65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DAS SALAS DE AULA DO CAMPUS DO SERTÃO DA UFAL
Luciana da Rocha Melo Guerra - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Bruna Rosa de Barros - Profa. Mestre/Orientadora - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa apresentar os principais resultados obtido durante a realização da pesquisa relativa à Avaliação Pós-Ocupação (APO) do Campus do Sertão da UFAL – Sede em Delmiro Gouveia- AL. O objetivo da pesquisa era estudar os espaços construídos e ocupados do Campus sob o enfoque da APO de modo a obter dados que possam subsidiar ações norteadoras de intervenções nas futuras instalações. O ambiente construído do Campus é ainda constituído de um único bloco, o mesmo apresenta a forma de um triângulo retângulo. Cada lado com duas edificações (térreo e 1º andar). Destas edificações foram analisados apenas os dois catetos, e o espaço da biblioteca na hipotenusa. A abordagem aqui focará os resultados obtidos da percepção dos usuários que freqüentam as salas de aula. O Campus do Sertão é relativamente novo, bem como o período de ocupação. Devido a este fato alguns ambientes apresentaram resultados um tanto incoerentes com os esperados de acordo com as normas. Principalmente no que diz respeito ao conforto (térmico, luminoso, mobiliário), instalações elétricas. Este Campus, recém-implantado, possui uma extensa área que ainda será construída. Logo, deve-se realizar o planejamento adequado dessas e analisar o que já foi executado e ocupado pela comunidade acadêmica do Campus.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar os resultados obtidos no processo de avaliação dos usuários no espaço das salas de aula da UFAL Campus do Sertão com a metodologia da APO
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no Campo da Engenharia, por meio de métodos qualitativo e quantitativo de Estudo de Caso, Observação Direta dos Pesquisadores e Levantamentos físico-espaciais. Os procedimentos foram realizados em três etapas; na primeira foi feita a investigação teórica em fontes bibliográficas referentes ao planejamento urbano, planos diretores, gestão ambiental de Instituições de Ensino Superior e APO de Campus Universitário. Em paralelo, efetuou-se uma pesquisa documental em órgãos municipais: Plano Diretor Municipal e Código de Obras. A segunda etapa realizou a Observação Direta, com levantamento da situação atual do Campus e dos projetos de extensão. Foram elaborados questionários e aplicados a 9,7% dos usuários alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, Letras e Pedagogia e a 16,5% dos servidores (professores, técnicos administrativos). Além da realização de entrevistas a usuários específicos. Os dados são referentes a dezembro de 2012 e janeiro de 2013. A terceira etapa constituiu na análise das informações levantadas. Os dados foram tabelados, representando graficamente as percepções dos usuários pesquisados; constituindo importantes ferramentas de medidas de satisfação que poderão subsidiar propostas de intervenções nas futuras instalações do Campus.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos questionários aplicados 90% dos usuários pesquisados freqüentam e avaliaram as salas de aula. As mesmas localizam-se no cateto adjacente do prédio, no térreo e no 1ª andar. Oito em cada pavimento, com 70 m2 e 75 m2, respectivamente. Avaliaram positivamente o piso, disposição do mobiliário, limpeza, quantidade de lâmpadas e a localização das portas (que são duas), assim não interrompe o fluxo dos usuários nas aulas, pratica em situações de emergência e flexibiliza a subdivisão. As insatisfações estão relacionadas ao conforto das cadeiras dos alunos: são de polímeros, desconfortáveis, além de inadequadas a canhotos e obesos. As janelas estão direcionadas ao leste, recebem muita iluminação natural e insolação durante as primeiras horas da manhã e causam ofuscamento no quadro branco. Alguns dos usuários avaliados sugeriram colocar brises externos a elas. A localização e quantidade de instalações são poucas e não atende a demanda dos usuários. A sensação térmica no verão é considerada péssima, sendo proposta a instalação de ar condicionado. De acordo com a norma, por vezes, é necessário o resfriamento ativo para garantir o mínimo conforto ao usuário. A sala de aula, ambiente de ensinoaprendizagem, necessita de uma configuração física que ofereça conforto aos estudantes.
CONCLUSÕES:
O processo de APO deve fazer parte de todo e qualquer espaço construído, pois constitui importante ferramenta de conhecimento, aumento constante da qualidade e do conforto da população atendida. É importante ressaltar que a avaliação da satisfação do usuário não exclui a do especialista e vice-versa. Enquanto a avaliação do especialista enfoca os aspectos objetivos e quantitativos, a do usuário enfoca os aspectos qualitativos e subjetivos a partir de uma vivência maior do ambiente. O enfoque maior nesta APO foi a avaliação dos usuários e de acordo com suas percepções foi possível detectar os principais aspectos positivos e negativos na edificação das salas de aula. Em virtude do curto período de construção e ocupação não foi constatado patologias, as insatisfações mais relevantes dizem respeito à ocupação com alguns ambientes ainda em fase de acabamento, e algumas mudanças de projeto. Assim, destaca-se o desconforto (térmico, luminoso) e nas cadeiras dos usuários alunos, além de poucas instalações elétricas. No entanto, são situações provisórias e a cada dia estão sendo resolvidas. As sugestões obtidas nesse processo poderão alavancar melhorias que proporcionem o conforto adequado aos usuários.
Palavras-chave: APO, Percepção de usuários, Ambientes de ensinoaprendizagem.