65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Internet no contexto da sala de aula: alguns desafios e perspectivas
Jaiza Helena Moisés Fernandes - Universidade Federal do Ceará - UFC
INTRODUÇÃO:
Os avanços tecnológicos modificam a vida das pessoas. A internet tem sido a grande responsável por essa revolução. (Kenski, 2007). Nessa perspectiva, o professor é o mediador da “inteligência coletiva” (Levy, 1999), pois a educação está perpassada pela criação, divulgação, recepção e ressignificação de informações e conhecimentos em rede, a cibercultura. Lemos (2003). Nesse contexto, professores e alunos atuam de forma colaborativa e cooperativa. Pesquisas apresentadas por Junqueira (2012) destacam que a maioria dos professores faz uso da internet fora da escola e pouco no ensino e alegam que os alunos ficam sobrecarregados de informação e falta suporte técnico. Em Vieira (2007), a pesquisa na internet se limita na busca de informação, sem orientação do aluno. Para Santos (2007) a pesquisa deve ser crítica, a partir da alfabetização digital dos professores. A partir da observação da subutilização dos computadores e internet numa escola pública de Fortaleza, optamos por investigar professores e alunos sobre o uso da internet na escola e as questões relacionadas a essa subutilização. A relevância do estudo decorreu da necessidade de compreendermos de que forma esses atores escolares utilizavam ou não a internet na escola e como eles percebiam a importância da internet no ensino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar as formas de uso da internet, na escola, por professores e alunos de duas turmas de Promédio – programa preparatório dos alunos do 9º ano para seleção do Ensino Médio do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) - de uma escola pública municipal de Fortaleza, a partir das experiências e percepções desses atores sobre o uso potencial da internet na escola.
MÉTODOS:
Este estudo investigativo qualitativo se materializou a partir da identificação do problema: não utilização do Laboratório de Informática na atividade educativa de duas turmas do Promédio - programa que prepara alunos do 9º ano para o processo seletivo do Ensino Médio do IFCE - de uma escola pública municipal de Fortaleza. Partimos das seguintes indagações: Por que professores e alunos não utilizam o Laboratório de Informática, o computador e a internet nas atividades de ensino e de aprendizagem? Como professores e alunos percebem a importância da utilização da internet no ensino e como seu uso pode ser potencializado na escola? A coleta de dados foi feita através de duas entrevistas focais e aplicação de um questionário com oito questões abertas. Inicialmente, conversamos sobre a pesquisa com 03 professores e 85 alunos dessas turmas em 02 h/a no Laboratório. Entregamos os questionários com as devidas orientações. Os questionários foram entregues a 06 professores e 40 alunos. Responderam aos questionários 06 professores e 28 alunos.
Em seguida, foi realizada outra entrevista focal com 03 professores e 25 alunos respondentes tendo em vista maiores esclarecimentos acerca dos questionários respondidos. Por fim, fez-se a análise e interpretação dos dados coletados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os 06 professores pesquisados eram iniciantes de várias áreas do conhecimento com idades entre 21 e 32 anos de idade e experiências de ensino de, no máximo, 03 anos. Todos utilizavam a internet dentro e fora da escola. A rede era utilizada por eles para entretenimento, estudos e pesquisas. Quanto ao não uso do Laboratório de Informática da escola, lócus da pesquisa, relataram problemas técnicos (quedas de energia) que inviabilizavam o uso dos computadores. Todos os docentes mencionaram recursos da internet que usavam no ensino em outras escolas, como videoaulas, sites educativos, documentários, blogs e wikis. Todos os alunos usavam a internet. 13 alunos, acessavam em casa (02 deles mencionaram o celular); 12, em lan houses e apenas 01 aluno citou a escola. A maioria buscava entretenimento e interação nas redes sociais; mas, 15 alunos disseram que realizavam pesquisas e trabalhos escolares. Para 20 alunos, a escola deve ensinar o aluno a usar a internet. Enfim, na escola, os mestres usavam a internet de forma limitada, sala de aula, através da rede móvel em seus notebooks, para trabalhar conteúdos da internet. Professores e alunos reconheceram o potencial educativo da internet e salientaram que os problemas técnicos deveriam ser resolvidos para o uso potencial da internet na escola.
CONCLUSÕES:
A partir dessa investigação, concluiu-se que todos os sujeitos pesquisados, professores e alunos, faziam uso da internet. Os professores tinham perfil jovem, eram iniciantes na profissão e na rede pública de ensino. Esses docentes reconheciam a importância da internet para pesquisa, interação, entretenimento e ensino, pois apontaram diversos recursos online que já conheciam e utilizavam na sala de aula. Os alunos, por sua vez, utilizavam a internet fora da escola para interagir nas redes sociais, realizar pesquisas e fazer trabalhos escolares. Os discentes também reconheciam a importância da internet no ensino e a relevância da orientação e mediação do professor para não dispersão deles diante da tela. Contudo, a internet era subutilizada no contexto pesquisado devido aos problemas de gestão e técnicos que inviabilizavam as atividades de ensino e de aprendizagem no Laboratório de Informática com o uso da internet. Concluiu-se, por fim, que não basta equipar as escolas com computadores conectados a internet, mas também, criar condições humanas, materiais e técnicas para que o uso da internet seja potencializado na escola.
Palavras-chave: internet e escola, recursos de ensino, ensino e aprendizagem.