65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 7. Física Geral
Análise de artigos sobre objetos virtuais para o ensino da física
Lislee Jane Moreira Cardim - Estudante - Instituto Federal da Bahia - Campus Camaçari (IFBA)
Dielson Pereira Hohenfeld - Prof. /Orientador - Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador (IFBA)
INTRODUÇÃO:
Diante da diversidade das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na sociedade conforme nos mostra Lévy (1993), tem-se observado um crescente interesse na utilização de simulações computacionais no ensino de física devido as suas potencialidades, como nos mostram Medeiros & Medeiros (2002). Nessa perspectiva, realizamos uma pesquisa bibliográfica onde analisamos artigos encontrados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física de 2001 a 2011 relacionados aos objetos virtuais no ensino da física. Tais artigos foram analisados tendo como base seus aspectos técnicos e didáticos: modelagem, animação interativa, hipermídia, laboratório virtual, linguagem de programação, código, tema, público e ano de publicação. O objetivo é mostrar, como a inserção das tecnologias digitais no ensino pode contribuir para o processo de desenvolvimento do professor. Os resultados são analisados de forma a se tornarem significativos e válidos em tabelas, gráficos e planilhas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral é analisar objetos de ensino virtuais no ensino de física propostos nas revistas especializadas e atas de encontros científicos.
MÉTODOS:
Os dados foram adquiridos através da seleção de artigos científicos divulgados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física em revistas especializadas disponíveis eletronicamente no site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica, ligados ao assunto objetos virtuais no ensino de física. Tais artigos foram analisados de acordo com a fundamentação teórica sobre as simulações computacionais no ensino de física, tais como; Rosa (1995), Veit & Araújo (2005), Barros e Rezende (2002), Medeiros & Medeiros (2002), Lapa (2007), Giordan (2008).
Na primeira etapa da pesquisa consistia na identificação do tema nas palavras chave, títulos e resumos. Depois de identificarmos os artigos, fizemos a analise do material conforme suas categorias relacionadas aos aspectos de abordagem do objeto, estrutura técnica e aspectos didáticos com base na fundamentação teórica.
Tais categorias de análise foram elaboradas com o objetivo de mostrar também, como as revistas de ensino de ciências contribuem para o processo de desenvolvimento do estudante. Por fim, os resultados são tratados de forma a se tornarem significativos e válidos em tabelas, gráficos e planilhas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante dos resultados obtidos, do ano de 2001 a 2011, teve uma seleção de aproximadamente 50 artigos para fazer a análise conforme a categorização e foram selecionados 10 ligados ao estudo dos objetos virtuais no ensino de física. Logo, é possível perceber que com 65% relacionadas a objetos virtuais são voltadas ao nível superior tendo umas das ferramentas didáticas mais utilizadas a modelagem, por permitir que a ferramenta didática utilize seu feedbeck para dar inicio a atividade. A interação do código de simulação que se destaca é o aberto, facilitando o acesso da lógica do programa, com 70% das simulações off-line ajudando no desenvolvimento para aqueles que sentem dificuldade de acesso à internet. Quanto à linguagem de programação apontam que devem ser trabalhadas as linguagens Java e outras como Delphi, com código aberto proporcionando uma maior interação simulador-publico. Nos temas ainda há uma relativa diversificação de temas inclusive de Mecânica, Física Moderna e artigos sobre ensino de física discutindo aspectos teóricos e metodológicos dos objetos virtuais no ensino como nos mostra Ribeiro (2010).
CONCLUSÕES:
Em vista das análises dos resultados, o estudo dos objetos virtuais em física vem se aprimorando por simulações que dão um suporte nas aulas teóricas, que podem facilitar a relação entre professor e aluno, pois as tecnologias digitais são potencialmente estruturantes da ligação teoria e prática que com as outras tecnologias eram mais difíceis, quer seja pelo custo, tempo, ou perigo que as experiências proporcionavam. A ferramenta didática mais identificada foi à modelagem, que se opõe ao modelo tradicional, pois permite que os alunos construam modelos para serem investigados. O tipo de interação que se destaca é a off-line ajudando no desenvolvimento para aqueles que tem dificuldade de acesso à internet. Na linguagem de programação destacam-se Java e HTML que nos faz refletir sobre a necessidade de inserção das mesmas na formação dos professores, que pode facilitar no desenvolvimento nas habilidades cognitivas dos alunos.
Palavras-chave: Ensino de Física, Objetos Virtuais, Simulações Computacionais.