65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
TEMPORIZADOR ELETROMECÂNICO APLICADO À IRRIGAÇÃO
Anderson Soares da Costa Azevêdo - Centro de Tecnologia, curso engenharia mecânica - UFPI
Alexandro Paz Soares - Centro de Tecnologia, curso engenharia mecânica - UFPI
Ismael Borges Lima Félix - Centro de Tecnologia, curso engenharia mecânica - UFPI
Getúlio Pereira de Oliveira Neto - Centro de Tecnologia, curso engenharia mecânica - UFPI
Valdson Henrique Prado Gonçalves - Centro de Tecnologia, curso engenharia mecânica - UFPI
Sérgio Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes Reis - Centro de Tecnologia, curso engenharia mecânica - UFPI
INTRODUÇÃO:
Este trabalho propõe um sistema de temporizador automático eficaz e de baixo custo usando arduino como plataforma. Arduino é um placa de prototipagem que permite a união de hardware com software. Através dele pode-se implementar um algoritmo a um microcontrolador específico, neste caso o ATMEGA 328, e fazer com que um conjunto de ações ocorram automaticamente, assim que as condições sejam estabelecidas. A linguagem utilizada para programar se assemelha à C e C++ e é feita através de um computador no software específico para placa de arduino.
O temporizador foi aplicado ao sistema de irrigação de modo a tornar o método mais eficiente tendo como escopo a sustentabilidade uma vez que permitirá que a quantidade ideal de água seja utilizada para a irrigação, sem desperdícios nem insuficiências.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é fabricar um temporizador eletromecânico de baixo custo que permita a realização da irrigação sem a necessidade intervenção manual.
MÉTODOS:
Inicialmente montou-se um protótipo com a placa do arduino. Foram utilizados componentes eletrônicos incluindo leds, resistores, sensor de chuva e válvulas elétricas. Através do software do arduino foi criado um código com todos os comandos para o funcionamento do projeto. Os experimentos foram feitos pelo grupo composto pelos 6 autores supracitados. Posteriormente partiu-se para montagem do sistema independente, ou seja, que executa os comandos programados nos intervalos determinados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi projetado e fabricado um temporizador automático que pode ser utilizado em situações em que haja a necessidade de repetição de uma ação em determinado intervalo de tempo, como por exemplo, alimentação de animais, controle de energia, sistemas de segurança e etc. Neste trabalho o temporizador foi aplicado a um sistema de irrigação em que o usuário pode escolher entre ciclos de intervalos. O aparelho é programado para irrigar por uma hora em intervalos iguais podendo variar de 6, 8 ou 12 horas.
O aparelho atua liberando e interrompendo a energia que chega a válvula. Quando é fornecida energia para válvula, a passagem de água é liberada, quando a energia é interrompida a vazão é bloqueada.
CONCLUSÕES:
O sistema desenvolvido tem como principais características o baixo custo, fácil instalação e a sustentabilidade. O arduino como plataforma aberta de hardware e software permite a reprodução do sistema proposto sem a necessidade de conhecimentos avançados na área de eletrônica e programação.
Palavras-chave: Arduino, Temporizador, Irrigação.