65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
LETRAS E INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Neuza Maria Pontes de Mendonça - Professora - Secretaria de Educação de Pernambuco e FAINTVISA
Verônica Cavalcanti de Araújo Campos - Professora - Secretaria de Educação de Pernambuco e FAINTVISA
Elissandra Patrícia Cunha da Silva - GEDH – Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A educação Superior compreende em seu currículo ações de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, os cursos de formação docente, as licenciaturas, contemplam componentes curriculares, as práticas pedagógicas, que correspondem a determinadas intencionalidades formativas. O processo de construção interdisciplinar para o campo em questão compreendeu, inicialmente, mudanças de atitude, de procedimento e de postura por parte da equipe de docentes das Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Letras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo tem como objetivo socializar inteligibilidades, novos direcionamentos, de uma equipe interdisciplinar – docentes do Curso de Letras – ao campo das Práticas Pedagógicas em Línguas Portuguesa e Inglesa.
MÉTODOS:
Como a busca permanente por mudanças que transgridam os limites disciplinares é sempre dialógica, a concepção dessa prática dá-se em uma metodologia participativa cuja comunicação é entendida como uma relação de alteridade, em que o reconhecimento de si se dá pelo reconhecimento do outro (BRAIT, 2004). Na linha dessa metodologia, é contemplada a discussão sobre a função dos conhecimentos produzidos. Portanto, ao pautarmos as experiências educacionais sob os paradigmas da interdisciplinaridade e do dialogismo, organizamos a discussão sob dois pontos: o processo de construção dialógica dos projetos e a sua transposição didática pelos discentes do Curso de Letras das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – PE através de palestras e oficinas nas Línguas Portuguesa e Inglesa aos alunos da Educação Básica de Escolas das Redes Pública e Privada no Município em questão, efetivando uma ação acadêmica de extensão. Desta ação decorre a reflexão sobre o conjunto de saberes, este sempre vinculado à prática. Uma transposição didática próxima das práticas sociais, contemplando o conceito de práxis (ROSSATO, 2008) compreendido como a relação que se estabelece entre um modo de interpretar a realidade e a vida e a prática consequente desta compreensão, envolve uma forte parceria entre a instituição de formação de professores e as atividades de campo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise abalizada dessa experiência nas vozes da equipe interdisciplinar entende que o currículo interdisciplinar apresenta uma ótica mais condizente com a realidade, percebendo o conhecimento como uma ampla rede de significações.
CONCLUSÕES:
Portanto, os quinze Encontros de Experiências Educacionais têm permitido avaliar que as parcerias instituídas entre o Departamento de Letras da instituição em questão e as Escolas Públicas e Privadas constituem para a formação do aluno-educador o paradigma da prática reflexiva – as relações com o saber, as maneiras de ensinar-aprender o conhecimento científico e a diversidade do contexto sociocultural da sala de aula – em um processo de interação dialética.
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Equipe Interdisciplinar, Dialogismo.