65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
GERMINAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DOS RIZOBIUM EM SEMEADURA DIRETA EM DIFERENTES MISTURAS DE SUBSTRATOS COM SEMENTES DE ORELHINHA (ENTEROLOBIUM SCHOMBURBKII BENTH) A PLENO SOL
Liliam Araujo dos Santos - Discente, Técnico em Florestas integrado ao médio - IFRO
Camila Eler Assis - Discente, Técnico em Florestas integrado ao médio - IFRO
Iuri Maicom Moreira de Oliveira - Discente, Técnico em Florestas integrado ao médio - IFRO
Poliane Rodrigues Rosa - Discente, Técnico em Florestas integrado ao médio - IFRO
Andreza Mendonça - Profa. Ms. Engenheira Florestal/Orientadora - IFRO
Jhonatas Cortes Rosa - Engenheiro Agrônomo/orientador - IFRO
INTRODUÇÃO:
Na Região Amazônica o desmatamento vem causando grandes problemas ambientais. As áreas devastadas aumentam a cada dia e para a recuperação desses locais a demanda por mudas de essências florestais vem crescendo gradativamente. Neste cenário, uma das espécies mais utilizadas para a recomposição destas áreas é a orelhinha, também conhecida por Tamboril, é natural da Amazônia ocorrendo também no sul do país. A produção de mudas desta espécie pode ser feita por vários métodos, entre eles a semeadura direta em sacos plásticos. Este método elimina a confecção de sementeiras e posteriores repicagens, redução do prazo para produção, produção de mudas mais vigorosas e com sistema radicular de melhor conformação. Contudo, o desafio desse método é reduzir a quantidade de sementes utilizada por recipiente a partir da quebra de dormência tegumentar. A simbiose entre a espécie e bactérias fixadoras de nitrogênio formam pequenos nódulos chamados rizóbios. Tal interação entre planta e bactéria é responsável por transformar o nitrogênio inorgânico em nutrientes nitrogenados, facilitando assim, a captação pelos vegetais. Este processo é indispensável para o crescimento das plantas, além de melhorar as propriedades químicas do solo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a percentagem de germinação e número de nódulos nas raízes da orelhinha em diferentes misturas de substrato.
MÉTODOS:
As sementes de orelhinhas (Enterolobium Schomburbkii Benth) foram coletadas em Nova Brasilândia, Rondônia. Após a coleta, as sementes beneficiadas tiveram a dormência quebrada por meio de desponte no sentido oposto ao hilo por meio de um cortador de unha. Foi realizada semeadura direta nos sacos plásticos de polietileno 17 x 22 cm com diferentes misturas de substratos: areia e subsolo com proporção 2:1 (T1); areia, palha de arroz e subsolo 2:1:1 (T2) e areia, palha de arroz, casca de café e subsolo de 2:1:1:1 (T3), usou-se uma semente por recipiente. Em cada mistura de substrato utilizou-se quatro repetições de 25 sacos plásticos, totalizando 100 sacos plásticos de diferentes misturas. Avaliou-se a percentagem de germinação das sementes após 15 dias da semeadura. As plântulas ficaram cerca de 15 dias antes de serem transferidas para o viveiro a pleno sol. A quantidade dos rizóbios nas diferentes misturas de substratos foram avaliados após 90 dias, utilizando 10 mudas. Deve-se ressaltar que não foi realizado inoculação. O experimento foi inteiramente casualizado com três tratamentos e 10 repetições, sendo cada muda uma unidade amostral. O software utilizado foi o Sisvar, versão 5.3, e as médias, após análise de variância, comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A mistura de substrato T1 teve 100% de germinação diferindo significativamente em relação aos substratos T2 com 95,7% e T3 com 88,7% de germinação. A germinação diminuiu com aumento da matéria orgânica disponível, possivelmente a palha de café tenha diminuído a aeração do substrato e dificultado a protrusão da radícula. A mistura de substrato utilizando palha de arroz teve maior número de rizóbios (23) diferindo significativamente dos substratos (T1) com 7,50 nódulos e do (T3) com 5,75. As mudas avaliadas estavam a pleno sol, o que pode ter ocasionado stress nesta fase, as mudas nos três diferentes substratos tiveram um crescimento maior das raízes em relação à parte aérea, contudo houve nas misturas T1 e T3 menor número de nódulos. O substrato usando a palha de arroz possibilitou a formação de maior número de nódulos, devido à aeração do substrato. Notou-se também que houve compensação do número de nódulos em relação ao peso da matéria seca total de maneira significativa. As mudas no substrato usando palha de arroz tiveram maior numero de nódulos (23) e menor peso da matéria seca total (0,20 g) em relação ao substrato sem adição de matéria orgânica que teve 7,5 nódulos e 0,36 g de peso da matéria seca total.
CONCLUSÕES:
A maior percentagem de germinação ocorreu no substrato sem adição de matéria orgânica. O substrato utilizando palha de arroz possibilitou maior formação dos nódulos de rizóbios em relação aos demais substratos avaliados.
Palavras-chave: Plântulas, áreas degradadas, nódulos.