65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
EFEITOS DE SENTIDO E ELEMENTOS PRAGMÁTICOS NA LEITURA DE MAFALDA
Fernanda Vilas Boas Ferrari - UPM - Centro de Comunicação e Letras (IC)
Ronaldo de Oliveira Batista - Prof. Dr. - UPM - Centro de Comunicação e Letras (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Utilizando como material de análise dez tirinhas da personagem Mafalda do autor argentino Quino, o objetivo deste artigo é realizar uma análise pragmática, observando os elementos do discurso presentes nessa representação comunicacional. Aliando os aspectos verbais e não verbais, são evidenciados os efeitos de sentidos criados pelos elementos da enunciação, além de outros tópicos dos estudos pragmáticos, como os atos de fala, a ironia, os implícitos e as máximas conversacionais. A análise é fundamentada em referenciais teóricos, levando em conta linguistas da enunciação e o contexto histórico da Argentina na época em que as tirinhas foram escritas. Essa discussão teórica mostra-se significativamente importante na formação do profissional de Letras, uma vez que o torna mais consciente de como a Língua Portuguesa deve ser trabalhada com o aluno; sendo abordada de uma maneira mais próxima da realidade do mesmo, fará com que a aprendizagem se torne mais eficiente e menos mecanizada, o aluno verá mais utilidade e interesse no que está aprendendo. Portanto, nota-se a relevância social e acadêmica do assunto, uma vez que, ao perceber a importância do ajustamento da educação em diversos formatos, estamos formalizando uma possível ferramenta para aproximar-se dos jovens estudantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos consistem em: analisar os atos de fala, de que forma os atos ilocucionários formam os sentidos e quais efeitos são gerados; apontar como os atos de fala contribuem para a presença de ironia e humor; interpretar os efeitos de sentido de ironia a partir da presença ou não das máximas conversacionais; e observar como a linguagem verbal se associa à linguagem não verbal.
MÉTODOS:
Um primeiro eixo de parâmetros do método utilizado define-se como externo, na medida em que observará os contextos de produção das tiras. Para tal análise, as observações pragmáticas encontram apoio em propostas da Análise do Discurso Francesa (estabelecidas por BRANDÃO, 1998, e ORLANDI, 1999) e também em algumas observações de Mikhail Bakhtin sobre o processo dialógico (observadas principalmente por meio da obra de BARROS & FIORIN, 2004, considerando que o trabalho não propõe exatamente uma análise nesse viés teórico, daí se trabalhar com essa obra de acesso de segunda mão ao pensamento do teórico). Para a reconstrução dos contextos de produção das tiras foi efetivada a análise do contexto histórico em que o autor da personagem se insere e as motivações que levaram Mafalda a se consagrar como uma personagem de fina ironia e humor. Um segundo eixo de parâmetros define-se como interno, estabelecendo as categorias de análise da Pragmática. Sendo assim, as tiras são, em primeiro lugar, descritas, tanto em seu aspecto visual, quanto no seu aspecto linguístico. Depois, os efeitos de sentido são interpretados e analisados tendo em vista as categorias teóricas da Pragmática: atos de fala, máximas conversacionais e a presença de implícitos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao longo das análises percebemos que o processo comunicativo sempre estava instalado, como no caso da sétima tirinha: havia os falantes, Mafalda e Miguelito; o contexto comunicacional, sentados na rua, embaixo de uma árvore; os papeis sociais preestabelecidos, dois amigos; a mensagem gerada, Mafalda incita Miguelito a fazer algo, porém ele diz que não está aguardando muita coisa da vida, o que ocorre o oposto, gerando o implícito. A informação implícita é formada com a desobediência da máxima da qualidade. O personagem não é verdadeiro ao fazer a segunda afirmação a ela, ele tenta se enganar, porém, com o desfecho da história, visto a reação do garoto ao somente receber uma folha da vida, é perceptível que ele não concordava com o que dizia. Ao observar as imagens, notamos a contestação de Mafalda no início através de sua face e a feição vazia de Miguelito, sem objetivo concreto. Além de que a amiga fica com um rosto sem expressão, ao perceber que o amigo não era o que dizia, e a feição dele de raiva, por não ter recebido o que desejava, ratifica a fala no balão, demonstrando que ele realmente não desejava “qualquer coisa”. Os elementos visuais ratificam o sentido e torna visível a presença da ironia em sobreposição do humor, pelo julgamento da prática de Miguelito estar em foco.
CONCLUSÕES:
A pesquisa analisa fenômenos de uso da língua, e as tirinhas são as peças fundamentais para que se observassem tais fatos, uma vez que, o ler os textos, notam-se as diversas produções de sentido ao longo dos diálogos, ao lado da formação dos implícitos, atos de fala e presença ou não das máximas conversacionais geradoras de determinados sentidos. É possível notar também a formação da ironia e do humor, que, aliados à combinação da linguagem verbal e não verbal expressiva, faz com que o texto seja plurissignificativo, expandindo seus sentidos tanto do âmbito textual quanto para o pragmático, o que engloba, por exemplo, o conhecimento histórico do leitor. O formato das tirinhas é acessível por possuírem textos ágeis e imagens correlacionando com estes, o que auxilia a compreensão total do texto e, ao mesmo tempo, estimula mais de um tipo de raciocínio por parte de quem o lê e interpreta. Desta forma, notamos que as tirinhas da personagem Mafalda são um bom material para trabalhar tais aspectos da língua, uma vez que, ao tratar de simulacros de interações verbais reais, está presente a posição ideológica das personagens sob diversos contextos de uso, gerando uma riqueza de sentidos e subentendidos que somente um escritor como Quino conseguiria produzir.
Palavras-chave: pragmática, tiras da Mafalda, sentido.