65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
PRÁTICAS DE LETRAMENTO: O USO DO GÊNERO POEMA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO LEITOR E ESCRITOR DO SEU CONTEXTO SOCIAL
Maria da Conceição de Aquino Batista - Licenciatura em Letras, UFAL/Campus do Sertão
Thiago Trindade Matias Prof. Ms./Orientador - Licenciatura em Letras, UFAL, Campus do Sertão
INTRODUÇÃO:
Este trabalho partiu das observações realizadas do Subprojeto PIBID Ensino de língua materna e formação docente: caminhos na valorização do magistério, orientado pelo professor Thiago Trindade. A luz do conceito de letramento, o ensino de Língua Portuguesa precisa contemplar a leitura e a escrita como práticas sociais. Dessa forma, partimos da proposta de Soares apud Bagno (2002) quanto ao objetivo do ensino de língua na escola; da concepção de letramento trazido por Bagno (2002), por Soares (2006) e por Rojo (2009) e consideramos também o conceito de gênero textual proposto por Possenti (2009), Fiorin (2006), Marcuschi (2008) e Bunzen (2006), para que a partir desses possamos compreender a produção e o uso do gênero poema como instrumento de expressão artística e discursiva do meio social; evidenciando que o ensino de Língua Portuguesa ganha novos rumos quando as práticas de leitura e de produção de textos se voltam para os gêneros textuais que fazem parte do cotidiano dos alunos nos diversos espaços de socialização e que podem ser legitimados na própria escola, em busca de uma maior sociabilidade no contexto escolar e social do educando.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar a produção e o uso do gênero poema como pratica de letramento e instrumento de expressão artística do meio social no qual estão inseridos os alunos e toda comunidade escolar do sertão alagoano. Além disso, analisar a articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise linguística.
MÉTODOS:
Iniciadas as observações na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, localizada em Delmiro Gouveia/Alagoas, buscou-se por meio de um projeto didático intitulado: “Poetizando os sabores do Sertão”, no 1º ano do ensino médio, estimular práticas de leitura e escrita dos alunos a fim de elevar a competência comunicativa e discursiva dos mesmos quanto a sua realidade local: sertão alagoano. Este projeto foi divido em sete “momentos”, nos quais foram trabalhados, em sala de aula, poemas voltados à cultura sertaneja, que traduzem a alma do sertanejo e o seu hábitat natural. Esta proposta tinha como intuito proporcionar aos alunos, informações e conhecimentos sobre o sertão alagoano: política, economia, cultura, gastronomia, arte, já que alguns deles apesar de serem do sertão não conheciam especificidades da sua própria região. Foi proposto, ainda, aos discentes que eles produzissem um poema a partir da temática trabalhada no projeto em sala de aula. Depois da produção destes poemas os alunos expuseram suas percepções de sertão em forma de pintura em telas, propiciando a eles a produção e a interpretação artístico-literária como meio de valorização dos sujeitos sociais envolvidos e o seu contexto sócio histórico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante das leituras realizadas com o coordenador e orientador do PIBID-Letras, Thiago Trindade Matias, e das atividades propostas pelo projeto didático “poetizando os sabores do sertão”, foi possível perceber um novo conhecimentos dos alunos sobre a região que eles vivem, o sertão alagoano, isto é, os alunos tiveram oportunidade de discutir e conhecer um pouco mais sobre política, economia, cultura, gastronomia e arte do seu lugar. As produções artísticas culturais, ou seja, os poemas, produzidos pelos alunos, foram expostos no auditório da escola com a presença do poeta consagrado pelo Projeto didático “Poetizando os sabores do Sertão”, Severino de Souza Neto, com o objetivo de socializar o que foi trabalhado pelo projeto para a comunidade escolar. Por fim, este trabalho está ancorado na percepção de letramento e de língua materna como base fundamental para a realização destas atividades.
CONCLUSÕES:
Fundamentado na concepção de que o ensino de língua portuguesa precisa contemplar a leitura e o uso da escrita como práticas sociais e considerando que é por meio dos gêneros discursivos que se pode atingir tal objetivo, foi possível perceber que os educandos do 1ºano do ensino médio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva compreenderam e identificaram nas atividades proposta algumas especialidades do sertão alagoano, pois ficaram expressadas nos seus poemas e pinturas como, por exemplo, a flora, cultura, o falar popular, etc. Além do mais, este projeto também contemplou o que poderíamos chamar de uma interação discursiva entre o autor/leitor/realidade-local possibilitando o leitor ir além daquilo que estava exposto, ou seja, o que estava nas entre linhas do poema, para melhor entender a região sertaneja alagoana da qual estavam inseridos.
Palavras-chave: Letramento, Gênero Textual, Ensino.