65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CONTRIBUIÇÃO DAS VISITAS MONITORADAS AO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR EM VIÇOSA - MG.
Thaís Marielen Aleixo - Depto. de Solos - UFV
Cristine Carole Muggler - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Solos - UFV
Talita de Cássia Francisco - Depto. de Solos - UFV
Alice Sanches Melo - Depto. de Solos - UFV
Eduarda Nogueira Vieira - Depto. de Solos - UFV
INTRODUÇÃO:
Desde 1993, o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) desenvolve ações voltadas à educação ambiental e a divulgação e popularização de temas relacionados a Solos e Meio Ambiente. Dentre as ações e atividades desenvolvidas pelo Museu encontram-se as visitas monitoradas pelo espaço de exposição do Museu, oficinas e cursos com professores, estudantes, agricultores e público diverso da cidade de Viçosa e região. Tais atividades são desenvolvidas, em sua maioria, pelos estagiários do Museu, que são em sua maioria estudantes de cursos de graduação. Conciliadas junto às instituições educacionais, facilitando a compreensão de conteúdos tratados dentro da sala de aula, a visita ao Museu possibilita que o assunto, trabalhado pelo professor, fique mais próximo da realidade e do cotidiano do estudante. As atividades desenvolvidas pelo Museu fazem desse, um espaço de educação tanto formal quanto não formal, enfim, espaços que ultrapassam os limites da sala de aula e oferecem aos aprendizes uma forma alternativa de aprendizagem. Nesse contexto, o Museu de Ciências da Terra constitui-se como um local importante de educação para a cidade de Viçosa e entorno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é apresentar a atuação do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, na popularização de temas relacionados a Solos e Meio Ambiente em Viçosa e região, demonstrando a sua importância enquanto espaço de educação e formação, para seus visitantes e sua equipe, tendo como referências as visitas monitoradas realizadas durante o ano de 2012 e início de 2013.
MÉTODOS:
A exposição permanente do Museu está dividida em três salas que abordam três eixos temáticos, sendo Terra: dinâmica e processos; Recursos Minerais e Solos: conhecer para conservar. A visitação ao Museu é feita, de forma geral, por estudantes das escolas de Viçosa e região, a partir do agendamento prévio pela escola. No agendamento, o responsável pela turma coloca quais os objetivos da visita. A partir disso, a visita é previamente organizada pelos estagiários que receberão os estudantes. Os grupos, se maiores, são divididos em grupos de 20 pessoas. A mediação da visita é feita por um ou dois estagiários, sendo que os novos membros da equipe também participam da visitação, para se interarem da metodologia, além de ser um espaço de formação conceitual e pessoal para os mesmos. Já os estudantes são instigados a verificar como os temas trabalhados pelo Museu estão diretamente relacionados com o seu cotidiano e com conteúdos abordados pelos professores. Após a realização da visita, com duração de aproximadamente uma hora e trinta minutos, o professor ou responsável pela turma realiza uma avaliação sobre a mesma, de forma a contribuir na melhora do atendimento e na construção de novas ideias tanto para o espaço do Museu, bem como para a sua equipe.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Considerando o ano de 2012 e início de 2013, foram atendidas aproximadamente 2000 pessoas, das quais mais de 1800 eram estudantes da educação básica. Dentre os estudantes 65% estão no ensino fundamental, 23% no ensino médio e 12% no ensino técnico e superior.
A prática unida a teoria, a diversidade de acervo e o atendimento ajustado a cada grupo são os principais pontos levantados durante a avaliação realizada, nos finais das visitas, pelo professor ou responsável pela turma. Nas avaliações foi possível perceber o espaço do Museu como um importante instrumento utilizado pelos professores para a correlação entre os conteúdos trabalhados dentro de sala de aula e os conteúdos abordados durante a visita pelos espaços e materiais do Museu. Outro resultado observado refere-se a formação dos estagiários que recebem a visitas dos diferentes públicos. A metodologia adotada na visita, a diversidade de idade e característica de publico possui um importante papel na formação tanto acadêmica quanto pessoal dos estagiários, no que tange a formação conceitual e melhora da oralidade e da fala em público.
CONCLUSÕES:
Ao longo de sua trajetória, o MCTAD se mostra como local de referência do tema, principalmente para escolas, de Viçosa e cidades vizinhas. Os diversos atores que compõem e fazem o Museu: estagiários, professores, estudantes, agricultores tem papel fundamental para o desenvolvimento das atividades que envolvem o mesmo. Assim, como parte integrante e fundamental ao funcionamento e papel social do Museu, as visitas monitoradas dentro de seu espaço físico contribuem de maneira significativa na divulgação dos temas relacionados às ciências da Terra.
Portanto o museu tem um papel importante de agente social dentro do contexto em que ele se insere, levando o conhecimento necessário acerca do assunto de meio ambiente e solos para aqueles que vivem e dependem deles, e isso engloba a todos.
Palavras-chave: Popularização Científica, Educação Ambiental, Atividades do museu.