65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
Produção de Biomassa e Relação Folha/Colmo do Capim-gengibre no Litoral do Rio Grande do Norte
Cláudio Avelino de Oliveira Lucena - Acadêmico do curso de Zootecnia – UFRN
Indianara Silva e Araújo - Acadêmico do curso de Zootecnia – UFRN
Jonatas Martins Pessoa - Acadêmico do curso de Zootecnia – UFRN
Karen Luanna Marinho Catunda - Mestranda em Produção Animal – PPGPA/UFRN
Pedro Etelvino de Góes Neto - Mestrando em Produção Animal – PPGPA/UFRN
Emerson Moreira de Aguiar - Prof. Dr./Orientador - Unid. Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias - UFRN
INTRODUÇÃO:
O capim-gengibre (Paspalum maritimum Trind.) é uma gramínea nativa e perene, disseminada nas baixadas litorâneas e nos tabuleiros costeiros do Nordeste brasileiro. Em decorrência ao seu hábito de crescimento rizomatoso e estolonífero, é tida como espécie invasora e de difícil erradicação (CARVALHO FILHO; FONTES, 2004).
Carvalho Filho et al. (1990) constataram que o capim-gengibre apresenta uma larga disseminação nas formações vegetais nas regiões litorâneas do Sergipe. Os ovinos criados nessas pastagens apresentaram uma alta preferência pelo o consumo dessa gramínea.
Segundo Rodrigues et al. (2008), em condições de pastejo, o consumo é influenciado pela disponibilidade de forragem e pela estrutura da vegetação como a relação folha/colmo. A relação folha/colmo é um importante fator do ponto de vista do valor nutritivo e do manejo das espécies forrageiras (PINTO et al., 1994) e a análise de crescimento possibilita identificar as características das plantas associadas à adaptação e potencial de produção em condições favoráveis (RODRIGUES et. al. 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve como objetivo obter informações sobre a produção de biomassa do capim-gengibre assim como quantificar a relação folha/colmo desta gramínea no litoral do Rio Grande do Norte.
MÉTODOS:
O material foi coletado na Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria, pertencente à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, localizada no município de Parnamirim/RN em outubro de 2012.
Foram coletadas 10 amostras aleatórias, numa unidade de área de 0,5 há, as quais foram levadas para análise no Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde foram separadas manualmente as folhas, colmos e materiais mortos. Após a separação das frações, os mesmos foram pesados individualmente, obtendo-se o peso da matéria verde. Posteriormente, foram colocados em estufa a 55°C por 72 horas até a estabilização do peso das amostras, para determinação de matéria seca (MS).
A relação folha/colmo foi determinada pela equação matemática: RFC= MSF/MSC, no qual matéria seca da folha e matéria seca do colmo são representados pelas siglas MSF e MSC, respectivamente.
Para estimar a produção de biomassa da forragem, foram coletadas 10 amostras numa área de 1ha, em forma de zigue-zague, utilizando um aro de 0,25m² e os cortes foram efetuados rentes ao solo. Posteriormente as amostras foram pesadas e secas em estufa para determinação da matéria seca.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os valores médios obtidos das folhas e colmos foram respectivamente 146g e 132g para matéria verde e 40g e 27,5g para matéria seca.
A relação folha/colmo do capim-gengibre apresentou o valor médio de 1,46. Segundo Wilson e t’Mannetje (1978) a relação folha/colmo com valor superior ou igual a 1 representa uma forragem com elevado teor de proteína, alta digestibilidade e consumo, além de conferir à gramínea uma melhor adaptação ao pastejo ou tolerância ao corte.
Em relação à produção de biomassa, a amostra analisada apresentou uma média de 32,03% de MS e uma produção estimada de 3.530 kg/MS/ha. No entanto, deve-se ressaltar que a baixa produtividade observada pode ter sido consequência do déficit hídrico ao qual a pastagem foi submetida, desse modo seu potencial genético não pôde ser totalmente expressado. Apesar disso, o capim- gengibre presentou baixa porcentagem de material morto (3%).
CONCLUSÕES:
O capim-gengibre apresentou uma boa relação folha/colmo e baixa produção de biomassa.
Palavras-chave: Forragem, Paspalum maritimum Trind., Produtividade.