65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
WEBQUEST: UMA EXPERIÊNCIA INTERATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA
Vanessa Ferraz de Oliveira - Centro de Ciências e Tecnologia – UNICAP
Guilherme Thiago Borges - Centro de Ciências e Tecnologia – UNICAP
Lucia Fernanda C. da Costa Leite - Profa. Dra./Co-orientadora – Centro de Ciências e Tecnologia – UNICAP
Verônica de Melo Rodrigues da Silva - Profa. Esp./Orientadora – EREM Aníbal Fernandes - SEDUC - PE
INTRODUÇÃO:
Com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, a educação é convidada a repensar estratégias que possibilitem a inclusão da mesma na escola. Compreende-se como TICs (tecnologias de informação de comunicação), o conjunto composto por infraestrutura material, pelos procedimentos e serviços envolvidos na informatização de sistemas computacionais que automatizam processos e pela interação intermediada por meios computacionais (MOREIRA, 2003). A inserção das TICs na sociedade, principalmente as advindas da internet, tem influenciado as formas de comunicação dos jovens, que se encontram cada vez mais presentes em redes sociais. No âmbito educacional, a internet é melhor utilizada quando inserida numa proposta pedagógica. Segundo Leão e outros autores (2006), a WebQuest tornou-se uma maneira muito conhecida para guiar a utilização dos recursos da Web para o ensino e aprendizagem através de pesquisas. Este trabalho surgiu da necessidade de utilizar as tecnologias disponíveis na escola, atreladas ao uso de redes sociais no processo de aprendizagem do estudante, a partir da aplicação de uma webquest abordando o tema Radioatividade no ensino da química, capaz de potencializar a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a relevância da utilização da webquest no ensino da química, como ferramenta tecnológica no processo ensino aprendizagem do estudante, associando ao uso das redes sociais (facebook) nas aulas de química, bem como inserir esses recursos tecnológicos na prática docente.
MÉTODOS:
Este trabalho teve início com a construção de uma webquest, cuja finalidade era trabalhar a temática radioatividade, atrelada ao uso pedagógico dos tablets recebidos pelos estudantes das escolas públicas, vinculando seu uso ao acesso às redes sociais (facebook). A aplicação da webquest foi realizada com uma turma de trinta estudantes do 3° ano do ensino médio, da Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes em parceria com o Projeto PIBID – Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, totalizando uma duração de sete aulas com 50 minutos cada. Sendo quatro aulas para explorar a webquest, duas aulas para discussão da temática através da realização de um júri na sala de aula, e uma aula para avaliação do uso da tecnologia nas aulas de química, através um questionário. Para a realização da atividade, as tecnologias utilizadas foram: tablets, notebook e data show. O acesso a webquest se deu através de uma pagina do facebook: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fprezi.com%2Fp9b6ux67mhul%2Fpresent%2F%3Fauth_key%3D9rw7trg%26follow%3Dyow_bzzlshtx%26kw%3Dpresent-p9b6ux67mhul%26rc%3Dref-35402135&h=8AQHb_-IO&s=1, facilitando assim o acesso às informações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No decorrer da aplicação da webquest foi observada uma maior participação e uma curiosidade crescente nos estudantes ao utilizar as redes sociais como ferramenta de estudo, o mesmo ocorreu no momento do júri onde se observou uma discussão qualificada em torno do tema, o que aponta para a efetiva construção do conhecimento dos educandos. Em relação ao questionário aplicado na turma, avaliando o uso da ferramenta na aula de química, 100% dos estudantes consideraram importante o uso das tecnologias nas aulas, assim como, a utilização da webquest como agente motivador, capaz de contribuir de forma efetiva no seu aprendizado. Os estudantes também avaliaram de forma positiva os vídeos e textos utilizados na webquest, relatando que o conjunto da atividade tornou a aula “mais interessante”, capaz de mudar de opinião sobre a temática frente aos novos conhecimentos adquiridos, indicando assim o uso de webquest nas demais disciplinas. Diante dos resultados apresentados, o uso da webquest possibilitou a realização de uma pesquisa, previamente, planejada dos recursos da Web, para o processo de ensino e aprendizagem da temática Radioatividade.
CONCLUSÕES:
Considerou-se a webquest uma ferramenta com um potencial elevado no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a mesma utiliza a tecnologia e recursos da Web para motivar os estudantes, e tais recursos e aparatos tecnológicos já estão inseridos no cotidiano dos educandos, gerando um grande fascínio entre eles, o que ficou evidenciado pelo interesse e participação na atividade proposta. O fato do aplicativo gerador da webquest está associado ao facebook, possibilitou uma maior interação entre os estudantes durante a atividade, tornando-a mais atrativa. Considerou-se, ainda, de grande importância, a inserção de recursos tecnológicos na prática docente por permitir uma avaliação constante de metodologias e práticas de ensino, além de ampliar o acesso a informação de todos envolvidos com a educação.
Palavras-chave: TICs, Aprendizagem, Prática docente.