65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
Análise dos impactos relacionados aos múltiplos usos do Monumento Natural das Falésias no município Beberibe-Ce
Iggor Uchoa Torres - Centro de Ciências e Tecnologia - Curso de Geografia -Licenciatura - UECE
João Paulo Lopes Rodrigues - Centro de Ciências e Tecnologia - Curso de Geografia -Licenciatura - UECE
Maria Lúcia Brito da Cruz - Profa. Dra./Orientadora-Centro de Ciências e Tecnologia-Curso de Geografia-UECE
INTRODUÇÃO:
O município de Beberibe-Ce limita-se ao Norte pelo Oceano Atlântico, ao Sul estão os municípios de Russas, Palhano e Morada Nova, ao Oeste com Ocara e Cascavel e a Leste com Aracati e Fortim, estando a 83 km de distância da capital cearense, Fortaleza. Por se tratar de um ambiente costeiro que tem como característica a confluência de três sistemas ambientais (litosfera, hidrosfera e atmosfera), os quais interagem gerando uma dinâmica natural intensa, a área é considerada ecologicamente instável com relação às intervenções humanas. Na tentativa de amenizar e controlar os impactos causados pela ação antrópica neste ambiente, em 2004 foi criado o Decreto Estadual nº 27461, que tinha por finalidade a implantação de uma Unidade de Conservação, com extensão de 31,29 ha, situado entre as praias de Morro Branco e das Fontes, na qual foi denominada de Monumento Natural das Falésias com extensão de 31,29 ha, situado entre as praias de Morro Branco e das Fontes. Beberibe apresenta, nos seus aspectos naturais, paisagens diferenciais (falésias ativas) de outros ambientes costeiros, e tal fato, invoca um potencial turístico para o município, que ao mesmo tempo em que, exerce uma pressão sobre a ecodinâmica do ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo identificar os principais impactos causados pelos múltiplos usos indiscriminados das falésias, na tentativa propor práticas mitigadoras aos efeitos negativos provenientes da relação sociedade-natureza.
MÉTODOS:
Para compreender como o Monumento Natural das Falésias vem sendo afetado pela dinâmica da sociedade, fez-se necessário, um levantamento bibliográfico e geocartográfico sobre a área de estudo, tais como: mapas temáticos, trabalhos, artigos, dissertações e outras leituras relacionadas ao eixo da pesquisa, na tentativa de dar fundamentação teórica e metodológica. Partindo da premissa que os estudos ambientais devem ser analisados de forma integrada, utilizou-se como base para o entendimento dos problemas evidenciados no objeto de estudo, a Teoria Sistêmica, que tem como princípios a análise dos fatores físicos, químicos, biológicos, econômicos e sociais. A visita a campo e a coleta de dados, realizada por meio de entrevista e aplicações de questionários a moradores e turistas; e consulta a órgãos como a Secretaria de Turismo e as Associações Comunitárias do Município, foram de suma importância para evidenciar as problemáticas supracitadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebeu-se durante a pesquisa que o Monumento Natural das Falésias vem sendo utilizado de várias formas, dentre elas destacam-se: retirada de sedimentos das falésias para fins comerciais, construções de imóveis bastante próximas ao monumento e intenso fluxo de turistas. Com relação à retirada de sedimentos da falésia, notou-se, a partir da análise dos dados de campo, que a retirada dos sedimentos no momento da pesquisa se encontra em pequena escala, deste modo, interferindo de maneira mínima na dinâmica do ambiente. As construções próximas ao monumento desencadeiam uma série de problemas ambientais, tais como: produção de lixo e de resíduos sólidos e capeamento do solo, diminuindo, assim, a infiltração da água e gerando lixiviação devido à maior ocorrência/intensificação do escoamento superficial. Constatou-se que o intenso fluxo de turistas supera a capacidade de suporte do ambiente, tendo em vista que, o acentuado crescimento turístico do município ao longo dos anos. Entende-se, também, que o ambiente costeiro é considerado geoambientalmente instável devido a sua constante troca de matéria e energia.
CONCLUSÕES:
A criação do Monumento Natural das Falésias foi importante na tentativa de preservação de um ambiente de exceção paisagística do litoral cearense, mas no atual momento não estão sendo respeitadas as normas internas e nem a dinâmica da natureza. Vale ressaltar que apenas a criação de uma Unidade de Conservação Integral, como é o caso do município de Beberibe, não é suficiente para a manutenção do equilíbrio ambiental. Seria interessante que outras medidas fossem implementadas em busca de encontrar uma relação harmônica entre as atividades econômicas e a natureza. Medidas como: uma melhor organização do turismo comunitário e promoção de educação ambiental para a população, a fim de propor um manejo adequado dos recursos naturais, visando à preservação do ambiente; podem ajudar a amenizar os impactos ocasionados pelos múltiplos usos das falésias.
Palavras-chave: Falésias, Equilíbrio Ambiental, Impactos.