65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ENSINANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS
PRISCILA DA SILVA PEREIRA - Graduando em Ciências Naturais - Licenciatura em Ciências Naturais – UFMA/CCSST
DELCICLEIDE COSTA DOS REIS - Graduando em Ciências Naturais - Licenciatura em Ciências Naturais – UFMA/CCSST
ANTONIO DE SOUSA MENDES - Graduando em Ciências Naturais - Licenciatura em Ciências Naturais – UFMA/CCSST
ANTONIO NERES OLIVEIRA - Prof. Me./Orientador – Licenciatura em Ciências Naturais – UFMA/CCSST
INTRODUÇÃO:
O conhecimento matemático é resultado da vivência e da resolução de problemas do cotidiano e da observação dos fenômenos que ocorrem na natureza, e deve orientar para a criatividade, para a curiosidade, a crítica e questionamentos permanentes. No entanto, essa disciplina é temida por muitos alunos o que acaba influenciando ou até mesmo dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Essa defasagem se dar também devido a metodologias tradicionais utilizadas por muitos professores. Nesse sentido, o presente trabalho foi desenvolvido no intuito de minimizar as dificuldades encontradas no processo de assimilação de alguns conteúdos no ensino de Matemática, através de oficinas e jogos. A utilização de jogos didáticos é importante, porque mobiliza as operações mentais ativando as funções psiconeurológicas que estimulam o pensamento, além disso, possibilita aos alunos aprender a utilizar novas ferramentas da matemática em sua interação com o espaço, proporcionando uma maior segurança na capacidade de aprender matemática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O principal objetivo deste trabalho foi o de desenvolver oficinas e minicursos sobre Geometria Plana e Teorema de Pitágoras, com o intuito de facilitar a assimilação dos conteúdos através de metodologias diferenciadas com aplicação de materiais didáticos que pudessem contribuir e auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino, promovendo o aprendizado dos discentes.
MÉTODOS:
A ação foi desenvolvida com alunos do 9º Ano de uma escola Municipal da cidade de Imperatriz-MA. Inicialmente foi aplicada uma avaliação com o objetivo de diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos sobre áreas e perímetros de figuras geométricas planas e o Teorema de Pitágoras. Essa avaliação foi constituída por 20 questões de múltipla escolha. Após a análise dos resultados foram realizadas as oficinas sobre os respectivos assuntos, que se deu de forma teórica e prática. Nessa etapa foram feitas revisões sobre as principais definições dos assuntos e depois disso foram aplicados os jogos que possibilitaram a associação prática com a teórica. Por meio deste recurso, utilizamos nossas experiências em diferentes situações, pois ao experimentar jogos o aluno estará construindo o conhecimento matemático, elaborando operações mentais, como raciocínio, observação, e concentração que são exigidos na escolha de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de informações. Os materiais utilizados foram: data show, computador, lousa, pincéis, emborrachado, isopor e velcro. Para demonstrar se o uso dos jogos didáticos contribui na construção do conhecimento matemático, foi então feita uma segunda avaliação diagnóstica com a mesma quantidade de questões da primeira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois o número de acertos aumentou consideravelmente na segunda avaliação. No primeiro diagnóstico, dos 36 alunos que realizaram a prova apenas um conseguiu uma média acima de cinco e 66,6% tiraram notas abaixo de quatro. A média geral no primeiro diagnóstico foi de 2,52. Comparando essa média com a da segunda avaliação nota-se uma diferença significativa, pois a média da turma foi de 6,94, onde 25 alunos conseguiram notas acima de seis, ou seja, 69,4%. Apenas 25% dos alunos tiraram notas abaixo de cinco. Com base nesses dados pode-se perceber que a turma evolui no sentido de que eles já tinham visto o assunto de geometria e Teorema de Pitágoras e mesmo assim não conseguiram responder as questões e após a ação didática com as oficinas e utilização dos jogos eles demonstraram assimilar melhor os conteúdos trabalhados, desenvolvendo também a capacidade de raciocínio lógico através da resolução de diversas situações problemas que envolvem a matemática no cotidiano, estimulando assim a curiosidade e a criatividade.
CONCLUSÕES:
O trabalho realizado possibilitou a apreciação da beleza das formas e o lúdico do construir e observar figuras e objetos no cotidiano e utilizar os jogos didáticos para essas demonstrações. As atividades permitiram que os alunos aprendessem a lhe dar com regras que lhes permitissem a compreensão do conjunto de conhecimentos veiculados socialmente, fornecendo novos elementos para aprenderem os conhecimentos futuros. Com base nisso, os jogos utilizados favoreceram a aprendizagem, pois ao brincar o aluno aprende a estrutura lógica do material e desse modo aprendem, também a estrutura matemática presente dando aos alunos a oportunidade de estabelecer planos de ações para atingir determinados objetivos, executar jogadas segundo esse plano e avaliar a eficácia dessas jogadas nos resultados. Dessa forma, podemos concluir que os jogos didáticos além de proporcionarem diversão e conhecimento, também favorecem o processo de aprendizagem no ensino da matemática.
Palavras-chave: Jogos Didáticos, Oficinas, Ensino de Matemática.