65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
ESPÉCIES DE Penicillium ISOLADAS EM SOLOS DO MUNICÍPIO DE TUPANATINGA, PERNAMBUCO, BRASIL
Ivana Roberta Gomes Alves de Souza Galvão - Depto. de Micologia- UFPE
José Ewerton Felinto dos Santos - Depto. de Micologia- UFPE
Anthony Alves dos Santos Junior - Depto. de Micologia- UFPE
Renan do Nascimento Barbosa - Depto. de Micologia- UFPE
Neiva Tinti de Oliveira - Profa. Dra. - Departamento de Micologia - UFPE
Cristina Maria de Souza-Motta - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Micologia - UFPE
INTRODUÇÃO:
Dentre os fungos que ocorrem no solo, o gênero Penicillium alberga um grande número de espécies que são capazes de crescerem em vários habitats. A maioria das espécies são sapróbias e possuem o solo como seu habitat natural. Não são muito exigentes nutricionalmente e toleram uma grande gama de condições físico-químicas, o que lhes confere a capacidade de crescer em qualquer ambiente, onde exista um mínimo de sais minerais ou as mais diversas e complexas formas de carbono orgânico (Pitt, 1991).
O município de Tupanatinga está localizado a 304 km a Oeste da cidade de Recife, na mesorregião do Agreste Pernambucano e microrregião Vale do Ipanema, e é um dos municípios que compõem o Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, criado através do Decreto 913/12 de 2002, que corresponde a uma das áreas de importância biológica da Caatinga (Rocha et al., 2010). O PARNA do Catimbau possui exuberância em suas paisagens, e tem sua flora formada por um verdadeiro mosaico, sendo possível caracterizar várias fitofisionomias, como: caatinga arbustivo-arbórea; arbustiva com predominância de elementos de cerrado; arbustiva com elementos de campos rupestres; vegetação florestal perenifólia e caatinga arbustiva perenifólia (Rodal et al., 1998).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo deste trabalho foi isolar e identificar fungos pertencentes ao gênero Penicillium, em solos do município de Tupanatinga, na região compreendida no Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco- Brasil.
MÉTODOS:
A coleta do solo foi realizada no período seco de 2012, sendo coletadas 10 amostras compostas no Parque (cada amostra composta constituída por seis subamostras). O solo foi processado pelo método de suspensão em água destilada esterilizada até a concentração de 1:1000. Alíquotas de 1mL da última suspensão foram semeadas nos meios ágar Sabouraud acrescido de Rosa de Bengala (0,05g/L) e no meio ágar Dicloran Glicerol 18%. Ambos os meios foram suplementados com cloranfenicol (0,17g/L) e manipulados em triplicata. As placas de Petri foram incubadas a 28±2º C por até quatro dias. As colônias foram isoladas, purificadas e transferidas para meios de cultura específicos e os fungos identificados por observações macroscópicas e microscópicas seguindo literatura específica, como Klich & Pitt (1988) e Klich (2002).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram isolados 19 taxa de Penicillium, sendo as espécies isoladas até o presente momento, bem como sua frequência absoluta: Eupenicillium shearii (1), Penicillium aurantiogriseum (1), P. citreonigrum (1), P. commune (1), P. corylophilum (1), P. decumbens (8), P. glabrum (2), P. griseofulvum (1), P. implicatum (3), P. janczewskiiv (2), P. janthinellum (1), P. melinii (1), P. mineoluteum (1), P. nigricans (1), P. restrictum (6), P. sclerotiorium (7), P. simplicissimum (4), P. verrunculosum (4), Talaromyces pinophilum (3). Maciel (2008) ao isolar fungos do solo do Parque Nacional da Serra das Confusões, relatou a presença de oito espécies de Aspergillus e 27 espécies de Pencillium , dentre elas P. commune , P. citreonigrum , P. decumbens , P. mineoluteum que também ocorrem no solo do PARNA Catimbau. Vários estudos foram realizados buscando conhecer a comunidade fúngica em solos do semiárido do Brasil, todos relataram a ocorrência Penicillium spp., contribuindo para o entendimento de que este gênero é bem adaptado ao ambiente árido.
CONCLUSÕES:
Grande número de espécies de fungos do gênero Penicillium ocorrem em solos do município de Tupanatinga – Pernambuco, na região semi-árida do Brasil.
Palavras-chave: Caatinga, Catimbau, Fungos.