65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
CARIMBOLENDO: A ARTE DE ENSINAR BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CENTRO EDUCACIONAL SESC DE CASTANHAL/PÁ.
Enildo Lima Monteiro - Faculdade de Pedagogia - UFPA
Assunção José Pureza Amaral - Profº. Drº/ Orientador - Faculdade de Pedagogia - UFPA
INTRODUÇÃO:
O carimbó é considerado um elemento fundamental para expressar a cultura paraense, um gênero musical que representa a construção da Identidade Cultural de nosso povo e que vem resistindo ao longo dos anos. Para Paiva (2011) a dança do carimbó é uma das mais fortes manifestações culturais do Pará.[...] a dança é resultado da influência das três principais culturas formadora da sociedade paraense: a indígena, a portuguesa e a africana. Neste sentido, é preciso que os docentes encontre estratégias de ensino e aprendizagem para discutir a questão da cultura paraense, para conhecer o carimbó, as transmissões de saberes, dos valores culturais, aonde suas letras vem reunir todas as variantes do nosso estado, favorecendo uma aprendizagem mais significativa para os aluno, trabalhando assim, o resgate da identidade cultural do povo paraense atrelada à formação social da criança, compreendendo também a realidade social do homem que vive na Amazônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das músicas de carimbó na Educação Infantil como recurso pedagógico para o resgate da valorização da identidade cultural do povo paraense na formação social da criança.
MÉTODOS:
Para realizar este trabalho optamos por fazer uma pesquisa científica, no qual utilizamos uma abordagem qualitativa que segundo Teixeira (2004), objetiva desvendar a complexidade dos fenômenos sociais. Para tal, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observação in locus, pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada no ano de 2012 com 25 alunos de 05 anos da educação infantil do Centro Educacional SESC de Castanhal-Pá, através da realização de um projeto carimbolendo que envolvia algumas letras do carimbó dos mestres Lucindo e Verequete na sala de aula dessa referida escola. Realizou-se também uma entrevista semi-estruturada com os professores e as crianças, além de registros fotográficos e análise dos desenhos e da escrita das crianças.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Essa pesquisa revelou que, por meio das músicas do carimbó, as crianças tiveram uma interação social bastante relevante para o seu processo de aprendizagem, visto que elas através dos desenhos que retratava a música do carimbó, elas atingiam o objetivo das atividades, pois passaram se preocupar desde cedo com a preservação do meio ambiente e com os animais em extinção. Além disso, 80% da turma conseguiram desenvolver tanto a oralidade como a escrita e a leitura de palavras. Quanta a brincadeira da dança do carimbó muitos dos alunos que eram retraídos passaram socializar melhor com os colegas, adquirindo os saberes locais e resgatando valores sociais através da história do carimbó, os quais possibilitaram as diversas formas de aprendizagem por meio de atividades em grupo, levantamento de hipótese acerca de cada música estudada, e assim compreenderam o meio sócio-cultural, no qual estão inseridos. Uma vez que, as letras das músicas do carimbó representa toda a realidade social do homem amazônico, dentre outros personagens da região amazônica reunindo todas as variantes do nosso estado, assim como as lendas, os mitos, as crenças e os costumes do nosso povo. Isso, fez com as crianças passassem a valorizar a nossa cultural, resgatando também assim a identidade do nosso estado, o Pará.
CONCLUSÕES:
De acordo com esta pesquisa, evidencia-se o carimbó como um recurso pedagógico muito relevante para a criança, pois compreendemos que suas letras faz com que os alunos vivenciem aquilo que eles estão aprendendo, interagindo com o conteúdo e, neste sentido, proporcionar uma aprendizagem mais significativa para as crianças, fomentando sua capacidade de tornarem cidadãos críticos e capazes de resolverem situações problemas que envolva sua valorização social e cultural, resgatando a identidade do povo paraense. Para isso, o docente precisa fazer uma reflexão sobre sua prática pedagógica, procurando trazer estratégias para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos alunos na educação infantil, através do carimbó, reconhecendo sua própria cultura, no qual os mesmos puderam construir sua criticidade acerca do meio sociocultural onde eles estão inseridos, trabalhando assim, a formação social da criança onde eles puderam compreender toda a realidade social do homem amazônico, valorizando as diferenças sociais, as experiências de saberes, os valores sociais e as especificidades culturais desse homem que vive na Amazônia.
Palavras-chave: carimbó, recurso pedagógico, aprendizagem.