65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
TESTE DE GERMINAÇÃO EM Caesalpinia pyramidalis Tul.
Wirton Pires Pereira - UFRN
INTRODUÇÃO:
Caesalpinia pyramidalis Tul.é conhecida popularmente como catingueira, por ser endêmica da Caatinga. É uma planta arbórea, com frutos tipo legume, pertencente à família Fabaceae. Ela possui grande potencial madeireiro (para se fazer moirões), forrageiro ( devido às suas folhas) e medicinal ( anti-diarréico, disenterias e infecções catarrais), bem como para reflorestamento. Torna-se importante então o estudo das condições de germinação dessa espécie para a produção de plantas com vista a estes fins.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com este trabalho identificar o melhor substrato para a germinação de sementes de Caesalpinia pyramidalis Tul..
MÉTODOS:
Foram coletadas sementes de uma população da espécie catingueira (Caesalpinia pyramidalis) no campus central da UFRN, em Natal, Rio Grande do Norte, para um teste de germinação com cinco tipos de substratos: T1- areia e barro, 3:1; T2- areia e barro, 2:1; T3- barro; T4- vermiculita e barro, 3:1 e T5-vermiculita e barro, 2:1. Cada tratamento constou de quatro repetições, totalizando quinhentas sementes; semeadas em bandejas de isopor. As sementes foram semeadas entre 8 de março de 2013 e 16 de março de 2013 e regadas e contadas regularmente. O experimento foi realizado na casa de vegetação do LABCEN - Laboratório de Biotecnologia de Conservação de Espécies Nativas, na UFRN. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado.
Finalizados trinta dias de observações, observou-se a porcentagem de germinação, o tempo médio de germinação e o índice de velocidade de germinação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação à germinabilidade, o melhor resultado foi o do tratamento 5 com 69%, seguido do tratamento 1 com 58%, do tratamento 2 com 56%, do T4, com 52% e do T3, com 50%.
O melhor tempo médio de germinação foi do T5: 9,25 dias; seguido do T2: 9,41 dias; do T1: 10,52 dias;T2:10,62 e T3: 10,67 dias.
O índice de velocidade de germinação T5: 2,31 sementes/ dia foi o melhor, seguido do T1 :1,88 sem./dia; T2:1,66, do T4:1,64 e T3: 1,54sem. / dia.
A vermiculita promove maior aeração das sementes.
CONCLUSÕES:
Logo, apesar de não ter havido diferença significativa o T 5: vermiculita 2:1 barro é o mais recomendado. Como diz
LIMA, 2010, as sementes de catingueira obtiveram melhores germinação em areia e vermiculita.
Palavras-chave: Catingueira, Substratos, Fisiologia vegetal.