65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
DOENÇAS DIARREICAS AGUADA - DDA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ/PA.
Fabio Peixoto Duarte - Faculdades Integradas Ipiranga
Maria do Bom Conselho Lacerda Medeiros - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Tássia Silva Petry - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Carlos do Socorro Guerreiro Vaz - Prof. MSc./Orientador - Universidade do Estado do Pará - UEPA
INTRODUÇÃO:
É perceptível, nos dias atuais, que uma politica de desperdício esta fazendo com que a água este importante recurso natural pouco a pouco venha desaparecer do planeta. Este importante recurso hídrico é fundamental para o funcionamento dos sistemas naturais bem como para a sustentação da vida no planeta. A água sempre será um fator limitante para o desenvolvimento sustentável, econômico e social, mais infelizmente com o rápido crescimento populacional e avanços na indústria este recurso hídrico presente no mar e nos rios torna-se ameaçado como, por exemplo: poluição por vazamentos de óleos, lançamentos de produtos químicos e dejetos orgânicos, entre outras causas. O Brasil é um país privilegiado, pois detém aproximadamente 12% da agua doce mundial e representa 50% do total dos recursos da América do Sul (TUCCI, 2001). Pesquisa mostra que, em 1.974 municípios brasileiros recebem água sem tratamento, ou seja, 7,2% da agua distribuída no Brasil em termos de volume pode esta contaminada (UNIAGUA, 2006). Microrganismos patógenos atingem a agua através de excretas humanas ou de animais infectados causando doenças que podem estar associadas a vírus, bactérias, protozoários, fungos e algumas verminoses. Algumas doenças como: Amebiase (Entamoeba coli e Entamoeba histolitica) que é veiculada diretamente pela ingestão de água, causando diarreia, adquirida durante a preparação de alimentos, na higiene pessoal ou em atividades de lazer.
OBJETIVO DO TRABALHO:
OBJETIVO GERAL > Verificar casos de Doenças Diarreicas Aguada - DDA no município de São Miguel do Guamá/PA. OBJETIVO ESPECIFICO > Identificar a ligação entre a qualidade da água e os dados de diarreia pelo sistema de DDA > Analisar se as parasitoses Entamoeba coli e Entamoeba histolitica são a causa de DDA
MÉTODOS:
O município de São Miguel do Guamá pertence a região guajarina e abrange uma área equivalente a 1.341 Km2 sendo localizado a 30m de altitude, com LAT. SUL 1°42’10’’ e LOG. W-GR 47°23’20’’, tendo como limites ao norte Santa Maria do Pará, ao sul São Domingos do Capim e Irituia, a leste Inhangapi e Castanhal, estando a cidade a margem direita do rio Guamá. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica fornecida por dados do Laboratório de Águas – LASMIG, Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e a Secretaria de Saúde – SESMA. Atualmente toda água é captada e lançada diretamente na rede de distribuição, ou seja, não é armazenada em reservatórios. O objetivo do SAAE é evitar uma possível contaminação, haja visto que as principais fontes de contaminação estão no armazenamento de agua. A partir de dados fornecidos pela Secretaria de Saúde – SESMA pode-se fazer uma pesquisa de amostragem que visou identificar casos de diarreia aguda no município provocadas pela Ameba (Entamoeba coli e Entamoeba histolitica).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Entamoeba colie e Entamoeba histolitca são protozoários minúsculos, que só podem ser visto com o auxilio do microscópio. Geralmente fala-se ameba como diagnostico no caso de diarreias persistentes. A Entamoeba coli é um parasita que se localiza no intestino humano mais não causa muitos danos à saúde já a Entamoeba histolitica é prejudicial e deve ser eliminada. A Secretaria de Saúde – SESMA não possui dados recentes a respeito das DDAs os últimos dados dizem respeitos aos anos de 2005 a 2006. Em 2005 há registrado 1412 casos de DDA e um aumento significativo em 2006 para 1510 casos de DDA. Sendo que nos meses de julho tanto de 2005 e 2006 devido ao grande volume de pessoas atraídas pelo Rio Guamá ponto turístico do município as ocorrências de DDAs são mais frequentes, pois a um contato maior com as águas superficiais já que uma parte do esgoto é lançada no rio. Laboratório de Águas – LASMIG relatou que nem todos os casos analisados estão ligados a entamoeba, pois verificou-se a existência de outras parasitoses como Hepatite vírus A/E, Giardia lamblia e Ascaris lumbricoides todas causadoras de diarreias. O Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE mantem o controle da limpeza nos poços com a introdução de hipoclorito de sódio, evitando a proliferação de bactérias e outras parasitoses.
CONCLUSÕES:
O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infra-estruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. Levando em consideração abaixa quantidade de informações fornecidas pelos órgãos investigados no decorrer desta pesquisa é perceptível a falta de comunicação entre os órgãos competentes responsáveis pelo controle da qualidade da água. O investimento neste setor é crucial na sociedade, já que cada R$ 1 investido em saneamento equivale a uma economia de R$ 4 na área de saúde, porque o saneamento básico representa medidas de prevenção. Alguns hábitos podem evitar a contaminação começa na própria casa como manter sanitários limpos; lavar as mãos antes das refeições e após a defecação; tratar os doentes e portadores assintomáticos; não usar excrementos, como fertilizantes; combater as moscas e baratas.
Palavras-chave: Recurso hídrico, Microrganismos, Doenças Diarreicas Aguada.