula. Para avaliação foram utilizados os seguintes conceitos: A – nota máxima, B – nota média, C – nota mínima. De um modo geral, cerca de 74 % dos discentes alcançaram o conceito A, 18% o conceito B e 8% o conceito C.
CONCLUSÕES:
Mediante o exposto supracitado, constatou-se que houve êxito no projeto em função do processo ensino-aprendizagem. Assim, a maioria dos aprendizes conseguiu assimilar os assuntos ministrados, realizando as práticas de maneira satisfatória e questionando sobre a próxima atividade, ultimando-se que houve o despertar do interesse e o ampliar das suas impressões e percepções acerca da Ciência.
Palavras-chave: Educação, Prática, Ciência.