65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
Crioula vem dançar, crioula! Um estudo etnográfico sobre performance e ritual no Tambor de Crioula no Maranhão,
Calliandra Sousa Ramos - Departamento de Sociologia e Antropologia -UFMA
Sergio Ferretti - Prof. Dr. Depto. de Sociologia e Antropologia
INTRODUÇÃO:
O trabalho iniciado no 2 semestre do ano de 2012 a partir dos estudos na disciplina de Cultura Brasileira no curso de ciências sociais apresenta uma descrição etnográfica da dança no tambor de crioula no Maranhão, manifestação da cultura popular maranhense de grande destaque para a antropologia. O tambor de crioula tem como um de seus principais elementos a dança e esta é imersa numa rede de significados, técnicas corporais e rituais nos quais a pesquisa pretende identificar analisando a dança das coreiras do tambor a partir das categorias performance e ritual.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se perceber a dança no tambor de crioula e seus elementos elementos físicos, psicológicos e sociológicos questionando as influências, técnicas corporais e a importância da dança nessa expressão popular compreendendo relações com categorias como performance, drama social (TURNER), noção de pessoa (MAUSS) e espetáculo (DEBORD).
MÉTODOS:
A partir de um levantamento histórico e de um estudo prévio sobre a origem e a atualidade do tambor de crioula, faz-se um trabalho de descrição etnográfica realizado a partir de trabalho de campo( entrevistas, observação participante) e de análise de acervo imagético (fotografias, documentários) contidos em várias fontes. O trabalho estrutura-se em análise empírica que parte da etnografia, analisando categorias antropológicas que se inserem nesse contexto da dança como manifestação artística e cultural de um povo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
É possível perceber desde o estudo teórico até a familiaridade com o campo empírico uma grande riqueza de detalhes e elementos culturais contidos no tambor de crioula e expressos através da dança que se manifesta inserida numa dicotomia entre profano e sagrado. É compreensível a presença de diversas nuances e carActerísticas da dança de tambor a partir do aspecto religioso e do aspecto popular que se diferem em suas formas e expressões, podendo divIdir-se em dança de terreiro (religioso) e tambor de rua (profano).
Partindo dessas distinções percebemos regras, singularidades e técnicas corporais específicas que se relacionam diretamente com as categorias de ritual e performance nas quais percebemos a tradição que mantém o tambor como uma das principais manifestações culturais do Maranhão. É de grande relevância perceber os elementos físicos, sociais e psicológicos que se traduzem dentro de uma tradição da cultura popular para assim percebê-la em sua totalidade.
CONCLUSÕES:
O tambor de crioula no maranhão possui uma enorme diversidade que abrange atualmente diversos estudos no campo da antropologia. É possível trazer essa abordagem antropológica religiosa para uma relação com os estudos em drama social e performance e perceber como a dança nessa manifestação popular se estrutura dentro de uma dicotomia entre sagrado e profano. No presente trabalho é possível compreender a dança no tambor de crioula como um elemento tradicional, religioso, profano e performático que possui singularidades em seus elementos, traduzindo as formas de expressar tal tradição em diferentes contextos e como patrimônio cultural imaterial.
Palavras-chave: Tambor de crioula, Performance, Técnicas corporais.