65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
DINÂMICA MICROBIOLÓGICA DE UM LATOSSOLO AMARELO SOB DIFERENTES MANEJOS NO NORDESTE PARAENSE.
Aline Figueiredo Cardoso - Estudante; bolsista CNPq Laboratório de Proteção de Plantas-UFRA
Sidney Daniel Araújo da Costa - Estudante; bolsista CNPq Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
Vânia Silva de Melo - Prof. Doutora Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
Mário Lopes da Silva JÚNIOR - Prof. Doutor Laboratório de Microbiologia do Solo-UFRA
INTRODUÇÃO:
A atividade agrícola, embora muito importante, tem passado por grandes dificuldades quando usada de maneira não sustentável, isto se deve muito pelas diversas práticas culturais realizadas inadequadamente, ocasionando grandes alterações no meio ambiente levando a grandes perdas físicas e químicas e consequentemente levando a exaustão do solo (Jenkison & Ladd, 1981), além de interferir afetando os processos biológicos, bioquímicos, além de perda de produtividade. (Matsuoka et al., 2003), afetando diretamente no funcionamento da atividade microbiana, que por sua vez é responsável pela decomposição dos resíduos orgânicos através das ciclagens de nutrientes. A microbiota do solo é considerada e utilizada como um bioindicador da qualidade do solo, sendo influenciada pelo manejo utilizado, que pode esta afetando a atividade populacional dos microrganismos alterando o meio (DORAN,1994) .A partir de bioindicadores como quantificação da Biomassa Microbiana (BM), Respiração Basal e quociente metabólico (qCO2) podemos avaliar quais os impactos que as práticas agrícolas estão ocasionando nos sistemas(Santana; Bahia Filho, 1998),
Para a obtenção do melhor uso da terra, alternativas que apresentam vantagens para o estabelecimento de uma maior cobertura do solo, e preservação da microbiota é de estrema importância à adoção de práticas conservacionistas, o estabelecimento de sistemas agroflorestais (Safs) torna-se um importante modelo de alternativa para o uso sustentável (Cardoso, 2005).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar os atributos do solo através da quantificação do carbono da biomassa microbiana(CBM),carbono orgânico, respiração basal e quociente metabólico (qCO2)em consequência ao manejo utilizado.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no município de Igarapé-Açu no estado do Pará, em Latossolo Amarelos. os tratamentos foram identificados como; área de capoeirão; área de corte e queima; área sem queima ;sendo tiradas amostras nas profundidades de0-5cm e 5-10cm, em quatro repetições por tratamento e profundidade.
Para a determinação do CBM utilizou-se o método da fumigação-extração, com dicromato de potássio (0,4 N), determinado por titulação de oxi-redução, com sulfato ferroso amoniacal (0,4 N), 12,5g de solo fresco foram pesados e submetidos a fumigação com clorofórmio livre de álcool ficando em repouso por 24 horas, agitadas por 30 minutos com uma solução de k2SO4 a 0,5M, filtradas simultaneamente com as amostras que não passaram pelo processo de fumigação. Para determinação do carbono orgânico fez-se volumetria de oxi-redução, 0,5g de solo seco ao ar foram pesados em erlenmeyer 250 ml e em seguida foi adicionado10ml dicromato de potássio 1N, 20ml de ácido sulfúrico, por 30 minutos, em seguida adicionar 10ml de ácido fosfórico, sendo feita a titulação com solução de sulfato ferroso amoniacal. Para determinação da respiração basal foi estimada pela quantidade de C-CO2 liberado por de dez dias, 30g de solo fresco foram pesados, logo acondicionados com um Becker contendo 10ml de NaOH a 0,5 M, condicionada no mesmo recipiente. O CO2 capturado pelo hidróxido de sódio foi determinado por titulação, com solução de HCl 0,5 mol/L.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
RESPIRAÇÃO MICROBIANA: Sua atividade (respiração basal), os dados não diferiram significativamente, o tratamento capoeira (S1C) apresentou-se em maior expressividade quando comparado aos demais tratamentos. Nutrientes disponíveis.
CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA (CBM): Os maiores teores de carbono da biomassa microbiana (CBM) foram verificados no sistema de corte-queima na profundidade 0-5 cm devido a SAF’s, com as culturas cupuaçu, açaí, gliricídia e paricá, maior conteúdo de material orgânico. A profundidade 5-10 cm as análises de biomassa microbiana mostraram-se significantes, o tratamento S1C referente a capoeira foi superior aos demais tratamentos.
QUOCIENTE METABÓLICO(QCO2): Os tratamentos não obtiveram diferenças significativas, porém observou-se que o tratamento S1P na profundidade 5-10 cm apresentou um dos maiores valores de CO2 liberado para atmosfera, comprovando assim as consequências de um manejo prejudicial, o quociente metabólico aumenta com a implementação de culturas cupuaçu, açaí, gliricídia e paricá.
RELAÇÃO CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA: Carbono Orgânico total (CMIC/CORG): Para a relação (CMIC/CORG) de acordo com os dados obtidos a maior relação foi apresentada nos tratamentos onde sofreu o processo de corte e trituração da vegetação resultando em um maior acúmulo de MO, seguido do tratamento de corte-Queima (figura5), sendo justificados pela presença dos incrementos orgânicos com os SAF’s, ocorrendo maior acumulo de matéria orgânica.
CONCLUSÕES:
• Nos sistemas de corte e queima ocorreu acumulo de C, devido a implantação do SAF’s o que gerou o maior acumulo de M.O
• As analises de biomassa microbiana e respiração basal demostraram mais expressividade tratamento capoeira devido ser um sistema natural.
• Nas profundidades 5-10 cm ocorreu maior liberação de CO2.
Palavras-chave: Respiração basal, Sistemas de uso, Indicador biológico.