65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E IDENTIDADE TERRITORIAL EM RECIFE E OLINDA (PE)
Enio Max Pereira dos Reis - Licenciatura em Geografia/DASS - IFPE
Gabriel Felipe Dias de Sousa Borges - Gestão em Turismo/DAFG - IFPE
Wedmo Teixeira Rosa - Prof. Msc./Orientador - Licenciatura em Geografia/DASS - IFPE
INTRODUÇÃO:
Este estudo pretende colaborar com a reflexão acerca das espacialidades e identidades territoriais do ponto de vista cultural nas cidades do Recife e Olinda (PE), a partir da análise de manifestações culturais que contribuem com o fortalecimento da identidade regional/local. Essas manifestações se expressam através das músicas, danças, festas, religiosidade, entre outras práticas que refletem a diversidade da cultura popular no Brasil, em especial, em Pernambuco. Essas práticas culturais pertencem a um grupo de elementos observáveis, que podem ser estudados a partir de uma abordagem cultural na Geografia, analisando-se a dimensão espacial dessas práticas/manifestações e sua influência para a formação de uma identidade territorial.
As atividades sociais e culturais se expressam em um dado espaço, que serve como seu suporte para as paisagens que se compõem e se relacionam numa integração territorial. Essa integração territorial é dependente da circulação das mensagens, pessoas e materiais, valorizando significados e representações que cada grupo social atribui aos lugares. A vivência dessas manifestações e a apropriação de espaços que representam o universo simbólico de um determinado grupo social merecem atenção de pesquisadores que estudam a relação sociedade/espaço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Identificar e caracterizar as principais manifestações da cultura popular na cidade do Recife e de Olinda, analisando-as a partir de sua dimensão espacial. • Analisar a contribuição das principais manifestações culturais do Recife e de Olinda para o fortalecimento da identidade local/regional.
MÉTODOS:
Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa se referem ao levantamento bibliográfico; trabalho de campo e análise dos resultados.
O levantamento bibliográfico foi realizado com a finalidade de conhecer as diferentes concepções científicas acerca dos conceitos de cultura, identidade, paisagem e território, que do ponto de vista teórico-metodológico são fundamentais para o desenvolvimento desse trabalho.
O trabalho de campo se constituiu em visitas aos locais onde as manifestações culturais ocorrem, tanto em Recife como em Olinda, para observar e perceber fatos e elementos essenciais ao objeto de estudo; para aplicar formulário de perguntas com os moradores do Recife e de Olinda; e para realizar entrevistas semiestruturadas com pessoas ligadas a organização e participantes ativos das manifestações culturais identificadas. Esses procedimentos contribuíram para analisar a relação sociedade/espaço a partir de suas práticas culturais do ponto de vista dos grupos sociais envolvidos.
A análise dos resultados foi feita a partir da tabulação dos dados e de sua interpretação, buscando-se inter-relacionar as informações conseguidas na revisão bibliográfica, no trabalho de campo e na análise dos dados, possibilitando assim, uma melhor compreensão do tema abordado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No Recife, as principais manifestações culturais identificadas foram o Frevo, seguido do Maracatu, do Carnaval e do Afoxé. O frevo é popularmente conhecido como o ritmo mais tradicional do carnaval da cidade, indicando uma associação, muito forte, da identidade cultural do Recife com esse evento. Em Olinda, o maracatu foi a manifestação cultural mais citada, seguida do frevo, e do coco. No entanto, eventos ligados à música, como a “MIMO”, à literatura, como a “FliPorto”, e ao artesanato, como a “Arte em toda Parte”, também foram lembrados, demonstrando que os olindenses ligam a identidade da cidade à vários tipos de manifestações culturais, e não apenas às diretamente relacionadas ao carnaval.
Não podemos estudar as práticas culturais sem conhecer os locais em que elas ocorrem e o que essas manifestações representam para os povos que as vivenciam. As manifestações culturais identificadas se afirmam a partir de uma territorialidade que se baseia na apropriação simbólica de espaços dos centros históricos do Recife e de Olinda e/ou de locais onde elas se originaram, fortalecendo o sentimento de pertencer à determinada história, localidade e cultura, consolidando a identidade territorial dos grupos que as praticam ou de grupos que se sentem representados por essas manifestações.
CONCLUSÕES:
As manifestações populares se expressam no espaço e imprimem marcas na paisagem, cheias de significados e carregadas de sentimento. Ao realizar estudos sobre esse tema percebemos que as práticas culturais representam muito mais do que uma celebração eventual ou simbólica. Essas manifestações apresentam uma dimensão espacial que pode ser relacionada com sua contribuição para o fortalecimento da identidade territorial.
Devemos ficar atentos, ainda, para o fenômeno da espetacularização e turistificação de algumas manifestações populares que, há pouco tempo atrás, eram vistas como expressão de alguns grupos culturais, agora terminam por se constituir em produtos capitalistas e são exploradas de acordo com interesses do mercado, que as transformam em meras mercadorias para serem consumidas durante grandes eventos como o São João ou, principalmente, o Carnaval. Esse fato pode representar uma conflituosa relação de poder entre os grupos que organizam as manifestações culturais, seus participantes, instituições públicas e privadas, patrocinadores, além da população em geral,
Palavras-chave: Práticas Culturais, Território e Identidade, Geografia Cultura.