65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
CESSAÇÃO DO FUMO: MOTIVAÇÃO DOS TABAGISTAS EM TRATAMENTO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA.
Géssica Cruz Galvão - Depto. de Farmácia – UEPB
Allison Ronny Ferreira Lucena - Depto. de Farmácia – UEPB
Thamires Lacerda Dantas - Depto. de Farmácia – UEPB
Irys Raphaella Gomes Ricarte - Depto. de Farmácia – UEPB
Anderson Fellyp Avelino Diniz - Depto. de Farmácia – UEPB
Clésia Oliveira Pachú - Profa. Dra. / Orientadora – UEPB
INTRODUÇÃO:
O tabagismo representa sério problema de saúde pública enfrentada por países. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 2011 o tabagismo é amplamente conhecido como uma doença resultante da dependência a nicotina, que obriga os usuários dos produtos de tabaco a se exporem continuadamente a 4.720 substâncias tóxicas. Assim, tornando-os vulneráveis a contraírem outras doenças limitantes e fatais. O cigarro mata mais que a soma de outras causas de morte como cocaína, heroína, álcool, incêndios, suicídios e AIDS nos países desenvolvidos. Não se pode esquecer que 2/3 da população está em países pobres, e nesses, a fome a desnutrição são a principal causa de morte também evitável (ARAUJO, 2004). Diante deste contexto, é indispensável conhecer a motivação para mudanças de hábitos relacionados ao uso do cigarro, e assim, atingir o sucesso do abandono do cigarro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Frente à problemática da dependência á nicotina, este estudo visa conhecer os fatores motivacionais para a cessação do fumo dos pacientes tabagistas em tratamento no Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande-PB.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro, localizado na cidade de Campina Grande/PB. Foram sujeitos da pesquisa 25 usuários de tabaco inseridos no programa de tratamento do tabagismo do referido hospital, durante fevereiro e março de 2013. Os pacientes envolvidos no programa são de ambos os sexos e idade superior a 18 anos. Após apresentação da proposta da pesquisa os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em seguida responderam um questionário com questões abertas que versavam sobre a motivação para procura espontânea do tratamento de tabagistas. Os dados foram tabulados para melhor visualização dos resultados e, em seguida analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi possível observar que da amostra que buscou espontaneamente o tratamento, 25 sujeitos, inseridos no programa de tratamento do tabagismo do Hospital Alcides Carneiro, responderam que a motivação em abandonar o cigarro era, para 70,83%, porque estava afetando sua saúde. Outra motivação apontada por 79,16%,foi estar sendo pressionado por outras pessoas, assim , demonstrando a afirmativa da influência da família e amigos. Quanto tratado sobre a restrição de fumar em ambientes públicos, 71,33% relatou como um dos motivos para abandonar o fumo. O resultado encontrado quanto as principais motivações dos tabagistas a abandonarem o cigarro corrobora com o trabalho de Almeida (2009) que aponta a família como principal influenciador dos tabagistas a procurar tratamento para cessação do fumo.
CONCLUSÕES:
Percentual superior a 70% dos pacientes estudados apresentaram motivações em cessar o tabagismo. Analisando esses resultados, percebemos que as pessoas desejam muito parar de fumar pela preocupação com a sua saúde e influência da família, dessa forma os achados do estudo salientam o papel do profissional da saúde na abordagem do tabagismo, e apontam para a importância de intervenções mais direcionadas, para auxiliar nesse processo.
Palavras-chave: Motivação, Fumo, Cessação.