65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O BINÔMIO ENSINO E PESQUISA: SUAS CONCEPÇÕES E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Maria Mikaele da Silva Cavalcante - Centro de Educação - UECE
Joelma Freire Cordeiro - Centro de Educação - UECE
Silvina Pimentel Silva - Profa. Dra./Orientadora - Centro de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
A investigação intitulada, O Professor do Ensino Superior e a Pesquisa; qual relação e prática pedagógica? Está sendo desenvolvidas por professores e alunos bolsista do grupo de pesquisa "Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS" (UECE/Centro de Educação) da Universidade Estadual do Ceará. Tal iniciativa, apoiada pelo Edital Programa Primeiros Projetos - PPP FUNCAP/CNPq nº 07/2010, inscreve-se como um estudo que indaga sobre as práticas pedagógicas dos professores do ensino superior que não mantém vínculo com a pesquisa, buscando responder sobre como esses docentes desenvolvem suas práticas em contextos de sala de aula e as implicações para a formação de professores da Educação Básica. O universo da pesquisa é composto por 11 (onze) cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE/Fortaleza, sendo eles: Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Medicina, Química, Física, Música e Pedagogia/FACEDI. O estudo propõe ampliar as pesquisas destinadas a relação pesquisa e ensino, além de buscar a compreensão sobre a prática da pesquisa no âmbito da docência da referida IES.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa objetiva desenvolver um debate sobre a relação pesquisa e ensino na docência universitária, dando ênfase à prática dos docentes que não utilizam pesquisa nas suas disciplinas e não participam de atividades de pesquisa. Além disso, colaborar para uma reflexão sobre a práxis docente e sobre a relação pesquisa e ensino na Universidade.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo de caso, que utiliza os recursos da pesquisa do tipo etnográfico. Onde revisou-se os documentos legais (Resolução CNE/CP nº 009/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena – DCN’s). Em seguida, aplicamos questionários para que pudéssemos identificar os sujeitos da nossa investigação. Os critérios para seleção foram: não ter vínculo com grupos de pesquisa dentro da Universidade e/ou não ministrar disciplinas ligadas à pesquisa; possuir maior titulação; vinculo institucional e por fim, disponibilidade para a realização das entrevistas. Posteriormente realizamos entrevistas semi-estruturadas que foram fundamentais para auxiliar no alcance dos objetivos propostos para esta investigação, onde utilizamos o software N-VIVO9 para facilitar a análise dos dados e a elaboração de gráficos e planilhas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Identificamos que de um total de 306 professores da Universidade Estadual do Ceará, que ministram disciplinas dos cursos acima mencionado, 162 não participam de grupos de pesquisas e não têm envolvimento com a mesma.
Entretanto, percebemos que os professores investigados reconhecem a concepção de reflexividade e criticidade e que apesar de não terem uma efetivação na pesquisa atualmente e não se envolverem com atividades a ela inerentes, eles procuram aplicar e instigar essa postura investigativa nos seus alunos. Efetivando o que propõe os DCN’s .
Segundo a análise das entrevistas realizadas com os docentes, notamos que alguns dos empecilhos para o não envolvimento destes com a pesquisa, são: a falta de tempo por ministrarem várias disciplinas do curso, por falta de gratificação que faz com que busquem outros trabalhos tendo, assim, que optar pelo distanciamento da pesquisa, motivos de saúde e até mesmo acomodação dos mesmos.
CONCLUSÕES:
Acreditando na importância dos formandos, de um modo geral, vivenciar a pesquisa a fim de possibilitar a efetivação de uma formação reflexiva e transformadora. Temos a convicção que os professores assumem papel fundamental de alicerce para perpetuar esse conhecimento, não devendo ser meros repassadores de conhecimentos acumulados e cristalizados, mas procurar construir alternativas que possibilitem seus alunos a desenvolverem uma postura investigativa, tornando-se, portanto, sujeitos capazes de transformar, não somente a educação, mas a sociedade como um todo.
Desse modo, compreendemos que é necessário que se consolide um ensino entrelaçado com a pesquisa, sendo algo indissociável, possibilitando com isso o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e produzindo um profissional que tenha a perspectiva que não basta questionar apenas o que está ao seu redor, mas questionar a si próprio, exercendo consequentemente uma transformação, não apenas do profissional, mas no contexto ao qual ele está inserido.
Palavras-chave: Pesquisa, Docência, Prática-Pedagógica.