65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE E AVALIAÇÃO BIOLÓGICA DE NOVOS DERIVADOS TIOFÊNICOS
Íris Trindade Tenório Jacob - Departamento de Antibióticos - UFPE
Tiago Bento de Oliveira - Departamento de Antibióticos - UFPE
Maria do Carmo Alves de Lima - Departamento de Antibióticos - UFPE
Ivan da Rocha Pitta - Departamento de Antibióticos - UFPE
INTRODUÇÃO:
A resistência microbiana é uma problemática de relevância mundial, que afeta milhares de pessoas anualmente e que se tornou a partir das duas grandes guerras alvo interessante para variados grupos de pesquisa ao redor do mundo. Contudo, graças à crescente busca por novos antimicrobianos, cientistas buscaram a síntese de derivados tiofênicos que possuem esta atividade. Tal ação é de total relevância no campo da Química Medicinal e se mostra presente ao longo deste trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Síntese de um novo derivado do anel tiofeno e a avaliação de suas atividades antifúngica e citotóxica in vitro, determinando as concentrações fungicidas mínimas (CFM) através do método de microdiluição em caldo, frente a quatro espécies de Candida (42 isolados) e duas amostras de Cryptococcus neoformans.
MÉTODOS:
O diagrama de síntese para obtenção dos derivados tiofênicos finais consta de duas etapas. A primeira etapa consta da formação do anel tiofênico por meio da síntese de Gewald e a segunda etapa é caracterizada por ser uma reação de condensação entre o produto da primeira etapa e do aldeído de escolha.
A caracterização estrutural foi realizada por meio dos espectros de ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN1H), de carbono (RMN 13C) e de Infravermelho (IV).
A atividade antifúngica in vitro dos compostos sintetizados LPSF/SB foi investigada contra um total de 44 cepas fúngicas, incluindo quatro espécies de Candida (C. albicans; C. krusei; C. parapsilosis e C. tropicalis e Cryptococcus neoformans). Candida parapsilosis (ATCC 22019) foi utilizado como cepa controle.
Os valores das concentrações fungicidas mínimas (CFMs) do derivado tiofênico testados SB-36 foi determinado através do método de microdiluição em caldo seguindo as condições descritas no protocolo M27-A2 do Clinical and Laboratory Standard Institute (CLSI), utilizando concentrações decrescente de cada uma das drogas isoladamente (3.200 – 6,25 µg/mL). Esses valores foram comparados com os valores obtidos com os mesmos ensaios realizados com as drogas referência fluconazol e anfotericina B.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O composto testado LPSF/SB-36 apresentou bons rendimentos sem a necessidade de purificação por cromatografia em coluna, sendo apenas necessárias etapas de lavagens e recristalização, indicando a efetividade da rota sintética. O derivado ciclohexila substituído com o grupamento 4-NO2 (SB-36) exibiu um bom perfil de atividade antifúngica, e baixos valores de CFM, que variaram entre 100-200 µg/mL em vários casos, enquanto que a anfotericina B e fluconazol tiveram valores de 0,25 µg/mL e 16 µg/mL, respectivamente.
De acordo com a avaliação das relações de estrutura química x atividade biológica (SAR), o tamanho do anel cicloalquila acoplado às posições 4 e 5 do anel tiofênico exerceram importante influência na atividade antifúngica.
CONCLUSÕES:
O composto foi obtido com bom rendimento. Com isso comprova-se a validade da rota sintética utilizada. O LPSF/SB-36 se mostrou eficiente em inibir o crescimento fúngico in vitro para as cepas dos microorganismos testados.
Os valores de CFM foram fracos a moderados (800-3.200 µg/mL), especialmente ao que se referem às cepas de Cryptococcus que se mostraram significativamente mais sensíveis (100-800 µg/mL). Entretanto, o fato que torna a continuidade dessa pesquisa mais animador é a desejável característica antifúngica dessa classe de compostos.
Palavras-chave: Resistência microbiana, Química Medicinal, Atividade Antifúngica.