65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM ARGISSOLO AMARELO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO NO NORDESTE PARAENSE
Sidney Daniel Araújo da Costa - Estudante; bolsista CNPq Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
Antônio Anizio Leal Macedo Neto - Estudante; bolsista CNPq Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
Cassio Rafael Costa dos Santos - Estudante; bolsista CNPq Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
Lucas Faro Bastos - Estudante; bolsista CNPq Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
Vânia Silva de Melo - Prof. Doutora Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
Mário Lopes da Silva Júnior - Prof. Doutor Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
INTRODUÇÃO:
A região norte apresenta um grande potencial agrícola, porém na grande maioria das vezes os proprietários das terras utilizam-se de métodos de preparo da área prejudiciais para conservação do solo, os quais associados a baixa fertilidade natural dos solos e acidez, características predominantes dos solos da região paraense, ocasionando assim perdas irreversíveis nos atributos físicos e químicos do solo. De acordo com (Araújo et al., 2004).
De acordo com este cenário, torna-se imprescindível a utilização de práticas alternativas que visem alterar este quadro de degradação, Com intenção de tornar mínimo estes prejuízos têm sido recomendado, nos últimos anos, a adoção de sistemas de manejo que conserve o solo, como o sistema de plantio direto, em que, o não revolvimento do solo e sua constante cobertura com material orgânico promove sua estruturação, que por sua vez diminui acentuadamente a erosão, amenizando perdas de água, solo e nutrientes, além de aumentar os estoques de matéria orgânica e o seqüestro de carbono (Leite et al., 2003), refletindo assim diretamente na fertilidade do solo e conseqüentemente evitando uso demasiado de corretivo na área.
A freqüência com que é feito o revolvimento do solo e incorporação dos resíduos culturais causam alterações nos teores de matéria orgânica (MO), na capacidade de troca de cátions (CTC), no pH, na dinâmica dos íons e na agregação do solo, modificações as quais tornam-se mais evidentes, conforme a utilização área (Demaria 1999)
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo verificar as alterações provocadas pelos sistemas de preparo sobre algumas propriedades químicas de um Argissolo do nordeste paraense, em uma área submetida ao corte-queima, e ao corte-trituraçã
MÉTODOS:
A área experimental foi o Município de Igarapé-Açu no estado do Pará, em solos classificados como Argissolos Amarelos,Cobertura vegetal do município, tipo Florestal Perenifólia e Hidrófila, que agora em seu lugar, há uma Floresta Secundária e áreas destinadas à agricultura. O clima está incluído na categoria do equatorial megatérmico úmido, correspondente ao tipo Ami, da classificação de Köppen. A temperatura media anual está entre 25 ºC e 27 ºC, apresentando precipitação pluviométrica abundante, com média anual em torno de 2.500 mm e umidade relativa do ar média em torno de 85%, com estação chuvosa entre os meses de dezembro a maio e, a menos chuvosa, de junho a novembro (PACHECO, 2000).
As amostragens do solo foram realizadas na área de pequenos agricultores da região, as quais tiveram três tratamentos que foram identificados como: Testemunha, Cumaru Capoeira correspondente a uma área de capoeirão com mais de quarenta anos idade (T1); Área de corte e queima, Cumaru corte-queima com sete anos de uso continuo (T2); Área sem queima, Cumaru corte-trituração com sete anos de uso (T3). As amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-5 cm e 5-10 cm, 10-20 cm contendo quatro repetições por tratamento e profundidade.
Analisaram-se as amostras para os seguintes atributos qumicos: pH em água e em solução de KCl 1 mol L-1 (1:2,5); Ca, Mg, Al trocáveis extraídos com solução de KCl 1 mol L-1.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os valores de pH dos tratamentos avaliados apresentaram-se maiores na camada superficial da área pela qual ocorreu o processo de corte e trituração, seguida pela capoeira, contudo houve redução do mesmo de acordo com o aumento da profundidade. Ao incremento dos teores de Ca, Mg e K na camada superficial.o teor de cálcio apresentou-se em níveis mais elevados nas áreas onde os métodos de preparo não sofreram queima.
As variações nos teores de Mg avaliado nas áreas tiveram diferenças estatisticamente relevantes, o mesmo teve comportamento esperado, apresentou-se em maior nível na área de capoeira e seguida pela área de corte e trituração da vegetação, houve uma redução acentuada nos níveis de acordo com o aumento da profundidade, onde que a medida que aumenta a profundidade o teor deste nutriente aumentava devido a sus grande mobilidade no solo, fato que ocorreu devido a lixiviação pela qual a área passou.
Quando relacionado os teores de Alumínio nas áreas avaliadas, não foram observadas diferenças estatísticas referentes a este nutriente, porém analisando os dados verificou-se que há uma leve diferença nas áreas distintas. Havendo uma tendência de aumento conforme a maior profundidade.
Os valores de pH dos tratamentos avaliados apresentaram-se maiores na camada superficial da área pela qual ocorreu o processo de corte e trituração, seguida pela capoeira, contudo houve redução do mesmo de acordo com o aumento da profundidade.
CONCLUSÕES:
1. A profundidade e os tratamentos influenciaram completamente o teor de cálcio nas amostras analisadas, o mesmo acontecendo com o teor de Mg do solo.
2. O alumínio apresentou teores mais elevados conforme o aumento da profundidade, apresentando conteúdo similar nas camadas mais profundas do solo.
Palavras-chave: Agentes do solo, Manejos, Incorporação do solo.