65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DO TEXTO INSTRUCIONAL: A RECEITA CULINÁRIA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA
Iris Maria Barbosa da Silva - Depto de Educação - UFRPE
Ana Flávia Monteiro - Depto de Educação - UFRPE
Lúcia de Fátima Araújo - Profa. Dra./Orientadora - Depto de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A leitura e a escrita são essenciais para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, contudo apenas ler e escrever não garantem uma boa formação, a compreensão do que é lido é fundamental para uma evolução crítica do ser social. O conhecimento que ganhamos de nossa prática não basta. Precisamos ir além dele. Precisamos conhecer melhor as coisas que já conhecemos e conhecer outras que ainda não conhecemos (FREIRE). Assim, compreendemos que o educando deve refletir sobre o que ele está produzindo, como também ser capaz de produzir novos gêneros a partir de modelos estudados. O Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa (PCN) aponta que a prática de ensino dos gêneros no contexto escolar, proporciona o desenvolvimento de habilidades comunicativas a partir da relação entre texto e contexto fundamentais para a vida social do aluno. Nessa perspectiva, a leitura de diferentes gêneros possibilita verificar as várias situações de realização da linguagem, assim como afirma Marcuschi, As instruções contidas nos textos prescritivos requerem maneiras concretas para serem escritos e lidos. Portanto, é preciso ensinar essas diversas estratégias de leitura na escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Buscou-se com este trabalho desenvolver atividades de leitura, oralidade e produção textual, explorando habilidades de forma que os alunos reconheçam a estrutura do gênero textual receita. Desta forma, objetivou-se integrar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na perspectiva de desenvolver conhecimentos específicos das disciplinas, a partir de situações concretas de aprendizagens.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado durante o contexto das festividades de São João em uma turma do 1° ano do 1° ciclo do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Darcy Ribeiro situada no bairro do Cordeiro, Recife-PE, dividindo-se em quatro momentos descritos a seguir: Primeiro momento – Foi solicitado que os alunos pesquisassem receitas típicas de São João; Foi feito o resgate dos conhecimentos prévios sobre o gênero receita culinária, a partir da pesquisa feita pelos alunos; dentre as receitas trazidas, uma foi selecionada, a receita de bolo de fubá, para ser trabalhada de forma ampliada em uma cartolina; foi analisado junto aos alunos a organização estrutural do gênero utilizando a receita ampliada. Segunda etapa - análise fonológica de palavras retiradas da receita de bolo de fubá. Terceiro momento - construção dos blocos de receitas com a cópia de todas as receitas com os ingredientes construídos pelos alunos; confecção de um mural com todas as receitas trazidas pelos alunos. Quarta etapa - retomada da receita de bolo de milho para o preparo com os alunos; leitura dos ingredientes e modo de preparo feita pelos alunos com nossa ajuda; exploração do conteúdo de medidas, envolvendo a ideia de tempo, volume e medidas não convencionais; realização de uma atividade escrita envolvendo noções sobre operações matemáticas a partir da receita.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a execução da atividade, foram percebidas as dificuldades na leitura e na produção de textos na sala de aula, principalmente porque se trata de uma turma em processo de alfabetização, sendo assim o(as) alunos(as) estão se apropriando do sistema de escrita alfabética e ainda não possuem autonomia para fazê-las sozinhos. Desse modo, as atividades propostas de leitura foram desenvolvidas sendo nós, bolsistas, as leitoras dos textos. O mesmo aconteceu com a produção de textos que necessitou que nós fossemos as escribas dos alunos. Por se tratar de um gênero que é bastante vivenciado pelos educandos, o interesse pela aprendizagem foi comum a todos. A proposta de se trabalhar a estrutura aditiva a partir de representações não-convencionais, ou seja, explorar as quantidades em forma de desenho e só depois convertê-los nas representações convencionais, conforme o sistema numérico.
Nesse contexto, o trabalho com os textos instrucionais parece fundamental, em razão de suas características: textos que se restringem à escrita de palavras ou frases curtas, distribuídas em uma organização espacial especifica. Assim, compreende-se que o trabalho com o gênero receita culinária e com os demais gêneros, permite o desenvolvimento de competências que vão auxiliar os alunos na leitura e escrita de palavras no texto. Assim, as práticas desenvolvidas estarão baseadas no “alfabetizar letrando”.
CONCLUSÕES:
A vivência desse projeto possibilitou a ampliação do conhecimento sobre o texto instrucional, privilegiando as demandas reais dos alunos através do contato com a realidade cultural deles. Nesse sentido, Libaneo considera que, aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade (LIBÂNEO, 1991). Nesse sentido, acreditamos que à escola cabe levar o aluno a refletir a importância dos gêneros textuais no contexto da vida cotidiana, bem como compreender como os conteúdos específicos de outras disciplinas podem dialogar com os sentidos destes advindos, ou seja, mesmo as resoluções de problemas matemáticos, vistos muitas vezes, como conteúdo fixo e imutável, estão presentes nesses gêneros, mostrando assim, a afinidade da vida cotidiana com os saberes que devem ser desenvolvidos na escola. Koch afirma que: O estudo dos gêneros constitui hoje uma das preocupações centrais, particularmente no que diz respeito às práticas sociais que os determinam, à sua localização no continuum fala/escrita, às opções estilísticas que lhes são próprias e à sua construção composicional, em termos macro e microestruturais.
Palavras-chave: Leitura, Gêneros Textuais, Matemática.