65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
Amanda do Nascimento Souza - Estudante - Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Darllyson Barbosa Rodrigues de França - Estudante - Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Monique Vieira de Azevedo - Estudante - Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Débora Lima de Moura Ferreira - Estudante - Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Carlos Henrique da Silva - Estudante - Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
Sérgio José da Silva Júnior - Estudante - Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental deve ser compreendida como educação política, no sentido de que ela reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional, planetária e ética nas relações sociais e com a natureza. Nesta perspectiva o protagonismo juvenil pressupõe uma relação dinâmica entre formação, conhecimento, participação, responsabilização e criatividade como mecanismos de fortalecimento da sociedade.
A forma como nos relacionamos com o meio ambiente a nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que nós temos. Dessa forma, é importante que na escola o tema meio ambiente seja sempre trabalhado através de ações reflexivas, teóricas e práticas, para que todos possam aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, a responsabilidade e respeito para com a natureza.
Embasados nesta realidade, desenvolvemos esse trabalho de sensibilização e conscientização quanto a problemática do lixo, onde foram desenvolvidas e supervisionadas diversas ações concretas com a comunidade escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Exercitar o protagonismo juvenil, utilizando a educação ambiental e a reciclagem do lixo como forma de sensibilização e conscientização da comunidade escolar.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado por seis alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre (Erempaf), orientados por professores das áreas de Humanas, Ciências Exatas e da Natureza e destinado a toda a comunidade escolar. Primeiramente foram feitas pesquisas de vídeos, músicas e textos na internet sobre os impactos negativos causados pela forma incorreta de descarte do lixo na natureza. Os resultados da pesquisa foram divulgados aos demais alunos em palestras realizadas no auditório da escola, buscando-se desenhar um caminho que ofereça possibilidades para que todos os participantes possam observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo, do ponto de vista da degradação ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado das palestras, foram produzidos material didático-pedagógico referente à problemática do lixo, como: cartazes explicativos contendo a importância da reciclagem, o tempo de degradação dos resíduos sólidos na natureza, os alimentos que podem ser utilizados para a produção de compostagem. Todo o material produzido foi anexado em murais espalhados pela escola, como forma de conscientização sobre a reciclagem do lixo que tem se apresentado como estratégia eficiente na resolução dos problemas, trazendo enormes contribuições para a redução do volume do lixo depositado em lugares não apropriados.
CONCLUSÕES:
Ao término do trabalho pudemos observar o empenho dos estudantes na separação dos materiais e o cuidado com a manutenção do ambiente limpo, tornando-os personagens principais de uma iniciativa de ação voltada para solução de problemas reais de sua comunidade. A participação efetiva destes jovens traduz um ganho de autonomia e autoconfiança numa fase da vida em que ele está construindo sua identidade pessoal e social e no seu projeto de vida.
Palavras-chave: Sensibilização, Escola, Protagonismo juvenil.