65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O DESENVOLVIMENTO DE AULAS PRÁTICAS COMO FORMA DE ENSINO - APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 7° ANO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM TERESINA/PI.
Tiago Caminha de Lima - Depto. de Ciência Humanas - UESPI
Maria Teresa de Alencar - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Humanas - UESPI
INTRODUÇÃO:
A utilização de métodos de ensino diversificados atualmente é um diferencial consistente no auxílio da aprendizagem do aluno dentro e fora da sala de aula. Tendo em vista a necessidade de utilizar metodologias inovadoras para contribuir em uma melhor compreensão e motivação dos estudos realizados em sala.
Giovanni (2007, p. 44) afirma que “a geografia talvez seja a disciplina que mais trabalha com práticas interdisciplinares, percorrendo um leque de possibilidades na área da educação. No mundo globalizado, não há como evitar a recorrência aos conceitos básicos da geografia para entendermos o mundo e as sociedades”.
Por meio dos estudos realizados em sala e com incremento das aulas práticas o alunado percebe expressivamente o papel da Geografia, sabendo estabelecer os conceitos básicos geográficos, desde o seu lugar, o seu espaço, território, região. Dessa forma, percebemos a relevância deste trabalho. Onde segundo, Kaercher (2002, p. 225/226) afima que “se ajudarmos nossos alunos a perceberem que a geografia trabalha com as materializações das práticas sociais, estaremos colocando-a no seu cotidiano”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral é relatar a experiência dos pibidianos de geografia na busca e realização de aulas práticas para um melhor desenvolvimento dos conteúdos abordados em sala de aula. Assim, visando uma melhor ampliação dos conhecimentos produzidos em sala de aula.
MÉTODOS:
A experiência foi realizada no período de quatro meses, com alunos do 7° ano, em uma escola da rede estadual de ensino do Piauí. A partir das aulas teóricas de cada conteúdo foram desenvolvidas aulas práticas. No primeiro mês o conteúdo abordado foi a Agricultura e a Pecuária, no qual foi solicitada uma pesquisa sobre as práticas agrícolas e pecuaristas do estado do Piauí.
No segundo capítulo foi exposto em sala sobre a Urbanização, onde com o decorrer das aulas expositivas pedimos aos alunos que formassem grupos para elaborar cartazes sobre os problemas urbanos encontrados em sua cidade.
Na aula prática seguinte dividimos a sala em grupos, sendo que alguns grupos ficaram responsáveis em construir três maquetes sobre o espaço rural e os grupos ficaram responsáveis em elaborar maquetes sobre o espaço urbano. A atividade foi realizada com êxito, percebendo que os alunos compreenderam sobre o espaço rural e urbano.
No terceiro capítulo foi abordado sobre o Clima. Como prática foi proposta a construção de um Anemômetro, sendo uma atividade realizada com bastante êxito. Como finalização das atividades práticas foi realizada uma “Feira de Geografia” para divulgar a todos os alunos da escola sobre as atividades desenvolvidas em sala.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados alcançados, em sua maioria foram positivos, percebe-se uma melhor compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula somado a utilização de aulas práticas, como a elaboração de cartazes, construção de maquetes, edificação de instrumentos de pesquisa em relação ao clima, elaboração de uma feira do conhecimento. No ponto de vista negativo percebemos a dificuldade em alguns alunos em trabalhar em cooperação.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que a realização de atividades complementares as aulas expositivas é de essencial importância para mostrar de forma prática sobre um melhor estudo da geografia mostrando e concretizando a sua presença no cotidiano, afim de que o aluno possa estabelecer relações sobre os conteúdos expostos em sala de aula, as aulas práticas com maquetes, cartazes, pesquisas, feira de conhecimento, com o seu cotidiano.
As práticas do ensino de geografia, segundo, Souza afima que “está felizmente se renovando, seja pelo aperfeiçoamento dos docentes, bem como pela própria imposição das transformações que dominam o nosso mundo e sociedade, as quais exigem que o professor realize um ensino mais dinâmico e contextualizado”.
Conclui-se que a realização das aulas práticas contribuiu positivamente para melhorar os estudos dos alunos ampliando seus conhecimentos no seu cotidiano.
Palavras-chave: Métodos, PIBID, Experiência.