65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Reinventando cenários, redescobrindo o lúdico: a construção de novas idéias para o desenvolvimento local
Sebastião de Sales Silva - Depto. de Artes - UFRN
Joabio Alekson Cortez Costa - Depto. de Geografia - UFRN
Juliana Nicácio de Lima - Depto. de Geografia - UFRN
Rita de Cássia da Conceição Gomes - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Geografia - UFRN
Alessandro Dozena - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Geografia - UFRN
INTRODUÇÃO:
O modelo de desenvolvimento seguido pelo Rio Grande do Norte a partir da década de 1980 tem se mostrado incapaz de promover uma efetiva melhoria das condições de vida da população e a diminuição das desigualdades socioespaciais entre as diversas porções do território potiguar.
Desse modo, as ações desenvolvidas no âmbito do projeto de ações associadas, que congregava atividades de ensino, pesquisa e extensão, “Reinventando cenários, redescobrindo o lúdico: a construção de novas ideias para o desenvolvimento local” visaram garantir a melhoria das condições socioambientais dos municípios potiguares de Pureza e Vera Cruz sob a ótica do desenvolvimento local.

Em conformidade com os princípios que regem o desenvolvimento local, as atividades realizadas pelo grupo buscaram articular as dimensões ambientais, políticas, culturais e econômicas desses espaços, a fim de promover um desenvolvimento de caráter endógeno, ou seja, assentado na valorização dos saberes e fazeres locais, na preservação do ambiente, no resgate das tradições, no estímulo ao protagonismo dos agentes locais, na articulação com os arranjos produtivos locais, e na troca de conhecimentos entre as instituições acadêmicas e a comunidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A ação teve como objetivo criar condições para o desenvolvimento local nos município de Vera Cruz/RN e Pureza/RN, por intermédio da promoção de atividades de socialização e de alternativa econômica baseada em padrões de desenvolvimento humano equitativo e sustentável, que fomentasse a manutenção e a preservação dos valores socioculturais locais como a cultura e o meio ambiente.
MÉTODOS:
Durante a realização do projeto foram realizados primeiramente encontros entre os professores, bolsistas e voluntários do projeto, visando a discussão da problemática do desenvolvimento local. Conseguinte, a equipe promoveu reuniões com os moradores e gestores dos municípios selecionados, com vistas a apresentação do projeto, o levantamento dos problemas ambientais existentes e das possíveis soluções, e a organização dos grupos culturais e posterior preparação e/ou aperfeiçoamento para a sua continuidade. Realizados esses encontros, a equipe elaborou e aplicou oficinas voltadas para a sensibilização ambiental, o resgate da cultura local e a preparação dos corpos brincantes para a dança/teatro. As oficinas de sensibilização ambiental envolveram atividades relacionadas ao aproveitamento de resíduos orgânicos e à construção de objetos a partir de materiais recicláveis e ocorreram em escolas, na sede do PETI desses municípios (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e sedes de associações locais. Já as oficinas de teatro deram-se em escolas, na sede do PETI e em espaços abertos. Os materiais mais utilizados foram computadores, aparelhos multimídia e equipamentos de som.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A noção de desenvolvimento local implica pensar o desenvolvimento não apenas sob o viés econômico, mas também considerando as variáveis ambientais e culturais da comunidade. Nessa perspectiva de desenvolvimento, a geração de capital social é primordial. Este, conforme Baas (2007), supõe o estabelecimento de redes de cooperação entre os indivíduos que passam a agir em conjunto na tentativa de solucionar problemas comuns. A formação dessas redes depende da participação dos agentes envolvidos no projeto de desenvolvimento que se almeja (Martins, 2002).
Nesse sentido, foram alcançados os seguintes resultados ao final do projeto: o intercâmbio cultural entre a comunidade dos dois municípios; a preservação e o fortalecimento da cultura local e regional; sensibilização da comunidade para as questões socioambientais, sobretudo, no que se refere à destinação dos resíduos sólidos e orgânicos; produção de documentação fotográfica; produção de trabalhos acadêmicos para apresentação em eventos científicos e culturais; realização do Turismo Rural e promoção de eventos culturais e gastronômicos. Contudo, esses resultados não foram alcançados no município de Pureza, pois os moradores e os gestores não colaboraram satisfatoriamente com o trabalho dos professores e bolsistas envolvidos.
CONCLUSÕES:
Pensar em estratégias voltadas para o desenvolvimento local não é uma tarefa fácil, pois além de requerer considerar todas as dimensões do espaço (cultural, política, ambiental e econômica), é imprescindível a participação da comunidade em todas as etapas de planejamento e efetivação das propostas.
Partindo desse pressuposto, no âmbito do projeto foram implementadas ações, que além de estiveram articuladas a essas dimensões do espaço, pretenderam envolver toda a comunidade durante as fases de implementação e de execução, objetivando sempre leva-los a uma reflexão crítica acerca dos seus hábitos e o estímulo à sua autonomia e ao estabelecimento de relações de cooperação e solidariedade.
Os resultados comprovam a importância dessas ações no tocante ao fortalecimento das redes de cooperação, à preservação do patrimônio cultural material e imaterial, à preservação dos recursos naturais, ao estímulo do protagonismo dos atores sociais e ao aumento do capital social. Todavia, a questão da participação coloca-se como um entrave a ser superado, pois no município de Pureza observou-se o desinteresse da comunidade e da própria gestão municipal pelas propostas colocadas pelo grupo.
Palavras-chave: Desenvolvimento Local, Educação Ambiental, Cultura.