65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ADOLFO FERREIRA DE SOUZA: UMA FLOR QUE BROTA NA SECA |
John Wesley Oliveira Monteiro - Graduando de letras da UNILAB Márcia Regina Costa do Nascimento - Graduando de letras da UNILAB Antonio Wamberg Rodrigues Dias - Graduando de letras da UNILAB Carlla Gabrielle Ferreira Dias - Graduando de letras da UNILAB Francisco George da Silva Santos - Graduando de letras da UNILAB Francisco Claudio Santos de Andrade - Professor de Filosofia na Escola Estadual de Ensino Profissional Adolfo Ferreira |
INTRODUÇÃO: |
O governo estadual do Ceará, no ano de 2008, implantou escolas profissionalizantes que, concomitantemente, por meio do ensino integral, formam no ensino médio básico e profissionalizam os alunos. A Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Souza, no município de Redenção, no Ceará, é um exemplo de superação e resultados, pois, utilizando a Tecnologia Empresarial Sócio-Educacional – TESE, tem obtido resultados satisfatórios e elevados índices de aprovação na região do Maciço de Baturité. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O trabalho tem como objetivo investigar os fatores que levaram a escola à construção de bons resultados, levando em conta o cenário em que está inserida. |
MÉTODOS: |
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com professores, alunos e funcionários da escola, analise geral dos resultados de avaliações externas da escola em comparação aos das circunvizinhas, tendo como embasamento o estudo da teoria empresarial socioeducacional. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
As investigações apontaram, entre os principais fatores, a discplina presente no ambiente escolar, o comprometimento por parte dos professores, a organização estrutural que minimiza os efeitos do modesto espaço físico da instituição, a oferta de alimentação saudável e o comprometimento dos alunos com o desenvolvimento da escola. |
CONCLUSÕES: |
Após todo o processo de investigação, foi comprovado que os resultados satisfatórios obtidos pela escola são fruto de um conjunto de ações realizadas por todos os membros da escola: núcleo gestor, professores, funcionários, pais e comunidade. A TESE, com seus parâmetros tem norteado o trabalho da instituição que disciplina, forma profissionais e cidadãos, proporcionando uma ótima base para a continuação dos estudos e a inserção no mercado de trabalho. |
Palavras-chave: Resultados, TESE, Aprendizagem. |