65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
OPINIÕES E VALORES DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA A RESPEITO DA PRESENÇA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS ERRANTES NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Polyanna Lins Pereira - Departamento de Medicina Veterinária – UFRPE
Silvio Henrique Ramos de Araújo - Departamento de Medicina Veterinária – UFRPE
Mirna Juliana Mendonça de Lima - Departamento de Medicina Veterinária – UFRPE
Vitor Marques de França - Departamento de Medicina Veterinária – UFRPE
Marcela Oliveira Sampaio - Departamento de Medicina Veterinária – UFRPE
Gileno Antonio Araújo Xavier - Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Bem-estar, termo utilizado para animais, incluindo-se os seres humanos, refere-se a um pleno estado de saúde mental e física, onde o indivíduo se encontra em harmonia com o ambiente. A educação ambiental como o processo de aprendizagem, forma pela qual deve ser gerenciada e melhorada as relações entre o ser humano e o ambiente, trabalhando-se os paradigmas de integração e sustentabilidade; vemos na educação ambiental de proteção dos animais um modo de gerenciar e melhorar as relações entre o homem e o animal, ao realçar os conceitos de bem estar e dignidade animal, amparados sob o valor do respeito a toda forma de vida. Visa romper com o “especismo”, ao valorizar a vida como um todo, e não somente a vida humana, esta revelada, como o único paradigma vital que devesse ser preservado. Tal valorização fundar-se-á em lições às pessoas sobre a importância da satisfação das necessidades básicas dos animais como água, saúde, segurança e amor. Destaca-se a importância de se incentivar uma educação ambiental voltada para a guarda responsável, com a prática de programas educativos que levem os guardiões de animais a assumir seus deveres, com o objetivo de diminuir o número de cães soltos nas ruas e a disseminação de zoonoses.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a percepção da comunidade universitária a respeito da presença de animais domésticos errantes no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MÉTODOS:
O trabalho de campo foi realizado no período de fevereiro a abril de 2013. Um questionário concebido para o efeito contou com 13 perguntas contendo alíneas que remetem para questões relacionadas com valores e atitudes face à presença, ameaças e manutenção de animais errantes no Hospital Veterinário (HV) e seu entorno. Para cada questão fechada foram elaborados gráficos, permitindo uma visão geral e de particularidades que pudessem ser verificadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram contabilizados 204 entrevistados, sendo 56% graduandos; 21% pós-graduandos; 12% docentes; 6% técnicos e 5% terceirizados; quando questionados se concordavam com a manutenção de animais no HV, obteve-se resposta negativa em 88%, 75%, 84% e 70% e quando inquiridos sobre as condições que vivem os animais, se ruim, regular ou bom, revelaram 77%, 68%, 96%, 67% e 50% ser ruim, respectivamente. Notou-se com isso que tais respostas estão intimamente ligadas as condições inadequadas em que estes animais errantes sobrevivem naquele setor. Outro aspecto questionado foi se já sofreu injúria ou ameaça pelos animais, obteve-se os valores de respostas negativas: 78% dos graduandos, 79% dos pós-graduandos, 71% dos docentes, 83% técnicos e terceirizados.
CONCLUSÕES:
Faz-se necessária a congregação dos diversos grupos envolvidos neste estudo, juntamente com todas as instâncias superiores da Instituição para resolução desta problemática. Estes primeiros dados não dispensam, no entanto, um posterior aprofundamento, e subsequente discussão científica, em fóruns próprios.
Palavras-chave: Posse Responsável, Interação Homem-animal, Bem-estar.