65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
ANÁLISE DE ALGUNS PARÂMETROS FÍSICOS E FÍSICO- QUÍMICOS DA ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO HUMANO EM DOIS HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS - MARANHÃO.
Jefferson Horley Feitosa Serejo - Departamento de Oceanografia e Limnologia- UFMA
Edianez dos Santos Mendes - Departamento de Oceanografia e Limnologia- UFMA
Divane da Costa Silva - Departamento de Oceanografia e Limnologia- UFMA
Thays Thayanne Luz Santos - Departamento de Oceanografia e Limnologia- UFMA
Abraão Martins Terceiro - FURG
Hugo Pereira Lima - Departamento de Oceanografia e Limnologia- UFMA
INTRODUÇÃO:
Entre todos os elementos que compõem o universo, a água é aquele que melhor simboliza a essência do homem, constituindo-se num elemento essencial à vida (MAGALHÃES, 2004). Todos têm direito a uma água segura seja ela em quantidade, qualidade e acessibilidade. A qualidade de água destinada ao consumo humano é de responsabilidade dos serviços públicos de abastecimento, desde a produção (captação e tratamento) até a distribuição (armazenamento e redes).
Sabendo-se que o ambiente hospitalar hoje anda em situações precárias fez-se necessário analisar a qualidade da água consumida em um Hospital e uma Maternidade da rede pública de São Luis- Maranhão, visando melhoria da qualidade de vida no aspecto de saúde pública.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a qualidade da água consumida em hospitais da rede pública de São Luis - MA através da análise dos principais parâmetros físico-químicos.
MÉTODOS:
Foram utilizadas 2 amostras de água ,sendo uma da torneira da área externa(estacionamento) e a outra direto da cisterna onde abastece o Hospital Infantil e uma Maternidade da rede pública de São Luis- Maranhão. As amostras para as análises físico-químicas foram colocadas em frascos apropriados de 1L. Apos serem coletadas foram transportadas para o laboratório de Limnologia (UFMA).Em laboratório, os parâmetros físico-químicos determinados, das amostras de água, foram: pH, condutividade elétrica (μS/cm³), turbidez (NTU),cloreto (mg/L), fosfato (mg/L),nitrito (mg/L), nitrato(mg/L), amônia(mg/L), oxigênio dissolvido (mg/L), cálcio (mg/L), magnésio (mg/L) e dureza total (mg/L).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O pH variou de 7,71 a 7,78. De acordo com a Portaria 2.914/11, essa água está própria para consumo, pois apresenta valores dentro da faixa permitida 6,0 a 9,0. A condutividade elétrica teve uma variação de 614 μS/cm³ e 615 μS/cm³. Os valores de turbidez foram de 1,02 NTU e 0,53 NTU, apresentando dentro do valor permitido pela Portaria 2.914/11, 5 NTU.
Os teores de oxigênio dissolvido variaram de 7,27 mg/L a 7,03 mg/L, de acordo com a resolução CONAMA 357/2005, os valores estão dentro do padrão estabelecido, não apresentando nenhuma concentração de oxigênio inferior a 5 mg/L.
A concentração de cloreto, apresentou uma faixa de variação de 201,5 mg/L a 197,5 mg/L valores dentro do permitido pela Resolução CONAMA e pela Portaria 2.914/11.
Os valores para nitrito (NO2-) foram de 6,5 mg/L e 7,5 mg/L, nitrato (NO3-) foram de 1,16 mg/L a 1,26 mg/L e a amônia (NH4+) foram de 0,065 mg/L a 0,03 mg/L. De acordo com a Portaria 2.914/11 a concentração de nitrito estar dentro do valor permitido 10 mg/L , já o nitrato apresentou valores acima do permitido 1mg/L. Para a Resolução CONAMA 357/2005 para a água doce Classe 2, a amônia manteve-se dentro do valor permitido 1,5mg/L. O fosfato (PO42-), apresentou as concentrações de 0,045 mg/L e 0,03 mg/L.
A dureza total apresentou valores entre os pontos de 179 mg/L e 184 mg/L, respectivamente. Os valores observados estão abaixo dos permitidos pela Portaria 2.914/11, estando própria para consumo humano.
CONCLUSÕES:
As quantidades limites para os parâmetros de potabilidade da água estão definidos pela Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2011), que devem estar livres de qualquer contaminação, seja esta de origem microbiológica, química, física ou radioativa, não devendo, em hipótese alguma, oferecer riscos à saúde humana.
Dos parâmetros acima, apenas o nitrato apresentou valores fora do permitido (1 mg/L) pela legislação vigente que controla a qualidade da água para consumo humano. Sendo assim, os dados do presente trabalho, ainda são insuficientes para uma avaliação completa dessa água, precisando de um monitoramento para poder tomar medidas controladoras para adequar a água para seus devidos usos.
O diagnóstico obtido mostra a importância do Sistema Público de Abastecimento, em assegurar a qualidade da água distribuída.
Palavras-chave: qualidade de água, abastecimento, consumo.