65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
LITERATURA COMO FONTE DE ENTENDIMENTO PARA O CONTEXTO HISTÓRICO: CLUBE DE HISTÓRIA E LITERATURA NA ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO
Zenaide Gregorio Alves - Depto. de História, UFRPE, Recife/PE.
Lúcia Falcão Barbosa - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de História, UFRPE
INTRODUÇÃO:
O referido trabalho é desenvolvido pela bolsista com alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Dom Bosco, situada no bairro de Casa Amarela, na Região Metropolitana do Recife, e em consonância com as diretrizes dos PCNs e do Programa de Iniciação à Docência – PIBID pode-se dizer que sua importância e desenvolvimento se dão, a partir do momento em que se pode unir a ação do educador, do bolsista e educando em busca de uma maior conscientização de seus papeis e atuação na sociedade, não apenas como meros indagadores e curiosos, mas sim como indivíduo transformador e entendedor de seus contextos, na busca do reconhecimento de suas realidades, dialogando com a escola, professores e conteúdos por estes trabalhados em sala com os alunos, através da literatura e suas variadas formas de apresentação através do tempo e espaço. Por tanto as análises e relações dos temas serão sempre feitas de maneira lúdica e que facilite na compreensão e aprendizado dos educandos. Criando com isso um Clube de História e Literatura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Criar um clube de literatura na Escola, onde possamos compartir leituras, contar estórias e histórias, e contextualizar produções literárias; Selecionar e analisar obras literárias e tecer relações entre esse tipo de documento histórico com os temas trabalhados em sala pelo professor; Produzir e confeccionar juntamente com os alunos histórias que remetam às suas experiências e contexto social.
MÉTODOS:
Para a realização da presente proposta, faz-se necessário o conhecimento dos temas que serão trabalhados em sala pelo professor de História. A partir de seus planejamentos de aula, serão selecionadas as obras literárias que servirão por base à identificação dos contextos históricos abordados na mesma, em seguida será feito um levantamento do acervo da biblioteca da escola, contendo os autores, títulos e exemplares disponíveis; as obras literárias serão exploradas conjuntamente com outras fontes narrativas, tais como fotografias, vídeos, músicas e outras linguagens que sirvam de auxilio ao melhor aprendizado e entendimento dos alunos, os quais também podem sugerir fontes para serem exploradas. Apresentar as obras aos estudantes, através da seleção de excertos que poderão ser definidos em função de temas que sirvam à interdisciplinaridade entre História, Literatura e Geografia. A partir das ações, das analises e discussões desenvolvidas ao longo da vigência do projeto, também serão realizadas pelos alunos produções literárias que tratem não só da retratação de suas vivências, mas que passem a ideia e reflexo do contexto sócio histórico o qual fazem parte e assim divulgá-las na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A importância da literatura para a produção do conhecimento histórico consiste no fato de que, a história, ao se relacionar com outras ciências, proporciona diferentes aspectos de observações das mais distintas realidades históricas, através do dialogo que surge entre tais relações (Le Goff, 2003). Nesse sentido, as narrativas literárias servem como auxilio a identificação dos cenários sócio-históricos e suas mudanças através do tempo e espaço. Até o presente momento os resultados das atividades realizadas na Escola Dom Bosco, os quais vêm sendo desenvolvidos apresentam-se satisfatórios, partindo do ponto de vista que os educandos participam de forma ativa e vem sempre apresentando progressos no que diz respeito ao entendimento das atividades, onde estes conseguem através da Literatura observar e analisar o contexto histórico contido nos temas trabalhados pelo professor.
CONCLUSÕES:
Durante a vigência do projeto e atuação da bolsista a respeito do referido trabalho que vêm sendo desenvolvido na Escola Dom Bosco, buscou-se dialogar com os educandos e toda a comunidade escolar, uma relação entre o entendimento do contexto histórico através das variadas fontes literárias, proporcionando assim, uma maior conscientização entre esses elementos e sujeitos através do tempo e espaço, de modo que os alunos fossem capazes desenvolver de modo independente sua critica e observação de maneira mais detalhada os fatos, as sociedades e todos os outros recursos que os compõem e caracterizam. Para que isso se tornasse possível, às intervenções da bolsista foram sempre planejada e articulada com os conteúdos sugeridos pelos postulados do PCN e os trabalhados pelos professores em sala de aula com tais alunos, havendo também observação da realidade da própria escola e dos alunos.
Palavras-chave: História, Literatura, Ensino.