65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
Macrófitas aquáticas como bioindicadoras de característísticas limnológicas em um ambiente lêntico
Adrielli Ribeiro Araújo - Curso de Técnico em Meio Ambiente; IF do Sudeste de Minas/Campus Barbacena.
José Orlando Silva - Curso de Técnico em Meio Ambiente; IF do Sudeste de Minas/Campus Barbacena.
Gabriela do Vale Bertolin - Curso de Técnico em Meio Ambiente; IF do Sudeste de Minas/Campus Barbacena.
Rafael Candido de Araújo - Curso de Técnico em Meio Ambiente; IF do Sudeste de Minas/Campus Barbacena.
Sarah Ferreira Santos - Curso de Técnico em Meio Ambiente; IF do Sudeste de Minas/Campus Barbacena.
Benedita Aparecida da Silva - Profª. /Orientadora ; IF do Sudeste de Minas/Campus Barbacena.
INTRODUÇÃO:
Em geral, macrófitas aquáticas constituem um importante papel ecológico em ambientes lênticos, participando de processos da sucessão ecológica, e servindo de abrigo e alimento para diversas comunidades da fauna aquática, além de possuírem uma interação com as características limnológicas de seu habitat, obtendo assim um potencial bioindicador para a qualidade ambiental. No entanto, muitas vezes perturbações antrópicas, como processos de urbanização, geram a explosão populacional desses indivíduos causando assim prejuízos para o uso múltiplo das águas como a balneabilidade e a produção de energia.
Devido a isso, estudos sobre macrófitas, ainda escassos em ambientes tropicais, tornam- se relevantes por auxiliarem na tomada de decisão em relação à necessidade da prática de controle e manejo desses organismos, visando à manutenção do equilíbrio ecossistêmico e da utilização dos recursos hídricos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve por objetivo investigar a qualidade da água de uma lagoa e de sua nascente principal, em região urbana de Barbacena-MG, por meio do levantamento de macrófitas e análises limnológicas de modo a fornecer subsídios de monitoramento dessa qualidade, para o seu uso com finalidade de balneabilidade, como também a conservação estrutural e funcional da ecológica deste ambiente.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no período chuvoso, entre dezembro de 2012 e março de 2013, e incluiu a coleta de macrófitas, e a análise limnológica de uma lagoa, e de sua nascente principal, localizadas no bairro Nova Cidade, na região urbana de Barbacena-MG, a 21º23’27’’S 43º73’59’’W. A área de estudo pertence à congregação religiosa Passionista Nossa Senhora das Dores, e caracteriza-se como de proteção ambiental abrigando fragmentos florestais do ecótono Mata Atlântica e Cerrado em processo de regeneração, além de nascentes.
Na lagoa, com 302 m de perímetro, foram realizados três transectos lineares nos pontos com agrupamento homogêneo de macrófitas, as quais foram coletadas, herborizadas e identificadas, com auxílio de um especialista e material bibliográfico.
A análise limnológica da lagoa e de sua nascente principal consistiu no diagnóstico dos seguintes parâmetros: temperatura, cor aparente, cor verdadeira, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), fósforo total, nitrogênio amoniacal, Oxigênio Dissolvido (OD), pH, turbidez, coliformes totais e Escherichia coli. Sendo que ambos foram avaliados segundo a metodologia de acordo com o Standard Methods for the Examintation of Water and Wasterwater – 21st Edition
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As macrófitas identificadas foram:Eleocharis interstincta (Vahl) Roem. & Schult , Cyperus lanceolatus Poir., Hyptis sp., Nymphoides indica (L.) Kuntze, Paspalum sp. Setaria sp.; Typha sp., Xyris laxifolia Mart. e Indet.
Quanto ao hábito de crescimento: 5 emergentes, 2 anfíbias e 1 flutuante fixa.
Os resultados apresentados na sequência foram obtidos das análises limnologias:
Na lagoa foram encontrados os valores: cor verdadeira 9,0µH, cor aparente 135,0µH, turbidez 60,10uT, pH 7, temp 21,5ºC, DBO 0,54mg/L, OD 4,6mg/L, P 0,04mg/L, N 0,19mg/L, Coliformes 21870,0NMP/100mL e E. coli 5370,0NMP/100mL.
E na nascente: cor verdadeira 5,0 µH, turbidez 12,50uT, pH 6,6, temp 19ºC, DBO 0,45mg/L, OD 2,2mg/L, P <0,01mg/L, N 0,44mg/L, Coliformes 1350,0NMP/100mL e E. coli 410,0NMP/100mL.
Com base nos resultados, o ambiente não se encontra eutrofizado, pois os coliformes se mantiveram baixos, não havendo alto teor de matéria orgânica. E pelos baixos valores de fósforo e nitrogênio.
As macrófitas encontradas na lagoa, não correspondem àquelas utilizadas como bioindicadores de má qualidade da água, como: Eichhornia, Pistia, Salvinia (Pedralli 2003). Do mesmo modo, os resultados obtidos pelas análises, corroboram a adequada qualidade da água para o uso da balneabilidade, atendendo aos parâmetros preconizados pela Resolução Conama 274, de 29/11/2000.
CONCLUSÕES:
A lagoa, localizada na área da congregação religiosa Passionista Nossa Senhora das Dores, em Barbacena-MG, no período estudado, não se apresentou eutrofizada, e/ou poluída, apesar de encontrar-se em região urbana.
No entanto, a qualidade da água é dinâmica, temporal e espacialmente, o que implica que o seu monitoramento deve ser contínuo.
A utilização de bioindicadores em geral, e macrófitas aquáticas em particular, têm se mostrado eficientes no monitoramento da qualidade de diferentes compartimentos ambientais, com a vantagem de serem economicamente mais acessíveis e de mais fácil manejo metodológico.
Determinados parâmetros de qualidade da água, no entanto, só são passíveis de verificação por meio de análises limnológicas, e são fundamentais em estudos desta natureza.
O monitoramento de mudanças ocorridas na qualidade de um corpo hídrico subsidia ações de controle no uso e recuperação de áreas adjacentes, possibilitando também, usos da água, em bases sustentáveis.
Palavras-chave: água, análise, ambiente.