65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
A SAÚDE DOS JOVENS: ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO E PREVENÇÃO DE DSTs EM ESCOLA PÚBLICA DE ARACAJU, SERGIPE.
Isabela Maia dos Anjos - Depto. de Enfermagem- UFS
Paulo Roberto Lima Ferreira Coelho - Depto. de Enfermagem- UFS
Caíque Jordan Nunes Ribeiro - Depto. de Enfermagem- UFS
Adriele Soares Andrade - Depto. de Enfermagem- UFS
Neutênia Roniele Ferreira de Mendonça - Depto. de Enfermagem- UFS
Andréa Ferreira Soares - Profa. Dra./Orientadora- Depto de Morfologia- UFS
INTRODUÇÃO:
A adolescência é a fase da vida onde ocorre a maturação sexual, bem como alterações fisiológicas e psicoemocionais, que estimulam os jovens a viverem intensamente a sua sexualidade, assumindo atitudes de risco, seja por falta de informação e de orientação dos familiares, seja por influência de outros jovens.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste projeto foi promover o aprimoramento da educação sexual e a divulgação de práticas de saúde entre adolescentes, que cursam o ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense na cidade de Aracaju/Sergipe, através de palestras abordando temas relacionados às DSTs.
MÉTODOS:
Aplicaram-se questionários antes e após as palestras, para mensurar os conhecimentos prévios e adquiridos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados foram submetidos à análise estatística qualitativa, através do teste Quiquadrado, evidenciando que a maioria do público-alvo, no pré e no pós-teste, em relação ao conceito de sexualidade afirmou que sexualidade não se refere apenas ao ato sexual e tem um significado mais abrangente, não havendo significância estatística (p=0,181). Constatou-se que no pré e pós-teste a maioria dos alunos desconhecia a possibilidade de transmissão das DSTs através do beijo, não havendo significância estatística (p=0,405). Quanto à questão de prevenir a transmissão de DSTs pelo uso de pílulas anticoncepcionais, a quase totalidade dos alunos avaliados respondeu que “não”, no pré e no pós-teste, não sendo possível estabelecer significância estatística (p=0,08). Quanto à via de maior risco de transmissão sexual de DSTs, observou-se evidente diversidade de respostas no pré e no pós-teste, havendo significância estatística entre os resultados (p=0,007).
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que o percentual de respostas corretas foi crescente entre o pré e o pós-teste no que se refere ao tema DSTs, revelando a importância das oficinas de prevenção na orientação sexual de adolescentes.
Palavras-chave: Adolescência, Sexualidade, Oficinas de orientação sexual.