65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
AS FACES DO TRABALHO INFORMAL NAS RUAS CENTRAIS DE CAMPINA GRANDE – PB.
Jéssica de Carvalho Silva - Depto. de Filosofia e Ciências Sociais, UEPB
Patrícia Natali Luna Coutinho - Depto. de Filosofia e Ciências Sociais, UEPB
Taciana Carla Albuquerque Batista - Depto. de Serviço Social, UEPB
Waltimar B. Rodrigues Lula - Profa. Dra./ Orientadora – Depto. de Filosofia e Ciências Sociais, UEPB
INTRODUÇÃO:
O conceito de informalidade sempre esteve associado aos países menos desenvolvidos economicamente. Na atual informalidade há uma diversidade de trabalhadores, que prevalece suas atividades em processos de precariedade. A nova informalidade atende proporcionalmente as novas relações de trabalho desfavorecidas, como também a geração de autoemprego, voltado para a subsistência, como o trabalho dos camelôs nas ruas das cidades médias e de grande porte, e não é diferente em Campina Grande - PB. Na década de 90 foi realizado um programa de adequação do espaço urbano, para esses trabalhadores no município de Campina grande, com construções de shopping popular e arcas voltadas para esse comercio. Diante da diversidade comercial percebe-se a relutância de não terem uma seguridade social, isso é perceptível em grande parte destes trabalhadores, mesmo sabendo da importância dos benefícios futuro. Recentemente o governo municipal está praticando fiscalizações cotidianas para retomada do espaço publico nas ruas centrais da cidade, mesmo assim permanecem na luta pelo trabalho e pela sobrevivência. Por esses motivos despertou o interesse em saber quem são os trabalhos informais que estão retomando as ruas centrais desta municipalidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa tem como objetivo identificar as razões para o retorno do trabalho informal nas ruas do centro da cidade de campina Grande, e assim pretendemos: mapear as ruas onde ocorre o trabalho informal; apontar os tipos de trabalho informal; identificar trabalhadores envolvidos neste tipo de atividade; e, descrever o perfil dos trabalhadores envolvidos neste tipo de trabalho.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em varias etapas, a primeira na forma de mapeamento, com observação direta nas principais ruas centrais da cidade de Campina Grande - PB. Para tanto foi utilizado ficha para identificar rua, sexo do trabalhador, turno de trabalho, tipo de produto comercializado. A segunda etapa da pesquisa foi aplicação do questionário. Foram aplicados 29 questionários entre os trabalhadores informais das ruas centrais da cidade. Estes tinham a finalidade de saber o perfil desses trabalhadores. Para descrição de dados utilizamos moda e mediana e o uso de tabelas e gráficos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a pesquisa se obteve o conhecimento do perfil dos trabalhadores informais das ruas centrais no município de Campina Grande - PB, informação está que nos possibilitou à percepção que a predominância do gênero masculino ainda é bastante significativa, pois 75% dos entrevistados são homens. Outro dado observado, é que esses trabalhadores não contribuem 86% afirmaram não contribuir para seguridade social, mesmo tendo o conhecimento da sua importância. Verificou-se que o comercio se diferencia de acordo com a mudança de turno como também a ocupação do espaço, e observamos um incomodo quando se tratava da renda financeira obtida com o trabalho informal.
CONCLUSÕES:
Diante das perspectivas apresentadas, conseguimos perceber o perfil dos trabalhadores informais nas ruas centrais da cidade de Campina Grande – PB, há predominância do sexo masculino, não há seguridade social que os abone quando da impossibilitados de realizar seu trabalho. Este é um fator que gera inquietação por este trabalho enquadrar-se nos padrões de precariedade.
Palavras-chave: Trabalhadores, Informalidade, Comercio de rua.