65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
MISSÃO CARBONO: UM JOGO DIGITAL PARA O APRENDIZADO DA QUÍMICA ORGÂNICA.
Almir Vinicius de Souza Teixeira - Discente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA
Adriana Vieira dos Santos - Mestre e Orientadora/ IFBA – Campus Santo Amaro
INTRODUÇÃO:
As relações em torno da ludicidade e da tecnologia vão em direção a uma cultura de criação de um espaço aberto de interatividade, onde as ferramentas para o despertar do conhecimento se atrelam aos meios digitais e as práticas de ensino por processos computacionais. CANUTO e MOITA (2011) apontam que os jogos digitais estão cada vez mais envolvidos na busca por novas estratégias didáticas na melhoria do desempenho dos alunos, e na construção do conhecimento se dá de forma reflexiva em que tanto os professores quanto os alunos aprendem no decorrer das atividades.
De acordo com ALVES, Lynn (2008)
"A intenção não é transformar as escolas em lan houses, (...,) mas criar um espaço para os professores identificarem nos discursos interativos dos games, questões éticas, políticas, ideológicas, culturais, etc. que podem ser exploradas e discutidas com os discentes, (...), questionando, intervindo, mediando à construção de novos sentidos para as narrativas".
A metodologia de ensino é intrínseca em relação a aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades que envolvem determinado tipo de conhecimento. “A metodologia está onde o aluno aprende quando menos espera e reproduz este conhecimento de forma natural e na maioria das vezes coletivamente” (CARNIELLO; RODRIGUES; MORAES, 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Possibilitar o aprendizado da química orgânica, mediante a uma interface interativa com o jogador, estabelecendo uma relação de educação com conteúdo e desenvolvimento de habilidades de raciocínio, estratégia e memória. O jogo se enquadra em diversas categorias numa forma de entreter e buscar atrair os demais jogadores e educandos, nos seus variados gostos, passando o tema de forma atrativa.
MÉTODOS:
A versão inicial do jogo foi feita no software Blender 3D, mas devido a instabilidade e demora na montagem do jogo, ele foi refeito na plataforma do Game Maker, e novamente foi modificado utilizando o programa Construct 2, que é um criador de jogos em HTML 5, sem codificação e não precisa a compreensão de algoritmos.
O desenho dos personagens e cenários, inicialmente foram esboçados no papel, logo em seguida foram vetorizados, garantindo melhor qualidade e arquivos leves, para vetorização foi utilizado o software de código aberto, Inkscape, que possui capacidades semelhantes ao CorelDraw, facilitando o trabalho de edição de nós.
Os eventos com as ações a serem processadas no jogo são dispostos em sequência de acordo com cada objeto de interação com o player. As teclas e botões são indicados para executar determinada ação, colocando caixa de diálogos, e formulários de respostas e formulários de seleção a depender de cada NPC (Personagem não manipulável).
O missão Carbono é simples e auto explicativo, abordando o problema da poluição ambiental e cada cenário tem um ou mais NPCs, além disso, a captura de produtos com alguns compostos orgânicos garante mais pontos e também acompanha de uma forma simples o nome do composto presente, suas fórmulas molecular e estrutural e sua aplicação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O jogo, inicialmente experimentado por alunos do terceiro ano do ensino médio que também construíram outros jogos, mostrou um diferencial devido a ser um dos únicos apresentados que eram em formato digital e poderia ser jogado por apenas um pessoa sem necessidade de um adversário, podendo ser útil em momentos em que um companheiro de jogo não se encontra disponível. Na apresentação deste jogo, houve uma ótima apreciação quanto ao quesito de originalidade e busca por um entendimento através do lúdico, nesta alternativa de junção de um jogo de plataforma com RPG e simulado digital com pontuação. Quanto à questão da qualidade das imagens e melhorias do enredo, foram realizadas várias modificações e melhoras na apresentação e desenhos dos personagens, mantendo a mesma essência e ideia original. Devido algumas criticas dos estudantes, o enredo que era muito conciso, passou a ser incrementado através de NPC’s e quests, salientando a temática de poluição ambiental, algo bastante apreciado pelos jogadores nesta versão do jogo. Além disso, a parte da plataforma foi considerada por todos que jogaram o Missão Carbono o melhor elemento do game, pois consistia na maior interação na captura dos compostos orgânicos, dando uma impressão de participação na missão do jogo.
CONCLUSÕES:
Apesar das dificuldades, do grande trabalho e do maior tempo disposto para criação de um jogo digital, como o Missão Carbono, o aprendizado por parte de quem cria e de quem joga é ampliado. Além disso, os meios digitais são buscados por todos, de diferentes idades e diversos gostos, mas quando se focam na busca por um aprendizado, nada melhor do que algo que divirta e passa para a pessoa o que ela quer buscar.
O Missão Carbono é um jogo e um projeto educativo de aperfeiçoamento de técnicas relacionadas a química orgânica. Por estar em um formato próprio para publicá-lo na web, sua disponibilidade terá junto um espaço para criticas e propostas em prol do melhoramento e aperfeiçoamento, com intuito de aumentar a “jogabilidade” e abordar adequadamente os compostos orgânicos.
Palavras-chave: Missão Carbono, Química Orgânica, Jogos educacionais.