65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE NOTIFICADOS EM PIRES DO RIO (GOIÁS) NO PERÍODO DE 2007 A 2011
Karyta Franciele Gomes dos Santos - Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
José Henrique Faleiro - Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Randys Caldeira Gonçalves - Programa de Pós-Graduação em Ciências Moleculares,Universidade Estadual de Goiás
Aline Sueli de Lima Rodrigues - Departamento de Gestão Ambiental do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí.
André Luis da Silva Castro - Departamento de Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Guilherme Malafaia - Orientador-Depto.de Ciências Biológicas do IFGoiano-Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
A tuberculose é uma doença infecciosa crônica que acompanha a espécie humana desde os primórdios da História. Hoje, ela se apresenta como um dos problemas que mais têm preocupado as autoridades sanitárias de todo o mundo, devido à sua crescente incidência em diferentes grupos populacionais. Os avanços no seu conhecimento e a tecnologia disponível para seu controle não têm sido suficientes para impactar significativamente em sua morbidade e mortalidade, principalmente nos países em desenvolvimento. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis que, a cada ano, faz adoecer 8 milhões de pessoas e matar 2,9 milhões.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como propósito caracterizar o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose notificados no município de Pires do Rio (Goiás), no período de 2007 a 2011.
MÉTODOS:
Este estudo trata-se de uma investigação epidemiológica de cunho descritivo, desenvolvido no mês de janeiro de 2013, que utilizou como instrumento de coleta de dados fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde relativos ao período de 2007 a 2011, disponibilizado pela Vigilância Epidemiológica do município de Pires do Rio, Goiás. As variáveis analisadas foram: gênero, idade, forma clínica da doença, estudo radiológico, teste tuberculínico e agravos associados (co-infecção com o HIV, etilismo). Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva por meio de frequência relativa e valor absoluto e os dados foram tabulados no Microsoft Excel 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre o período de 2007 a 2011, foram notificados 14 casos de tuberculose no município de Pires do Rio, Goiás. A distribuição dos casos por gênero mostrou que 57,1% (n=08) dos portadores de tuberculose eram do sexo masculino e 42,9% (n=06) eram do sexo feminino. Quanto à faixa etária, evidenciou-se que a doença predominou em indivíduos na faixa etária acima dos 30 anos, com 50% (n=14) dos casos. Quanto à forma clínica da tuberculose, a pulmonar apresentou maior incidência, com 78,5% (n=11) dos casos, seguidas da forma extrapulmonar, com 14,2% (n=02), e um (7,1%) caso apresentou ambas as manifestações (pulmonar e extrapulmonar). Quanto à manifestação, extrapulmonar e as clínicas associadas, foi observado 7,1% (n=01) casos de tuberculose pleural, genitourinária, óssea e ocular. Concernente ao estudo radiológico do tórax, 64,2% (n=9) tiveram resultado suspeito de tuberculose pulmonar; em 14,2% (n=02) dos casos o exame foi normal e nos outros, 21,4% (n=03) o exame não foi realizado. O teste tuberculínico, realizado em apenas 28,5% (n=04) dos casos, confirmou um (7,1%) reator fraco e 21,4% (n=03) reator forte. O teste de sorologia para HIV, realizado em 28,5% (n=04) dos casos, houve sorologia negativa para o vírus. Dos pacientes, 14,2% (n=02) eram usuários ou já tiveram contato com o álcool.
CONCLUSÕES:
A tuberculose afetou mais indivíduos do sexo masculino, adultos, com idade acima de 30 anos de idade. Observou predominância da forma pulmonar entre os casos de tuberculose. Dos casos notificados de tuberculose, observa-se sorologia negativa para o HIV. Os resultados, deste estudo, são condizentes com o cenário nacional. Os dados obtidos são uteis, para a Secretaria Municipal de Saúde do município estudado principalmente para o planejamento de ações que visem à redução, e, consequentemente, à erradicação da Tuberculose.
Palavras-chave: Mycobacterium tuberculosis , Epidemiologia, Mortalidade.