65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
Análise de mercado da produção de mamão (Carica papaya) em um panorama internacional
Rogério da Silva Costa - Instituto Sócio Ambiental e Recursos Hídricos - UFRA
Marcos Antônio Souza dos Santos - Prof. Dr./Orientador - Instituto Sócio Ambiental e Recursos Hídricos - UFRA
José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
José Farias Costa - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
João Paulo Lima Silva - Instituto Sócio Ambiental e Recursos Hídricos - UFRA
Thays Syntya Antunes da Costa - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
INTRODUÇÃO:
O mamão é originário da América Tropical, do noroeste da América do Sul e sul do México, em um total de 22 espécies do gênero Carica, a mais cultivada comercialmente é Carica papaya L. Normalmente, a colheita se Inicia oito a nove meses após o plantio definitivo, sendo colhido, em média, um a três frutos por planta até o 36º mês. A vantagem do mamão brasileiro, no contexto do comércio internacional, liga-se a sua disponibilidade durante o ano inteiro, o que lhe garante a possibilidade do fornecimento regular e contínuo. A produção de mamão está distribuída em toda a região tropical ao redor da terra, sendo a Europa o único continente não produtor desse fruto, por ser uma região de clima temperado, impróprio para o desenvolvimento dos mamoeiros. O custo de implantação e manutenção de um plantio de mamão é variável, pois depende de diversos fatores, como local de instalação, uso ou não de irrigação, disponibilidade de mão-de-obra etc. A receita está ligada a fatores como oferta/ demanda, tipo de mercado (interno ou externo), qualidade do produto e localização do mercado, entre outros, ficando a estimativa do resultado financeiro na dependência da quantificação desses fatores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Na execução do trabalho, objetivou-se analisar os aspectos técnicos e produtivos, no panorama internacional do mercado do mamão, verificando os fatores de mercado que influenciam na produção e comercialização do mamão.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nas dependências da Universidade Federal Rural da Amazônia, aonde foram utilizados dados referentes à exportação, importação e produção do mamão no mercado internacional, disponibilizados pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pelo Radar Comercial Análises de Mercados e Produtos. Todos os dados fazem referência ao período de 1990 a 2011, aonde foi analisado fluxo de exportação e importação, em níveis internacionais e nacionais, verificando a variação na produção dos continentes e seus principais países produtores, fazendo referência à produção do mamão no Brasil e sua crescente expansão no mercado internacional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observado a Ásia como o continente com maior produção de mamão (50% da produção mundial em 2011) seguida pelas Américas (37%), África (2,37%) e Oceania (0,11%). De 1990 à 2011, a produção mundial cresceu 6,26%/ano, a Ásia apresentou maior crescimento (7,86%/ano), a América na segunda posição, cresceu 6,52%/ano, seguida pela África com 2,37% e a Oceania foi o único continente com declínio da produção (-0,05%). Em 2011, foi produzido 11.838.651 t de mamão no mundo, sendo uma produção com elevado nível de concentração, visto que a índia destacou-se com 35,31% do total produzido, equivalente a 4.180.080 t, o Brasil ocupou a segunda posição com 1.854.340 t (15,66% da produção mundial), seguido pela Indonésia 958.251 t, República Dominicana 891.731 t, Nigéria 705.000 t, México 634.369 t e os demais países somaram 2.614.880 t, representando 22,09% do total produzido (2011). De 1990 à 2011, a Índia teve melhor desempenho, cresceu 11,18%/ano, com aumento de 825,83% na produção, sua área de cultivo com mamão aumentou 185,63% nesses 21 anos, avançando com rendimento de 12,36 t/ha para 40,07 t/ha. O Brasil, na segunda posição, cresceu 5,99%/ano, elevando sua produção em 239,50%, expandindo a área colhida de 16.012 ha para 35.531 ha, com rendimento de 52,19 t/ha.
CONCLUSÕES:
O cultivo de mamão apresentou avanços significativos, ao longo do período analisado, tanto em produção, área colhida, quanto em rendimento em todo o mundo. Foi destacado a Índia, sendo o país com a maior produção, porém não explora o mercado internacional, diferente do Brasil que é o segundo maior produtor e o seu mercado internacional em ampla expansão. Isso nos mostra o Brasil com um grande potencial para exploração, pois já possui um mercado internacional consolidado, com o seu produto bem aceito pelos principais centros consumidores de mamão do mundo como União Européia, EUA e Japão.
Palavras-chave: Produtivo, Ásia, Mundial.