65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
LEITURA LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Claudiana de Sousa Duarte - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Francisca Costa Gomes - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Isaac de Oliveira Santana - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Leidmar Barbosa de Almeida - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Maria Rosana Torres da Costa - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
José Carlos Aragão Silva - Doutor em História – Coordenador PIBID/UFMA/Campus Codó
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi realizado na Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wickhein, (EFA) localizada a cerca de 40 km da zona urbana de Codó, na comunidade Quilombola Monte Cristo, pelos bolsistas do PIBID da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. A escola desenvolve a pedagogia de alternância onde os alunos passam quinze dias na escola aprendendo as disciplinas regulares e conhecimentos voltados para o aprimoramento das técnicas no campo, como zootecnia e agricultura e, depois retornam para suas comunidades e aplicam essas instruções na prática cotidiana.
O projeto teve como finalidade formar leitores a partir da leitura literária de forma a contribuir para a melhoria educacional e cultural da comunidade, pois foi percebido que o incentivo a leitura ainda é pouco valorizado, além de não ser uma prática vista como formadora de conhecimentos. Dessa maneira, foi desenvolvido ações que tivessem o objetivo de despertar o incentivo a leitura através de manifestações artisticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
- Incentivar a leitura literária; - Realizar produções artísticas; - Implantar o clube de leitura.
MÉTODOS:
Inicialmente foram feitas apresentações teatrais e contações de histórias pelos bolsistas do projeto com o intuíto de incentivar a leitura litarária, partindo da literatura infantil até a literatura voltada para jovens e adultos. O planejamento das atividades foram realizadas semanalmente junto aos coordenadores, a escolha das atividades eram feitas com o objetivo de fazer interagir os estudantes de forma a contribuírem com o projeto e também com o desenvolvimento escolar. Para isso, se institui clubes de leituras com escritores conhecidos nacionalmente como Ana Maria Machado, Cecília Meirelles, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Erico Veríssimo, além de autores internacionais que contribuíram significativamente com o trabalho literário como os poemas de Willian Shakespeare; rodas de conversas utilizando como base filmes e fábulas; peças teatrais; paródias e declamações de poemas que favoreceram melhor compreensão da literatura. Foram confeccionados materiais de apoio como fantoches, vestimentas e máscaras. Além disso, realizou-se outras atividades como a I Semana do Conhecimento com o tema Literatura e Arte promovendo a Inclusão Social, com a apresentação da peça teatral “o Mundo da Fantasia em Apuros” de Daniela Gonçalves Oliveira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante dos resultados foi verificado que os estudantes estavam mais participativos com as atividades realizadas, além do notório fim da timidez. Sendo assim, uma vez que passaram a se expressar melhor, também desenvolveram outras habilidades relacionadas ao ensino/aprendizagem. Constatou-se, ainda que o trabalho com a leitura literária possibilitou uma melhor compreensão dos textos escolares, sendo este um dos aspectos que motiva o projeto e traz ganhos significativos no processo de aprendizagem tanto aos alunos quanto para o desenvolvimento dos bolsistas, vale ressaltar, que por desenvolver o projeto dentro de uma comunidade quilombola, sempre destacamos seus costumes como forma de preservar sua cultura e sua história.
CONCLUSÕES:
É possível assegurar que durante e ao final do projeto, é perceptível evolução dos alunos envolvidos, tanto da EFA, quanto do PIBID. De fato, percebeu-se que as notas e desenvolvimento dos primeiros em sala de aula melhorou significativamente, enquanto que, para os bolsistas, participantes ativos dessa transformação, a experiência contribuiu decisivamente para a formação comprometida de futuro docentes. Além desses benefícios descobriu-se o encantamento que a literatura trouxe para as vidas dos envolvidos, pois a cada história contada seja ela na forma de teatro ou oralmente contada nos envolvíamos com mais intensidade e com um enorme prazer de poder por um momento se tornar um personagem vivendo assim uma nova realidade. A equipe se empenhou em fazer um bom trabalho e esse objetivo foi considerado alcançado a partir do momento em que se percebeu que os participantes do projeto foram contagiados com a literatura, se interessaram em apresentar peças e em lerem os livros literarios. Da mesma forma, acreditamos que o nosso trabalho não alcançou somente os alunos, mas também foi disseminado pelos estudantes em suas comunidades o poder de transformação que a leitrura traz para as nossas vidas.
Palavras-chave: Formação de Leitores, Educação, Literatura.