65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
Uma visão do ADOC : pedagogia teatral para portadores de deficiência
Diego Brito Bezerra - Dept. de Artes - IFCE
Fernando Lira Ximenes - Prof. Dr./Orientador - Dept. de Artes - IFCE
Simone Cesar da Silva - Profª Ms./Orientadora - Dept. de Turismo - IFCE
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho busca-se realizar a exposição de um processo de aprendizado realizado ao longo de quase três meses na aplicabilidade pedagógica do Teatro, de forma a usar tais conhecimentos para atender as necessidades de um público não convencional a educação formal. Seguindo pelo caminho de um ensinamento teatral baseado na arte criativa do improviso, é descrito através desta pesquisa como foi ministrada o conteúdo teatral para os moradores do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC). Tal procedimento busca juntar, de maneira aceitável, os conhecimentos aplicados nas disciplinas pedagógicas e mescla-los com a vivência cênica, ministrada aos conhecimentos adquiridos através do estudo da arte-educação, conseguidos ao longo dos anos de estudo na faculdade, e como eles foram utilizados para estes alunos para estarem mais abertos a outras formas de aprendizado, reunindo os resultados para juntar com os estudos feitos ao durante os meses que se seguiram até a finalização deste processo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Observar a compatibilidade e a funcionalidade dos processos pedagógicos da arte-educação, através da linguagem teatral, em alunos com deficiências mentais.
MÉTODOS:
O trabalho basicamente ficou voltado para a elaboração e aplicação de exercícios baseados na improvisação, uma vez que essa é uma técnica teatral bastante eficaz para estimular a criatividade dos alunos, sendo também uma excelente alternativa de trabalho para um espaço onde as pessoas possuem uma dificuldade eminente para ler e escrever, e ainda mais severa para compreender técnicas voltadas para a cena.
O uso de imagens e objetos também foi um recurso usado que rendeu uma resposta significativa, uma vez que o objeto palpável e a noção da cena a ser construída através de uma imagem os estimulava a buscar a interpretação da cena através dos exercícios de improvisação.
A música também foi um instrumento muito interessante, pois servia para manter a turma participante enquanto o exercício continuava e o uso de objetos serviu para fazê-las estarem mais atuantes e ativas as propostas que lhes eram oferecidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi possível ver a realização e a frustração que o ensino em teatro pode causar, devendo o trabalho continuar a fluir, uma vez que ele ainda não está completo e nem fora realizado em sua plenitude, havendo a necessidade de continuar a levar esse caminho de maneira profissional, dedicada a aquilo que se procurar realizar.
O estimulo teatral, sobretudo através dos processos de improvisação, se mostraram bastante eficazes em muitos momentos, mas seu aprofundamento precisa ser realizado. Ao fim do processo fica visível como o ensino das artes cênicas casa perfeitamente com a proposta do abrigo, que é voltado a oferecer a seus internos a melhor condição possível para o seu desenvolvimento social e psicológico. Dessa forma o ADOC segue fielmente um pensamento que buscar desenvolver seres humanos da forma mais completa possível que a situação permita.
CONCLUSÕES:
A pesquisa em questão requer ainda um maior aprofundamento, pois ela apenas olhou para um determinado ponto de uma complexidade ainda maior, devendo ser aperfeiçoada no intuito de enxergar mais caminhos para alcançar a expressividade destas pessoas.
Por estar se tratando de sujeitos com deficiência mental, muitas vezes eles tem dificuldade para poderem se expressar, ficando difícil conseguir respostas deles sobre como está à funcionalidade do processo teatral quanto a sua educação, mas quando se consegue atingir seu interesse num trabalho teatral, o qual eles possuem alguma identificação, os alunos ficam estimulados em fazê-lo e acabam por ter uma expressão mais participativa num processo que busca estimulá-los a serem pessoas mais abertas ao convívio com o lugar onde vivem e entre eles mesmos.
Os desafios ainda são muitos, mas o andamento do processo só ocorre a partir do momento que aceitamos a situação como ela se apresenta procuramos trilhar esse caminho especial e diferente.
Palavras-chave: arte-educação, improvisação, pedagogia.