65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
A valorização da cultura do vaqueiro como alternativa para o desenvolvimento turístico do assentamento Tanques em Dona Inês/PB.
Lázaro Freire da Costa - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Carlos Jefferson Rodrigues do Amaral - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Jaqueline Gomes Feitosa - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Tácia Maria de Paiva - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
INTRODUÇÃO:
Em muitas vezes apenas lembrado nas canções do eterno Luiz Gonzaga, o vaqueiro nordestino passa por um doloroso processo de esquecimento da sua cultura, que aos poucos vem ensaiando um desaparecimento precoce. Este personagem da história do Brasil, que por sua valentia na condução do rebanho bovino sertão adentro na época da colonização, foi o principal responsável pela atual forma territorial do Nordeste. Buscando fazer uma reparação histórica quanto à imagem do vaqueiro, este trabalho vem propor o resgate das suas tradições culturais mediante o planejamento turístico voltado para o segmento do Turismo Rural, em que sejam elaborados roteiros contemplativos as tradições do vaqueiro, como uma alternativa para a complementação da renda dos assentados rurais beneficiados pelo programa d e reforma agrária do Governo Federal no assentamento Tanques no município de Dona Inês/PB. Proporcionando geração de renda e dando aos vaqueiros da região o merecedor status de verdadeiros heróis do Nordeste, valorizando assim a sua cultura e tradições como forma de preserva-las para as futuras gerações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa é identificar os principais traços da cultura do vaqueiro da região Agreste, e como seria possível a exploração turística com ênfase cultural na imagem do vaqueiro, como forma de movimentar a economia do município de Dona Inês/PB, buscando mobilizar os assentamentos de reforma agrária para os fins de hospedagem, alimentação e entretenimento dos turistas.
MÉTODOS:
Os procedimentos utilizados para a elaboração deste trabalho consistiu numa pesquisa qualitativa com base no acompanhamento das vivencias dos vaqueiros residentes no assentamento Tanques em Dona Inês/PB, cujos seu modo de vida era observado com o intuito de comparar com os traços culturais herdados dos antigos vaqueiros da região. Sendo considerado o modo de manejo com gado, seus hábitos alimentares, sua relação de trabalho e as mais variadas formas de representatividade das tradições culturais do vaqueiro, visando à elaboração de um roteiro turístico capaz de atrair adeptos do Turismo Rural.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme o preceito que o turismo tende a considerar o patrimônio cultural como aquele que se volta para certos tipos de atividades mais propriamente culturais (FUNARI; PINSKY, 2005), os primeiros resultados da pesquisa foram o levantamento das potencialidades turísticas do assentamento Tanques com ênfase na cultura do vaqueiro, cujos atrativos propostos foram às vivências no campo com o manejo do gado, em que os turistas podiam participar das ordenhas, a apartação dos animais e a condução do gado entre os currais e o pasto; a degustação da gastronomia baseada no cardápio dos vaqueiros da região; passeios a cavalo pelas trilhas em meios às serras que circundam o município de Dona Inês, sendo locais das antigas rotas dos tropeiros; apresentações culturais de aspectos ligados aos vaqueiros como grupos de pífano e forró pé-de-serra, rodas de violeiros e de aboiadores. Ainda dentro dos resultados, ocorreu a mobilização dos moradores do assentamento quanto à organização de uma pousada rural na sede da associação dos moradores, cujo local era a antiga casa-grande da fazenda para hospedar os turistas. O somatório destas ações possibilitou uma renda extra aos assentados, graças à cooperação no envolvimento das famílias assentadas durante o trabalho de prestação de serviço aos turistas.
CONCLUSÕES:
Diante da bravura do vaqueiro nordestino podemos atribuir uma importância de grandeza imensurável, ao ponto de tamanha contribuição para a história não só do Nordeste como do Brasil. Com essa representatividade cultural construída ao longo do tempo, o vaqueiro tornou-se um símbolo de orgulho para o Nordeste, cuja sua imagem possui um relevante potencial turístico a ser explorado. Neste sentido, municípios como Dona Inês/PB apresentam condições bastante favoráveis para a implementação do Turismo Rural graças a todas as características culturais presentes na população da zona rural, bastando à fomentação e divulgação de roteiros que contemple todo o contexto da saga do vaqueiro. Diante disso, surge a possibilidade da complementação da renda na agricultura, sendo uma alternativa para fixar as populações rurais em seus locais de origem, contribuindo para a continuidade das suas tradições culturais por parte das futuras gerações, além de divulga-las por meio de atrativos culturais direcionados aos potenciais turistas que buscam o segmento do Turismo Rural.
Palavras-chave: Assentados, Cultura, Economia.