65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
UM DEBATE ACERCA DO SERVIÇO SOCIAL COM A EDUCAÇÃO POPULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO PERNAMBUCANA: Serviço Social e Educação resultados parciais (1980- 2010)
Profª. Drª. Aline Maria Batista Machado - Depto. de Serviço Social, UFPB.
Daniela Ninfa de Lima Sousa - PIBIC/CNPq/UFPB - CCHLA
INTRODUÇÃO:
Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa: O Estado da Arte sobre Educação Popular na Pós-graduação Pernambucana: Serviço Social e Educação (1980- 2010) resultados parciais. O presente artigo surgiu junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, o qual está articulado ao Departamento de Serviço Social da UFPB e a Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Faremos um breve resgate acerca do debate entre a área da educação popular e a do serviço social, bem como apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa em andamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante de nosso objetivo central, que consiste em realizar um estudo acerca da produção acadêmica sobre educação popular nas pós-graduações de Serviço Social e Educação no estado de Pernambuco entre os anos de 1980 a 2010, com intuito de fazer um balanço da “produção do conhecimento” dessa temática em Pernambuco.
MÉTODOS:
Na metodologia utilizada nós iniciamos a coleta de dados da seguinte forma: Primeiro, foi feito um levantamento bibliográfico acerca das dissertações de mestrado e teses de doutorado das Pós-Graduações em Educação e Serviço Social de Pernambuco que abordam a educação popular, utilizando como fontes principais de coleta de dados o banco de teses do portal da CAPES, que apresenta produções de mestrado e doutorado de todo o Brasil de 1987 até 2010, bem como em visitas nas bibliotecas setoriais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para pesquisar as produções entre os anos de 1980 a 1986. Nessa fase de coleta de dados, estamos nos detendo nos títulos e palavras-chaves em que a educação popular aparece, a fim de selecionarmos as produções que abordam essa temática. O que está facilitando a seleção dos resumos dessas produções para realização da análise. Os resultados estão sendo tabulados em um quadro geral definindo o nome do(a) autor(a), o título do estudo, o tipo (dissertação ou tese), o campo (serviço social ou educação), o tema articulado a educação popular, o local e o ano. Ressalte-se, aqui, que nossa proposta de pesquisa se refere à produção acadêmica discente dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação e serviço social, expressa em teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Essa delimitação geográfica (Pernambuco) e também temporal (1980-2010) nos possibilitará concluir o estudo no tempo previsto pelo Pibic/Cnpq/Ufpb, que é de um ano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos nesta pesquisa durante os oito meses iniciais decorreram a partir do levantamento de teses e dissertações do Banco de Teses do Portal da CAPES, como também em visita as bibliotecas setoriais da UFPE sendo possível assim, obter os primeiros resultados referentes à produção teórica da educação popular. No total temos 20 produções que abordam o tema da educação popular entre 1980 a 2010. Com os dados expostos, podemos dizer que na questão de gênero, a maior produção advém de mulheres com 70%; há disparidade de produção em mestrado comparada às produções de doutorado 90% das produções em mestrado e apenas 10% em doutorado; as produções pesquisadas conforme a década, onde constatamos que 20% das produções são da década de 1980, 35% da década de 2000 e a maioria, 45%, da década de 1990. Desse modo, os dados revelam que, tanto na área de educação como na área de Serviço Social, a maioria das produções são de mulheres. No Brasil, conforme site do Governo Federal (2012), as mulheres são mais da metade da população e já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, ganham menos do que o universo masculino trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Nos últimos anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a distribuição de renda melhorou, mas a desigualdade entre homens e mulheres, ainda é muito significativa.
CONCLUSÕES:
No geral, lançamos mão de estudar e debater o conceito de educação popular a partir da concepção freireana entendida como uma prática democrática, pois instiga as classes sociais populares a se organizarem e lutarem pela transformação democrática da sociedade e, assim, buscar superar as injustiças sociais. Ainda pautados nos estudos de Freire (2007), encontramos respaldo teórico para discutir a Educação Popular como um paradigma teórico, no qual trata de codificar e descodificar os temas gestores das lutas populares, para que assim haja uma busca em colaborar com os movimentos sociais, bem como, os partidos políticos que propaga essa luta. O que nos leva a compreender a educação popular como algo necessário nos debates e nas pesquisas acadêmicas. Dessa forma, aumentar as produções e incentivar à formação de novos pesquisadores.
Palavras-chave: Debate, Serviço Social e Educação, Educação Popular.