65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A Comunicação Cientifica em Redes Sociais Virtuais
Aureliana Lopes de Lacerda Tavares - Universidade Federal de Pernanbuco - Departamento de Ciência da Informação
Erinaldo Dias Valério - Universidade Federal de Pernanbuco - Departamento de Ciência da Informação
Tiago José da Silva - Universidade Federal de Pernanbuco - Departamento de Ciência da Informação
INTRODUÇÃO:
A comunicação científica inclui as atividades associadas com a produção, disseminação e uso de informação, desde o momento de concepção da idéia de pesquisa até o instante em que os resultados dessa são aceitos como parte do conhecimento científico. Dessa forma, ela se situa no “coração da ciência”, sendo tão vital quanto à própria pesquisa, que para se legitimar precisa ser divulgada e comprovada, e para tanto, precisa ser comunicada (MEADOWS, 1999).
Com o advento da Internet e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s, as relações sociais foram completamente alteradas e o fluxo da comunicação científica teve que ser reestruturado e readaptado aos novos ambientes
Nesse sentido, percebe-se que a forma de comunicar o conhecimento científico é um tema bastante discutido em todas as áreas e o modo como estas vêm utilizando as TIC’s como forma de comunicar e produzir esse conhecimento também.
Esses novos formatos fazem parte do fazer científico. As Redes Sociais Virtuais - RSV estão cada dia mais, tornando-se verdadeiros recursos para encontrar e divulgar informação relevante na Internet. Assim, pergunta-se: será que os estudantes/pesquisadores estão atentos a esses novos formatos, e os estão utilizando (ou não) nas suas pesquisas acadêmicas?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa pretende verificar o uso das RSVs na produção e comunicação científica. Também serão abordadas as vantagens e desvantagens do uso dessas redes, buscando fazer uma reflexão sobre a importância do uso dessas na divulgação de informações cientificas.
MÉTODOS:
Caracteriza-se como um estudo exploratório das redes sociais virtuais, onde visa explanar e dar uma visão geral de conceitos mais precisos sobre determinados assuntos. Também se caracteriza como pesquisa bibliográfica, onde foi realizado um levantamento em fontes de informações primárias e secundárias, tais como, bases de dados, livros, artigos, dissertações, proporcionando maior reconhecimento da temática estudada.
O universo da pesquisa foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Santa Catarina – BDTD/UFSC, a população pesquisada foi às dissertações dos cursos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Biotecnologia, Ciência da Informação, Física, Nutrição e Saúde Pública. A escolha dos cursos se justifica pela representação das três grandes áreas do conhecimento, ou seja, Ciências Humanas, Exatas e Saúde.
A busca foi realizada levando em consideração apenas o tipo de material, ou seja, as dissertações. Neste sentido, não foi restringido o período de busca, foram analisadas todas as dissertações que estavam depositadas. Assim, a busca recuperou um total de 84 dissertações, sendo analisadas 81, as outras três apresentaram problemas de acesso. A coleta das dissertações aconteceu no período novembro a dezembro de 2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nesta pesquisa, totalizaram-se 81 dissertações, divididas da seguinte maneira: Arquitetura e Urbanismo (19), Biotecnologia (9), Ciência da Informação - CI - (11), Física (12), Nutrição (14) e Saúde Pública (16). Desse universo, apenas 16 usam RSVs no sentido de dar fundamento ao seu referencial teórico.
Percebe-se que as áreas da CI e da Arquitetura e Urbanismo demonstram uma maior aceitação ao uso das RSVs. Verifica-se que os blogs, assim como a Wikipédia abrangeram 4 dos 6 programas estudados. Sendo que os blogs foram mais citados totalizando 18 referências. A Wikipédia é uma enciclopédia criada em colaboração, o que causa certa desconfiança no que diz respeito ao seu uso como fonte de informação científica. Ela teve um total de 7 referências, sendo mais citado por Arquitetura e Urbanismo.
Das 8 redes encontradas na coleta de dados, a CI citou 6. Isso demonstra que esta ciência, que estuda os processos, geração e comunicação da informação, consegue perceber a importância e validade de tais fontes, está no momento das outras áreas se debruçarem numa reflexão que leve a perceber que há novas alternativas para se comunicar ciência, e que saindo dessa zona de conforto, possam mostrar seus anseios para que haja criação de normas que enquadre essas alternativas.
CONCLUSÕES:
As TIC’s têm reconfigurado os diversos espaços na sociedade. A Web 2.0 permitiu a criação de sistemas de compartilhamento de informações e a interação entre pessoas. Mecanismos esses, que dentro da comunidade científica, possibilitaram a rápida comunicação de resultados de pesquisas e a disseminação de informação entre os grupos de pesquisadores.
Reconhecendo o limite dessa pesquisa, pode-se concluir que as RSVs são consideradas fontes de informação que proporcionam ao pesquisador, de maneira rápida, a informação necessária para obtenção de conhecimento. Durante a análise, percebeu-se que os pesquisadores dão mais ênfase à utilização de fontes primárias de informação, ou seja, livros e periódicos. Mas alguns ainda são mais resistentes, usam apenas a versão impressa, descartando a utilização de qualquer meio digital.
Enfim, parece adequado refletir sobre a importância e o alcance que essas redes têm atingido no processo de comunicação, pois os sujeitos sociais podem partilhar de vários materiais de interesse comum, de forma que as informações que circulam em rede tende a ser especializada, atendendo as necessidades desses grupos.
Palavras-chave: Comunicação Cientifica, Redes Sociais Virtuais, Produção Cientifica.